Você gostaria de ter mais tempo na vida?
Quem no mundo corrido de hoje não adoraria ter mais tempo , não é mesmo?
Mas afinal de contas, é possível ter mais tempo disponível numa sociedade tão veloz e caótica?
O que você acha? Numa escala de 1 a 10, onde você acha que se enquadra em relação a administração do seu tempo?
Neste post, eu vou tentar te ajudar com algumas dicas úteis para melhorar ainda mais a gestão do seu tempo e da sua vida :
“ADMINISTRAR BEM O TEMPO É A ARTE DE ESCOLHER O QUE NÃO FAZER” – MaLuCo:)
–Não existe nada mais inútil na vida do que fazer bem feito uma coisa que não precisa.
-Pegue uma folha em branco e liste nela tudo o que você tem que fazer no dia, no mês, no ano e gaste um tempão riscando aquilo que você não vai fazer (e que se não fizer, nada de ruim acontecerá na sua vida) – você vai sentir um grande alívio quando escolher o montão de coisas que não vai fazer para se dedicar às poucas coisas que mais importam na sua vida.
-Não perca seu tempo, ele é valioso, vale mais do que dinheiro – o homem mais rico do mundo é rico porque pode ter mais dinheiro do que os outros, mas tempo ele tem igual a todo mundo, inclusive igual a um mendigo – os dois têm 24 horas em seus dias e um não pode comprar o tempo do outro.
-Nem sempre quando uma pessoa reclama de falta de tempo, o problema dela é falta de tempo, mas sim falta de prioridades.
– Estabeleça poucas prioridades vitais para a sua vida pessoal e seu trabalho e não permita que nada desse mundo te desvio destas prioridades.
-Diga “Não” para aquelas pessoas e aquelas coisas que insistem em sequestrar o seu tempo e desperdiçá-lo com algo que não seja importante.
-Não também é resposta e quando dada de forma convincente com elegância e de forma agradável, faz as pessoas te admirarem por saber o que quer e onde quer chegar.
-Você tem muita coisa para ler e pouco tempo para se informar?
Cuidado para não naufragar ao navegar pela internet – aqui também quem reclama que não tem tempo, na verdade não é falta de tempo que ele tem – é falta de um filtro inteligente para selecionar a informação relevante.
-Crie filtros para peneirar as informações mais importantes para a sua vida – foque em informação e não em lixo :
–Lixo é tudo aquilo que você lê, gasta seu tempo e não muda em nada a sua vida para melhor
– Informação é aquilo que você lê e muda o seu comportamento e ou a sua vida para melhor ( esta é a grande causa do nosso blog – te ajudar a ser uma pessoa melhor, mais bem sucedida compartilhando informações úteis e relevantes que acrescentem algo novo na sua vida para melhor).
–Gerencie sua caixa de e-mails :
– crie caixas de entradas com o nome de suas maiores prioridades e faça com que todas as novas mensagens contendo essas palavras sejam direcionadas automaticamente para elas.
– crie uma caixa de entrada para direcionar os e-mails que são enviados para você como cópia apenas para conhecimento e segure sua ansiedade – faça uma leitura rápida e uma limpeza sem dó nessa caixa uma vez por semana apenas.
-Gerencie seu tempo com reuniões
-Só convoque reuniões em casos extremos
-Antes de participar de qualquer reunião, questione-se sobre a razão para você fazer isso. Se a reunião não tiver nenhum vínculo com suas prioridades, não participe dela – pois quando uma pessoa te convida para uma reunião que não tem nada a ver com as suas prioridades, ela simplesmente não está respeitando o seu tempo.
-Planeje seu tempo :
Crie uma lista diária, semanal, quinzenal, mensal e anual de coisas a fazer e ordene-as por importância e urgência.
Tarefa / Importância / Urgência / Ação :
Tarefa / Baixa Importância / Baixa Urgência / Lixo
Nunca perca seu tempo com tarefas pouco urgentes e pouco importantes – estacione-as num canto ou jogue-as no lixo – resista a tentação de gastar seu tempo com elas, pois geralmente são as que te tomam mais tempo e não te acrescentam nada. Respeite seu tempo.
Tarefa / Baixa Importância / Alta Urgência / Diga Não ou delegue
Diga não com firmeza, tarefas sem importância e muito urgentes são aquelas que levam os outros a te pressionar para se dedicar a elas, mas elas não se vinculam a sua prioridade, não ceda à pressão – simplesmente diga não. No máximo delegue a sua execução para outra pessoa – de preferência aquela que te pressiona para fazê-la.
Tarefa / Alta Importância / Baixa Urgência / Planeje
Planeje a execução dessas tarefas não urgentes e muito importantes – como elas são ligadas às suas prioridades vitais, planeje um tempo para se dedicar a elas – organize seu trabalho, seu estudo e sua vida em torno delas. Delegue tudo aquilo que for possível e acompanhe de perto a execução.
Tarefa / Alta Importância / Alta Urgência / Priorize! Sua vida deve acontecer aqui!
Priorize e foque nas tarefas mais importantes e mais urgentes – dedique-se de cabeça nelas – não termine seu dia sem ter feito nada para executá-las dentro do prazo.
Libere tempo na sua vida de forma inteligente e por fim – separe um tempo todo dia, toda semana, todo mês e todo ano só para você – aprenda a tirar férias bem tiradas – pois estes momentos de relaxamento e descanso são excelentes para melhorar a sua qualidade de vida e são importantes e necessários para aumentar muito mesmo a sua produtividade e criatividade.
“O TEMPO É TEU CAPITAL; TENS DE O SABER O UTILIZAR. PERDER TEMPO É ESTRAGAR A VIDA” Frase de Franz Kafka.
Para trilha sonora deste post, escolhi a música de Maria Gadú – Oração ao tempo – E lembre-se tempo é vida – não desperdice nem um nem outro – Viva melhor – respeite o seu tempo !
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