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DESCUBRA QUEM SÃO OS EMPREENDEDORES BRASILEIROS (DESCUBRA O SEU PERFIL) E CONHEÇA DICAS LEGAIS PARA EMPREENDER MELHOR:



“Daqui 20 anos, você vai se arrepender pelo que não fez, não pelos erros que cometeu. Afaste-se do seu porto seguro. Enfrente o vento. Explore. Sonhe. Descubra” – Mark Twain


Eu andei lendo e estudando sobre o perfil médio do empreendedor brasileiro.

Consultei fontes como o IBGE, o IBOPE, a ENDEAVOR, GDN, levantamentos pessoais, entre outras.

Resolvi compartilhar os principais achados desse estudo com você.


Descubra quem são os empreendedores brasileiros (descubra o seu perfil) :

  • O GRANDE SONHO DO EMPREENDEDOR BRASILEIRO :

  • 8 em cada brasileiros afirmam que sonham em montar o seu próprio negócio, metade deles(4) espera fazer isso no prazo máximo de até 5 anos.


  • ONDE ESTÃO LOCALIZADOS OS EMPREENDEDORES BRASILEIROS DENTRO DO MERCADO DE TRABALHO:

  • 39% se consideram empregados convictos e não pretendem em princípio abandonar seus empregos

  • 20%trabalham por conta própria, de maneira formal ou informal

  • 33% têm o sangue de empreendedor correndo na veia.

  • 6% são empreendedores autônomos e trabalham sozinhos

  • 4% possuem pelo menos um funcionário


  • QUAL O PERFIL DO EMPREENDEDOR BRASILEIRO:

  • População quase que dividida ao meio em relação ao sexo do empreendedor (47% feminino e 53% masculino)

  • Idade média do empreendedor brasileiro = Predominância de pessoas na faixa etária entre 25 a 35 anos (quase 30%), seguida por pessoas de 36 a 44 e depois de 18 a 24 anos.

  • 25% são independentes, homens e mulheres, mais maduros, muitos casados que acessam menos a internet e as redes sociais e que preferem se informar por papel – jornais e revistas comprados em banca.

  • 24% se declaram apaixonados por aquilo que fazem, sendo que as mulheres da região Sul e Sudeste são as que mais se enquadram nesse perfil. A maioria delas se concentra em negócios com área de atuação voltada para a saúde, a beleza, a estética e o comércio de roupas, joias, bijuterias e acessórios. São pessoas que alavancam seus negócios através do uso das redes sociais e do seu networking pessoal, sua rede de amigos em todos os setores.

  • 17% são totalmente ligados, plugados e antenados – a maioria na região Sudeste – entre suas maiores características está a participação em redes de negócio formais ou informais

  • 14% se declaram mais arrojados – com o firme propósito de abrir seu próprio negócio, principalmente à medida em que sentem a vida passar. Têm maior apetite para risco na busca de novas oportunidades.


  • QUAL O PERFIL DO EMPREENDEDOR INFORMAL BRASILEIRO:

  • 35% são pragmáticos – pessoas que buscam a auto-realização na casa dos 35 anos de idade. Transformam o uso da internet e das redes sociais num grande empurrão para emplacar seus negócios

  • 42% são lutadores – pessoas que montam seus negócios mais por necessidade do que propriamente por um sonho, geralmente chefes de família colocados contra a parede pela vida e que passaram pelo menos 15 anos trabalhando em alguma empresa com um emprego formal.


Agora, depois de ler o perfil, se você tiver interesse em se planejar para ser um Empreendedor, veja as dicas que preparei para você nas linhas abaixo :


 Como criar Negócios inovadores, criativos e rentáveis :

Vai empreender?

Guia rápido para seus novos negócios :


Este post foi elaborado como um breve check-list do que um novo empreendedor precisa levar em conta para criar e manter uma empresa de sucesso, desde o início :

• Escreva um senhor Plano de Negócios :

• Os melhores planos de negócios do mundo são sucintos e resumidos, sem serem incompletos. Para fazer o seu plano de negócio considere responder as seguintes perguntas com ele :

• Qual é a finalidade da sua Empresa ? Como você define o que a sua empresa faz em uma frase matadora?

• Qual é o Problema que a sua empresa resolve? – Qual é a principal dor do seu cliente ou do cliente do seu cliente que a sua empresa se dispões a resolver? Como eles o resolvem sem a ajuda da sua empresa hoje?

• Qual é a Solução que a sua empresa oferece aos seus clientes para resolver o problema acima definido? Qual é a sua proposta de valor para tornar a vida do cliente melhor? Demonstre fisicamente como sua solução opera.

• Por que o seu produto e ou serviço é a solução ideal para seus clientes? Quais são as outras soluções alternativas?

• Qual é o tamanho do mercado onde sua empresa vai operar? Qual é o perfil dos clientes que você quer atender?

• Quais são os grandes lobos que vão arranhar a porta da sua empresa na tentativa de derrubá-la? Mostre uma lista dos seus concorrentes e das vantagens competitivas de cada um.

• Quais são as características dos seus produtos e ou serviços? Quais são as suas grandes vantagens competitivas?

• Qual é o Modelo de negócio que você desenhou para a sua empresa? – Modelo de receita – Preços – Modelo de Vendas e modelo de distribuição – Inclua uma Lista de clientes,…

• Quem faz parte da Equipe da sua empresa – Quem são seus Fundadores e gestores? Como está estruturado o seu conselho de administração?

• Quem são seus fornecedores? Como você pretende qualificá-los e homologá-los?

• Quais são os principais relatórios que vão demonstrar o lado operacional e financeiro da sua empresa? Quais são os principais indicadores de performance comparativos?

• Além do elaborar um senhor plano de negócios, procure endereçar de forma competente os tópicos abaixo :
• Tenha constância e clareza de propósitos. Resuma os negócios da empresa de tal forma que eles caibam na parte de trás do seu cartão de visita.

• Mire mercados grandes e de alto potencial e futuro. Isso te dá uma certa margem para os primeiros meses de tentativa e erro.

• Mire Clientes Ricos – Procure fazer negócio com pessoas que estão gastando muito dinheiro nos dias de hoje.

• Foque em duas coisas prioritariamente na sua empresa – Orientação obsessiva para o cliente e para a simplificação máxima.

• Pense de forma diferente – desafie o status quo e a sabedoria convencional. Crie novos caminhos, novas formas de chegar mais rápido aos seus clientes.

• Não permita que sua empresa comece com uma equipe que não seja a melhor logo de partida – como nas crianças, é a partir do nascimento que se forma o DNA da sua empresa.

• Diferencie-se em três frentes importantes : Rapidez/Agilidade, Simplicidade e Auto Confiança – seja imbatível nestes quesitos. Seja sempre mais rápido e melhor que seus concorrentes.

• Faça com que sua empresa seja a empresa mais pão dura do planeta desde o primeiro dia de funcionamento e não permita que este quadro mude ao longo dos tempos.

• Seja excelente na gestão de recursos – os melhores líderes e gerentes são especialistas na arte de administrar a escassez (pouco dinheiro, pouco tempo, pouca gente). A escassez extrema é a mãe da criatividade – ter fartura de recursos gera desperdícios, perda de foco e de dinheiro.


“Faça o que você puder, onde você está e com o que você tem” – Theodore Roosevelt


Para inspirar ainda mais o seu dia e encerrar esse post, escolhi uma trilha sonora “matadora” no sentido de motivar para o empreendedorismo – Ouça essa excelente música :

Don’t Stop Believin’ – Journey 

[NUNCA DEIXE DE ACREDITAR]

About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
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