É com um profundo sentimento de consternação que temos visto nos últimos dias, a prática de injustiças, de atos de imperdoável racismo e de violentos protestos pelo mundo afora, provocados pela morte de Goerge Floyd.
“Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros” Frase inspiradora – de Che Guevara
Tais acontecimentos, me trouxeram à memória um filme forte, impactante e muito bom mesmo sobre o tema, inspirado em fatos reais.
Minha dica de Cultura – Dica de Cinema vai para o filme :
“MISSISSIPPI EM CHAMAS”
“Mississipi em Chamas” nos conta uma história verdadeira em que dois agentes do FBI, interpretados por Gene Hackman e Willem Dafoe, são enviados ao estado norte-americano do Mississipi para investigar o desaparecimento de três jovens engajados na luta pelos Direitos Civis (dois brancos e um negro).
São encarados com hostilidade pela comunidade local, inclusive pelas autoridades políticas e policiais, envolvidas nos desmandos que preservam e estimulam o preconceito.
A comunidade negra local, por seu lado, acuada diante da possibilidade de sofrer novas perseguições e de ocorrer novas mortes depois do final das investigações, prefere ficar em silêncio, pouco se pronunciando sobre os desaparecimentos, mesmo quando sabe algo a respeito.
Ameaçados pela Ku Klux Klan, os agentes são obrigados a pedir reforços para poder continuar buscando depoimentos que possam levar-lhes aos jovens desaparecidos.
Buscam e encontram pessoas corajosas e determinadas que podem ajudar a juntar todas as peças que levem a solução desse intrigante mistério.
“Mississipi em Chamas” foi indicado a muitos prêmios de destaque nos Estados Unidos e no exterior, um filme que eu recomendo fortemente para iluminar suas reflexões a respeito de um tema que está voltando às manchetes de revistas e jornais, infelizmente.
“Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor de sua pele, da sua origem, gênero ou religião. Para odiar, é preciso aprender. E se podem aprender a odiar, as pessoas podem aprender a amar.” Nelson Mandela
Para sua pré-avaliação, informo a nota obtida por esse filme, em avaliações feitas por pessoas que o assistiram, nos melhores sites sobre cinema do mundo:
- 7,8 na opinião de quase 84.000 pessoas no site IMDB
- 6,2 na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes
- 8,3 na opinião de quase 33.000 pessoas no site Rotten Tomatoes
- 9,0 em minha opinião pessoal
- 8,0 na média das notas acima
Veja o trailer :
Leave a Reply