Novidades

Ei – você tem curiosidade de ver aquela que foi eleita a melhor campanha publicitária de todos os tempos?

Malucando pelos sites e livros de publicidade descobri uma propaganda que fez tanto sucesso que foi apontada como a melhor propaganda do século XX.

Foi uma propaganda do Fusca criada pela Agência Doyle, Dane & Bernback que teve a quase insuperável tarefa de lançar um minúsculo carro alemão no gigante e potente mercado dos carrões dos Estados Unidos, onde apenas carros grandes haviam tido sucesso anteriormente.

Eles conseguiram fazer que em um curto período de tempo, O Fusca da Volks passasse de motivo de chacota relativamente inexpressivo a símbolo de status e maior sucesso comercial da época, tudo isto usando o poder da comunicação certa da propaganda.

Para fazer isto, eles inovaram na maneira de vender uma ideia – não enfatizaram os pontos fortes do produto como preço baixo ou seu modesto consumo de combustível.

Na verdade, eles enfatizaram os pontos fracos do Carro, rompendo com toda a sabedoria convencional da propaganda daquela época.

Eles colocavam frase inacreditáveis nos anúncios como :

“Feiura é apenas uma questão superficial e ele vai permanecer feio por muito mais tempo. Você pode imaginar uma ousadia destas?

E como foi que eles conseguiram fazer com que estes anúncios fizessem vender mais carros?

Ao mencionarem uma pequena desvantagem do produto, criaram a percepção de que a agência que o estava promovendo era honesta e digna de crédito.

Isto a colocou numa posição de ser mais convincente do que seus concorrentes na hora em que faziam o contrário logo em seguida, apontando os genuínos pontos fortes do produto – o seu baixo consumo de combustível e um baixo preço de mercado, mais acessível ao bolso dos consumidores.

Primeiro eles criaram confiança e credibilidade anunciando ferozmente os pontos fracos do carro.

Com isto ganharam a confiança e a credibilidade para ai sim reforçarem os pontos fortes do carro fazendo os consumidores acreditarem mais neles. Veja ai a famosa propaganda:

a melhor propaganda do seculo xx
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Genial você não achou? Que sacada de gênio – por isto, ela é apontada até hoje como uma das melhores propagandas de todos os tempos. 

 

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3588 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*