Acabo de voltar de uma excelente viagem rumo ao conhecimento.
O meio de transporte que usei foi uma coleção de livros.
Eles me levaram para a cidade de Vinci, na Itália do Século XVI, no ano de 1517.
Lá fui recepcionado para um bate-papo por um dos maiores gênios de todos os tempos, o incrível Leonardo Da Vinci.
Por favor, me ensine algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor, fui logo pedindo para ele.
– “Seja muito curioso meu jovem. O segredo da vida está contido dentro de uma curiosidade insaciável, a maior força motriz da evolução humana”
Ele me disse que desenvolveu uma curiosidade absurda para poder superar as muitas adversidades que teve na vida, desde seu nascimento, fruto de um relacionamento extra-conjugal do pai com uma camponesa de 16 anos, até as dificuldades financeiras para se manter na adolescência e fase adulta.
Verdadeiro Homem Da Renascença, Leonardo se tornou pintor e ao mesmo tempo matemático, engenheiro, arquiteto, desenvolveu profundos conhecimentos sobre ótica, perspectiva, mecânica, anatomia, dinâmica de fluidos, entre outros que o tornaram um homem muito à frente do seu tempo.
Pintou obras de arte eternas como “A Última Ceia” e “O Homem Vitruviano” , onde uniu conhecimentos de arquitetura com anatomia para representar um homem colocado geométrica, filosófica e proporcionalmente no meio de um círculo e de um quadrado.
Revolucionou a medicina ao afirmar pela primeira vez que as origens do sistema vascular se davam a partir do coração e não do fígado, como era a crença médica até aquela época.
Na pintura, quebrou todos os paradigmas, ao dar vida ao que antes era parado e estático.
Pintou a Mona Lisa, quadro onde inovou ao dar formas multidimensionais para figuras antes só retratadas apenas de perfil. Queria pintar as emoções e os sentimentos através da manipulação sutil e inteligente das cores, luz e sombra.
A Mona Lisa é um enigma – conhecida pelo seu sorriso, parece expressar diferentes emoções dependendo do ponto de vista – olhando para seus olhos, temos a impressão de que está sorrindo. Mudando o foco para a sua boca, o sorriso magicamente desaparece.
Siga o exemplo de Da Vinci:
Recuse ser refém e vítima das circunstâncias e seja extremamente curioso para remover todos os obstáculos para ter uma vida melhor.
Palestrante, consultor e fundador do Blog Do Maluco
Para encerrar esse post de forma ainda mais inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :
1- Visual – aprecie a obra de arte, a pintura :
O HOMEM VITRUVIANO DE LEONARDO DA VINCI
Um pergaminho amarelado onde se vê o famoso homem nu de Leonardo da Vinci – O Homem Vitruviano – , assim chamado por causa de Marcus Vitruvius, o brilhante arquiteto romano que entoou louvores à Divina Proporção em seu texto De Architectura.”
Inspirado no livro do arquiteto romano Vitruvius Pollio (70 a.C.), De Architetura (que explica a relação entre simetria e perfeição), o desenho mais famoso de Leonardo seria um pentagrama humano, com o corpo de um homem dentro de um círculo simbolizando o equilíbrio entre masculino e feminino.
Da próxima vez em que for para o chuveiro, leve uma fita métrica e teste as descobertas de Vitruvius, comprovadas por Da Vinci:
Há nas razões das distancias citadas abaixo, a presença marcante da designada Proporção Áurea ou PHI, ou 1,618 …
-Meça sua altura e depois divida pela altura do seu umbigo até o chão;
-A altura do seu crânio dividido pelo tamanho da sua mandíbula até o alto da cabeça;
-Dos quadris até a cabeça e depois só o tórax;
-Meça seu braço inteiro e depois divida pelo tamanho do seu cotovelo até o dedo;
-Meça seus dedos, ele inteiro dividido pela dobra central até a ponta ou da dobra central até a ponta dividido pela segunda dobra;
-Meça sua perna e divida pelo comprimento do seu joelho até o chão.
2-Literária – Leia o Livro :
3-Áudio Visual:
Veja um vídeo interessante de um dos desenhos do Pato Donald explicando a proporção áurea de forma didática :
Leave a Reply