O PROBLEMA:
Tem dias que, às vezes do nada, você se sente desmotivado, acha até desagradável ir para o trabalho, porque sente que o seu nível de energia está lá embaixo?
Tem dias que você sente que o ambiente de trabalho não te empolga, os projetos parecem não te trazer satisfação?
Esses são sentimentos de esgotamento profissional e por incrível que pareça são muito mais comuns do que imaginamos. Todo profissional costuma ter um ou vários dias assim, segundo pesquisas recentes.
A SOLUÇÃO:
Mesmo nessas situações, gostaria de te sugerir essas recomendações, pois elas funcionam muito mesmo :
Você pode não estar recebendo atenção suficiente do seu chefe e de seus colegas
Faça uma auditoria das suas realizações numa base diária e dê-se um crédito por aquilo que realmente fizer.
Aprenda a dar atenção a si mesmo.
Se os objetivos do seu projeto são de longo prazo por natureza ou se as prioridades tem mudado ultimamente, você pode estar sofrendo por falta de conclusão de tarefas.
Você está sentindo falta da satisfação que vem com a conclusão de uma
tarefa.Ajuste o seu foco sobre algum objetivo intermediário e estabeleça o seu próprio sistema contingencial de recompensa baseado nesses objetivos de curto prazo.
Decida de antemão como se recompensará quando atingir o objetivo
Fatie seu objetivo maior em pequenas fases e recompense a si mesmo, quando atingir cada uma delas.
Dê a si mesmo um aumento de salário
O seu salário psicológico pode necessitar de um impulso.
Podem estar faltando coisas como visibilidade, tarefas desafiadoras, oportunidades de influenciar e maior responsabilidade.
Se esse for o caso discuta esses itens com o seu chefe.
Prepare com antecedência seus argumentos sobre o que está determinando essa sensação e o que está faltando e pense no que mais você pode fazer ajudar a supri-la.
Motivação vem da junção de duas palavras = Motivo + Ação – procure criar para você mesmo mais motivos para agir, mesmo em ambientes desfavoráveis – desafie-se! descomoditize-se!
O bem estar físico pode ter um impacto significante no seu nível de
motivação
Existem quaisquer sintomas físicos como dor de cabeça, dor nas costas,
fadiga, etc., que possam indicar a necessidade de cuidados médicos? Caso positivo, programe uma consulta e exames médicos e siga as recomendações.Pratique o meu método “S.AB.E.R”: – tenha:
Sono reparador diário de 8h
Alimentação Balanceada e Saudável
Exercícios e atividades físicas diárias
Relaxamento Físico e Mental
A carga de trabalho é avassaladora?
Avalie se for você pode estar gastando um quantidade anormal de tempo e energia no trabalho e cada vez menos tempo com a sua família e amigos.
Quando
esse equilíbrio entre trabalho e vida pessoal fica fora do normal, isso pode
causar algum ressentimento sobre o trabalho o que levará a uma menor
motivação.
Avalie como você está usando o seu tempo. Você está gastando muito tempo em tarefas rotineiras que poderiam ser delegadas à sua equipe? Elas podem estar impedindo você de iniciar tarefas mais desafiadoras e de passar o tempo com quem você gostaria.
Mapeie todos os processos do seu trabalho e elimine aqueles que mais levam tempo para serem feitos e não fariam falta se fosse eliminados e tente simplificar ao máximo os processos.
QUEBRE A ROTINA
Comece a fazer coisas diferentes e de modo diferente.
Faça um caminho diferente para o trabalho, saia para almoçar fora de vez em quando (se a sua rotina é almoçar na empresa), faça um esforço para desenvolver novas relações no trabalho. Tempere a sua vida com alguma variedade.
Faça atividades que você gosta e ama fazer, nos finais de semana, que exijam o contrário do seu foco e habilidades.
Se você se concentra num trabalho focado o dia inteiro, movimente-se viaje para diferentes locais e conheça outras pessoas, outros lugares.
Se você se estressa viajando muito durante a semana, programe um momento de relaxamento em casa, mais tranquilo e relaxado.
Tu és ” Maluco” mesmo!!#soufa