Minha dica de cultura – dica de cinema de hoje, vai para o filme :
- DETALHES DO POSTER, SUGEREM A HISTÓRIA
- Logo de cara o poster do filme já nos intriga :
- Estampa a imagem divida em duas partes :
- Na parte de cima, a família rica gozando da alegria de desfrutar de suas posses e bens materiais dentro do interior de uma enorme mansão de luxo.
- Na parte de baixo ou inferior, a família pobre sofrendo miseravelmente apertada dentro de um pequeno cubículo, situado à altura do esgoto do fim da rua onde moram.
- O encontro dessas famílias vai te deixar com os olhos abertos e sem piscar por mais de 2 horas de projeção.
No momento em que as cortinas são fechadas e as luzes apagadas, logo após a rápida apresentação dos trailers dos próximos filmes a estrear nos cinemas, uma imagem invade a tela :
Um pai, sua esposa e seu casal de filhos aparecem espremidos em um cômodo apertadinho no porão de uma rua movimentada.
É uma família muito pobre que tenta desesperadamente embrulhar o máximo de caixas de papelão possível, para ganhar um dinheiro que pague pelo menos a comida do dia.
De repente, a janela do local onde moram, de grade e com os vidros abertos, que fica soterrada no final de uma rua movimentada, recebe um jato tóxico vindo da máquina de dedetização da prefeitura que borrifa sem dó para dentro daquela humilde moradia, insuportáveis e sufocantes jatos de material dedetizante e todos tossem sufocadamente até que aquilo passe, minutos depois.
A filha implora para o irmão que feche as janelas, mas o pai ordena :
“Deixem estar, assim temos dedetização de graça”
Em seguida, a cena muda para as ruas do bairro onde o filho dessa pobre família recebe a visita de um amigo rico que, bebendo um drinque, comenta ter gostado de conhecer os pais do pobre, dizendo que eles pareciam bem dispostos.
O amigo rico muda de assunto e apontado para a foto da namorada estampada em seu celular de luxo, diz para o amigo que gostaria que ele agisse como professor de inglês da mesma, enquanto ele viaja para estudar fora, garantindo assim ter alguém de confiança para mantê-la sob vigilância em sua ausência.
O pobre rejeita a ideia de cara, alegando não ter formação para aquele trabalho.
O rico insiste : “Então finja”
O garoto mais humilde conta com a ajuda da irmã para falsificar, dentro de uma lan-house, um diploma de uma respeitada escola americana.
De tão perfeita que fica a falsificação, ele lamenta que a irmã não tenha a chance de frequentar uma escola de artes.
Munido do diploma falso e de uma roupa alugada, ele aparece caminhando pelas ruas de um bairro nobre até chegar ao portão da mansão onde precisa exercer sua incumbência.
É recebido, entrevistado e logo de cara contratado.
Sabendo que os ricos não sabiam que ele se tratava de uma farsa, exclamou para consigo mesmo :
“Ricos são pessoas muito ingênuas”
A mãe da família rica, realmente imatura e ingênua, impõe algumas regras e segue o garoto pelos corredores da casa, carregando um”cachorrinho de madame” até o local onde se encontra filha rica, aluna do agora professor de inglês.
O rapaz espertalhão, logo encontra uma oportunidade de encaixar sua irmã como empregada da casa, no papel de professora de artes do filho mais novo e rebelde.
Eles se instalam em grupo dentro do mansão dos ricos, como uma invasão branda e autorizada;
Crítica social recheada de fino humor negro causado pela tragédia que representa a comédia da vida.
Temperado com muito mistério e suspense de primeira linha, ao melhor estilo do velho e bom Hitchcock.
Uma história urgente sobre a luta de classes na era das redes sociais, super muito bem contada.
No fim, a história de uma jornada distorcida que vai te afetar e vai ficar na sua imaginação por muito tempo.
Uma obra prima que vai te gerar tensão, nervosismo, tristeza, alegria, boas risadas e muita reflexão sobre o valor da vida e o valor relativo das coisas e das posses materiais.
Eu vi o filme e o recomendo muito para você curtir nos seus momentos de descanso, relaxamento e prazer, como um exercício de higiene mental e fuga momentânea do tédio, da monotonia, do stress e da falta de tempo dessa vida para lá de agitada.
Apesar de não poder dar garantia de cartório de que todos possam gostar tanto quanto eu gostei, eu digo que vale a pena conferir e arriscar, pelo menos para se manter a par dos assuntos em rodas de conversas com parentes e amigos.
Para sua pré-avaliação, indico as notas obtidas por esse filme em avaliações, feitas pelas pessoas que o assistiram, nos melhores sites sobre cinema do mundo:
- 8,6 na aopinião de quase 71.000 pessoas no site IMDB
- 9,9 na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes
- 9,3 na opinião do público no site Rotten Tomatoes
- 9,8 em minha opinião pessoal
- 9,2 na média geral das notas acima
Veja o trailer:
Leave a Reply