“-Porra, gostaria de ser poeta!
Rapaz – todos são poetas no Chile, é mais original que você continue sendo carteiro. Pelo menos caminha bastante e não engorda. Todos os poetas aqui no Chile somos barrigudos.”
Trecho do livro O Carteiro e O Poeta onde Pablo Neruda trava um diálogo com seu carteiro a respeito de desejo e futuro.
Como prometi fazer, este post tem o objetivo de contar mais uma das minhas viagens literárias pelo mundo, tendo como guia a mente de grandes escritores e cenário os locais onde viveram:
Naquele dia eu estava a passeio pelo Chile, mais precisamente por Santiago.
Entrei numa pequena livraria e comprei um exemplar em espanhol do Livro “O Carteiro e O Poeta” um romance leve, divertido e muito inteligente escrito por Esteban Antonio Skármeta.
Inicialmente a obra tinha o título de Ardente Paciência, mas mudou de nome depois que a história ganhou uma linda adaptação para o cinema em uma obra prima que recebeu cinco indicações ao Oscar.
Sai dali e fui parar numa simpática e pacata cafeteria no centro de Santiago, para ler a excelente história de amizade, admiração e cumplicidade entre Mário Jimenez, um simples e pobre carteiro e Pablo Neruda, um rico e nobre poeta, escritor que ganhou o prêmio Nobel de Literatura.
À medida que passeava pelas páginas do livro, pequenas gotas de água se acumulavam no cantinho dos meus olhos – a história é de arrepiar, de inspirar e encher os olhos de emoção e alegria pela vida.
Mário, o carteiro tinha como rotina diária pegar sua bicicleta e pedalar alguns quilômetros por um cenário cinematográfico para entregar a correspondência para o único cliente que ele atendia na vida – o eterno poeta Pablo Neruda.
Dali nasceu uma amizade, uma admiração do carteiro ( portador das mensagens de vários remetentes ao redor do mundo) pelo destinatário das mesmas, um poeta influente, sedutor, charmoso e inspirador.
Até que um dia Mário se encanta por uma linda mulher, Beatriz, sem saber como fazer para se declarar para ela.
Maravilhado pela forma como Neruda seduzia e atraía a atenção das pessoas, principalmente das mulheres, pediu humildemente ao poeta que lhe ensinasse seus segredos.
Neruda transforma o atendimento de um simples pedido numa grande amizade e lição de vida, apresentando ao seu novo discípulo o mundo das metáforas com todo o poder que elas têm de hipnotizar as pessoas.
O poeta ensina ao carteiro que cada momento na vida tem um significado eterno, cada palavra tem um lugar e que existe uma estrada que leva ao coração de cada mulher.
E Neruda ensina a Mário que a vida vale mais a pena quando se tem sonhos e ideais.
O Carteiro e O Poeta fala da relação entre dois amigos, como nas melhores relações entre pais e filhos, professores e alunos – o encantamento que um ser humano consegue provocar no outro, a ponto de influenciar a mudança da vida do outro para melhor.
A leitura deste livro inspirou meus próximos passos pelo solo chileno – visitar as casas onde viveu o Poeta Pablo Neruda no Chile, cujo roteiro resumo em forma de dica de viagem – ah, e não se esqueça de levar um exemplar de uma obra do poeta para ter a sensação de compartilhar das suas ideias na terra deste grande autor:
Roteiro resumido de viagem pelos caminhos de Pablo Neruda por MaLuCo:)
Indo ao Chile, visite as casas onde o gênio de Neruda viveu, todas transformadas em museus com lindos objetos e cheias de poesia:
La Chascona Endereço: Fernando Márquez de la Plata 192, Bellavista – Santiago
-La Chascona, que ele construiu para se encontrar clandestinamente com sua amante Matilde, a quem dedicou “Os Versos do Capitão”. La Chascona significa “descabelada” uma homenagem à Matilde que depois se transformou na terceira esposa do poeta.
La Sebastiana – Endereço: Ferrari 692, Cerro Florida – Valparaíso
-La Sebastiana em Valparaíso – onde o cenário é deslumbrante, composto por vários cerros(morros) povoados por casas coloridas em um belo cenário marítimo.
Isla Negra – Endereço: Poeta Neruda s/nº, Isla Negra – El Quisco
-Isla Negra – cenário que inspirou a história do Carteiro e o Poeta e onde Neruda encontra-se sepultado ao lado de sua esposa Matilde.
Isla Negra é um nome rebatizado por Neruda, por causa das pedras escuras que existem na praia – a casa tem uma linda vista para o Pacífico.
Para conhecer mais detalhes – http://www.fundacionneruda.org/en
Veja o trailer do filme O Carteiro e O Poeta – anote em sua agenda – assistir e ler O Carteiro e o Poeta, é uma excelente medida para aumentar seu relaxamento e espantar o tédio e a rotina de cada dia.
Leave a Reply