Recentemente li a versão em inglês do Livro – Peers Inc – de Robin Chase – traduzido no Brasil com o nome de Economia Compartilhada (num dos raros casos onde eu prefiro a tradução do que o original do nome de uma obra).
Este livro avalia de que forma a contribuição compartilhada promove ganhos de eficiência e inovação, reinventando o Capitalismo por meio de pessoas e plataformas colaborativas.
A obra defende os benefícios do modelo em que companhias e indivíduos trabalham juntos para vender produtos e serviços como já são hoje o Google, o Facebook, o Youtube, o Waze, o Whatsapp, Uber, Netflix,…
Robin Chase também acredita que uma capacidade excedente associada a uma plataforma de participação e pessoas forma uma estrutura de economia compartilhada , a qual chama de Peers Inc, que combina o melhor poder das pessoas com o melhor do ambiente corporativo (vantagens como escala e recursos compartilháveis das corporações).
A autora acredita também na junção da capacidade excedente associada a uma plataforma de participação e pessoas forma uma estrutura de economia compartilhada.
Em um mundo de constantes crises e escassez, as organizações da Peers Inc criam a abundância. Usando recursos que já possuem – ativos físicos, habilidades, redes, dispositivos, dados, experiências, processos –, essas organizações crescem com eficiência e por vezes exponencialmente.
Essa nova concepção transforma a visão dos ativos – exclusivos versus compartilhados, privados versus públicos, de uso comercial versus de utilização pessoal – exigindo a revisão e a adaptação imediata de leis, regulamentações, condições de seguros e governança até então inquestionáveis.
A economia compartilhada revoluciona as regras da criação de valor: recursos compartilhados possibilitam as maiores eficiências, mentes pensando juntas criam as maiores inovações.
Eu confesso que o conceito de economia compartilhada deu um nó na minha cabeça e está me forçando a rever meus conceitos e por isto eu procuro ler e me informar não só para entender melhor antes de emitir comentários (prós ou contra) como também para me posicionar diante desta mudança de paradigma.
Se você se interessa pelo estudo das mudanças que transformam o mundo, este livro pode iluminar seus pensamentos.
Grande abraço – Mauro Condé
Leave a Reply