“A imaginação é a louca da casa do cérebro ao lado. A imaginação prefere morar na mente da vítima do que na mente do culpado” A minha frase inspiradora do dia.
Minha missão na vida e meu propósito com o blog do maluco é contribuir para o mundo melhorar, tentando ajudar as pessoas a serem pessoas ainda melhores do que já são.
Para atingir esse objetivo, eu procuro compartilhar informações inteligentes úteis, relevantes e de muito sentido que tenham o poder de mudar a vida e o comportamento dos nossos leitores para melhor.
Eu quero muito mesmo te servir de maneira que você possa aumentar o seu valor pessoal e profissional.
Nossos inimigos em comum são o tédio, a monotonia, a rotina, o stress, os problemas e a falta de tempo nossa de cada dia.
Espero que você goste e volte outra vezes !
Você – uma pessoa bem informada sobre o que foi mais importante e relevante nos destaques das principais revistas do Brasil e do mundo na última semana – esse é o objetivo desse post.
Meu objetivo aqui não é reescrever as notícias que você pode ler diretamente nas revistas, mas sim contribuir para formar um mosaico em forma de radar para orientar a sua própria leitura pessoal.
OBS: Sugiro que você jamais leia todo e qualquer texto ao pé da letra, acreditando piamente no que é escrito como se fosse a última ou a única verdade, principalmente num mundo caracterizado pelas fake news ou pelo jogo de interesses.
Sugiro que você leia com a curiosidade de uma criança e a experiência de uma pessoa sênior. Leia e se informe para você mesmo formar sua própria opinião e não se deixar manipular pela avalanche de fatos e versões que navegam pelo mar da internet e das publicações.
Resumo da leitura que fiz dos jornais ao longo da semana passada acrescido da minha opinião pessoal sobre os temas que li, em forma de curadoria e que você precisa estar atento pois podem ter influência na sua vida e no seu dia a dia :
Eu alterei a forma de fazer o resumo das noticias para incorporar também um resumo das leituras diárias que faço de pelo menos 15 jornais pelo mundo diariamente e de 10 revistas semanais, na tentativa de trazer um mosaico mais completo de tudo aquilo que devemos ler e ou saber para interpretar, processar, nos informar e depois formar a nossa própria opinião :
O assuntos mais destacados pela imprensa mundial e pela imprensa brasileira na semana passada foram:
-
Ainda o sumiço do jornalista da Arábia Saudita desaparecido na Turquia que acusa os árabes de crime e gera protestos dos Estados Unidos e de outros países importantes pelo mundo.
Já se admite a hipótese de morte do jornalista, ainda com versões divergentes, num estilo que mais parece aquela história “o gato subiu no telhado…”
O caso é grave e deve ser apurado com precisão para toda a opinião pública mundial, com indicação do fato ocorrido, os responsáveis pela sua autoria, suas motivações verdadeiras e consequências para os criminosos, em caso de confirmação das suspeitas.
A decretação da falência da tradicional ex-gigante do Varejo Sears.
Considerada a Amazon da era analógica, a Sears teve seu auge nos anos 60 e agora parece ter sucumbido por excesso de lentidão e falta de adaptação aos tempos de internet e redes sociais.
O grande fluxo de imigrantes, cerca de 7000 pessoas (homens, mulheres e crianças) para os Estados Unidos via México.
A maioria vem de países como Honduras e Guatemala e mesmo sendo ameaçados de retaliação pelo Presidente Trump, eles seguem em marcha firme dizendo estarem preparados para um confronto.
Assim como aconteceu na Europa anos atrás, os Estados Unidos estão enfrentando uma ameça cada vez mais comum no mundo inteiro – pessoas saindo de seus países destroçados pelos desmandos de governos autoritários e irresponsáveis e até por constantes guerras de interesses.
O sinal de alerta também se liga para o Brasil, principalmente no que tange à fronteira com a Venezuela.
Trata-se de um sério problema humanitário, onde as soluções devem envolver compaixão, inteligência, habilidades políticas e combate das causas em seus pontos de origem.
-
O fenomenal acúmulo da mais tradicional loteria americana que promete pagar na próxima terça-feira um prêmio bilionário para o possível vencedor.
-
As eleições intermediárias nos Estados Unidos para cargos no Congresso e no Senado.
Os jornais apontam maiores chances de vitórias para os democratas – casos eles realmente vençam, a pressão contrária ao presidente Trump deve aumentar de tamanho.
Caso os republicanos ganhem (hipótese considerada menos provável, Trump poderia até se fortalecer e reduzir as pressões cada vez mais comuns entre pessoas e setores que o consideram um presidente ruim e incompetente, mesmo com ele colhendo os frutos da melhoria da economia com redução de impostos e diminuição do desemprego.
-
O 2o. turno das eleição para presidente da República e para governadores de alguns estados que está esquentando o clima político no país, com acusações de possível uso do Whatsapp para proliferar possíveis fakenews que pudessem favorecer o candidato Bolsonaro em detrimento de Haddad.
O TSE e a Polícia Federal estão investigando a acusação, alegando que eles não falharam no quesito acompanhamento da situação e que a proliferação de fakenews ou mensagens pagas para influenciar e ou manipular pessoas faz parte do mundo moderno e precisa ser atacada com inteligência.
Minha opinião é que os novos meios de comunicação pela internet estão ameaçando os meios tradicionais (imprensa escrita ou falada (rádio e tv) e estes últimos aproveitam a situação para atacar os novos meios (sejam eles culpados ou não por fakenews) como forma de tentar preservar seus territórios.
Cabe a nós, pobres mortais, não cair em armadilhas, checando bem as fontes antes de acreditar e compartilhar notícias duvidosas e não participar da rede de interesses e de fakenews apenas como mensageiros.
-
O encaminhamento para a vitória de Jair Bolsonaro, que já é considerado por alguns jornais e revistas com uma mão e meia na taça da vitória da corrida pela eleição.
Apenas se algo muito grave ocorrer na última semana antes do voto decisivo pode tirar a vitória de Bolsonaro, dizem as publicações.
Essa semana que passou foi marcada por uma polêmica divulgação de uma possível fala do filho do presidenciável Bolsonaro atacando o STF no passado.
Bolsonaro alega que isso não corresponde ao pensamento real do filho e FHC escreveu uma coluna dizendo que na sua opinião tais declarações poderiam soar como “facismo disfarçado”.
Tudo tende a aumentar de tamanho e a esquentar com a chegada da reta final. É esperar, votar e ver o resultado e o dia seguinte.
-
A guerra comercial entre China e Estados Unidos e todas as suas consequências negativas estão sendo apontadas na capa de revistas importantes, como a The Economist como uma ameaça para a tranquilidade política, comercial e financeira do planeta.
Para encerrar esse post de forma ainda mais motivadora, deixo você na companhia de uma música com poder de inspirar toda a sua semana – ouça : “Change the World” com Eric Clapton – “Mude o mundo” mude-o para melhor:
Veja a capa dos principais jornais e revistas que eu li na semana passada para preparar o seu rápido e breve resumo :
Leave a Reply