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LinkedIn – Como extrair o máximo da sua rede de contatos:

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Dizem os sábios que riqueza tem a ver, entre outras coisas, com saúde e também com dinheiro.

Mas na vida existe uma coisa que tem tanto valor, ou até mais, do que dinheiro: são os seus relacionamentos.

Relacionamentos valiosos te levam a conseguir muito mais do que dinheiro – te levam ao sucesso e à sua realização pessoal e profissional.

Seu sucesso depende do seu bom relacionamento com as pessoas, tão simples e tão importante quanto isto.

Para melhor gerenciar seus relacionamentos, faça networking –  a arte de gerar valor para os outros de forma que eles se tornem pessoas melhores por se relacionarem com você.

Foi pensando numa forma de contribuir para você cuidar bem deste seu patrimônio tão valioso, a sua rede de relacionamentos, que eu resolvi escrever este post – meu objetivo com ele é que ao final você acrescente ao seu dia a dia dicas importantes sobre como tirar melhor proveito do seu networking, da sua rede de contatos.

Portanto, a partir de agora vou me concentrar em te dar algumas dicas valiosas para você fazer melhor uso de uma das ferramentas mais interessantes que eu conheço para gestão de relacionamentos, contatos e networking – o LinkedIn :

Pulando a parte da explicação do que seja o LinkedIn, partindo da premissa que você já talvez o conheça e já o utilize, eu vou direto para as dicas que preparei para você extrair o máximo de sucesso da gestão do seu networking, seus relacionamentos e sua rede de contatos do LinkedIn:

Fora do LinkedIn:

Prepare-se para melhorar o conteúdo da sua rede de contatos que você cadastra nele. Foque mais na qualidade do que na quantidade. Faça um levantamento, um inventário dos seus contatos, das pessoas com quem você mais se preocupa em se relacionar através do LinkedIn, priorizando-os da seguinte forma :

1. Crie sua Lista dos top 10 contatos:

Pense aqui nos seus 10 contatos mais valiosos que você tem ou ainda precisa incluir no LinkedIn – as 10 pessoas que você considera mais importantes para contribuírem com o seu sucesso e vice-versa.

Seja rigoroso e seletivo – destaque as 10 pessoas que você acredita que mais podem abrir futuras portas e que podem fazer com que as coisas aconteçam, principalmente para você.

Para esta lista dos seus Top 10 contatos – prepare uma tabela com duas colunas: a primeira contendo o nome de cada uma delas, em ordem de prioridade.

Coloque na segunda coluna a resposta que você daria para a seguinte pergunta:

O que eu fiz para estas pessoas (de bom, de útil e de relevante) ultimamente?

Pense nisto – o segredo do networking não é só você extrair algo das pessoas – é muito mais você gerar valor para elas, principalmente para estas que são as 10 pessoas mais importantes na sua lista de relacionamentos – jamais cometa o grave pecado de procurá-las apenas quando você precisar.

2. Use o LinkedIn para cavar um poço mesmo antes de sentir sede – crie a sua lista de contatos estendida:

Agora que você já tem a sua lista dos top 10 contatos, procure expandir a sua lista, abrindo um pouco mais o leque e incluindo nelas outras pessoas também importantes que você julga poderão te ajudar na realização de seus objetivos. Inclua nesta sua lista estendida pessoas que se encaixem na resposta para as seguintes perguntas:

  • Com quem você pode contar quando precisar em momentos críticos?
  • Quem espera ou já está contando com você nos momentos críticos?
  • Para quem você poderia ligar a qualquer hora em caso de uma necessidade muito urgente ou especial?

3. Inclua os contatos dos seus sonhos:

Pense agora nas 5 pessoas que não constam das suas listas de contatos e você adoraria conhecer por achar que o seu contato com elas te seria muito valioso em termos de aprendizado, de troca de experiências e de valor agregado.

Estabeleça uma estratégia para se conectar a elas – como você gostaria muito, mas ainda não as conhece, procure ajuda de quem as conhece que você conhece para fazer uma ponte para chegar até elas – em seguida, inclua essas pessoas na sua lista de contatos.

Dentro do LinkedIn:

Uma vez que você tenha estruturado a sua rede de contatos com as listas das Top 10 pessoas mais importantes para você, a lista estendida das pessoas com que você pode contar um dia e a lista dos 5 contatos dos seus sonhos, vá até o LinkedIn e garanta que todas estas pessoas estejam lá cadastradas ou procure inseri-las imediatamente.

Com estas pessoas fazendo parte do seu LinkedIn, procure gerenciar a sua conta da seguinte forma:

1. Faça uma manutenção periódica dos seus dados dentro do LinkedIn:

Capriche nas palavras-chave que você inserir no seu perfil – principalmente quando falar de suas especializações – transforme-as em imãs de atração de recrutadores e de headhunters.

Atualize a sua foto – se o seu perfil, os seus dados e a sua performance são excelentes, não permita que uma foto ruim estrague os seus registros excelentes.

Eu tenho uma amiga, que recruta talentos no mercado, que sempre brinca  quando vê uma foto estranha num perfil – “Nossa – parece manequim de funerária” kkk

Se você for realmente bom, garanta que a sua melhor foto acompanhe os seus registros – a sua foto costuma ser a primeira coisa que as pessoas olham quando buscam o seu perfil e a primeira impressão é a que fica (além de ser, você precisa parecer).

Gostando ou não, a aparência é a embalagem da sua marca, portanto capriche na embalagem (foto) da sua.

2. Use o LinkedIn como sua melhor vitrine:

Pense na melhor imagem que você gostaria de projetar no mundo e que você gostaria que as pessoas tivessem de você.

Agora compare esta sua imagem ideal com o seu cadastro no LinkedIn – compare-a com o seu perfil e sua lista de realizações – elas coincidem?

Por incrível que pareça muitas pessoas desejam passar uma imagem, mas não cuidam para que a mesma seja refletida nos seus registros do LinkedIn – aproveite este momento para revisar seu registro, seu perfil e suas realizações – atualize-os com o melhor de você.

3. Compartilhe – lembre-se disto: nos dias de hoje você é o que você compartilha:

O use o LinkedIn como sua melhor ferramenta para compartilhar informações úteis e relevantes que possam ajudar as outras pessoas em mudanças para melhoria da vida delas de forma significativa.

Procure postar coisas úteis e significativas com periodicidade e se puder crie um site ou um blog e poste neles conteúdos muito interessantes para compartilhar com a sua rede de contatos do LinkedIn.

4. Seduza os seus contatos, no melhor dos sentidos:

 Use o poder das boas técnicas de sedução: Torne-se uma das pessoas mais interessantes do mundo. Para se tornar mais interessante, o segredo é bem simples: torne-se interessado !

5. Interaja e comunique-se periodicamente com sua base de contatos:

Lembre-se de fazer recomendações, enviar mensagens de parabéns por um novo emprego, pelo aniversário,… as pessoas valorizam muito isto num relacionamento e o LinkedIn tem um campo chamado MyNetwork que te permite visualizar estas informações de forma atualizada.

6. Faça CRM (gestão inteligente de seus contatos):

Aproveite o campo My Network do LinkedIn e gerencie seus contatos através de ferramentas de filtro e de ordenamento por uma série de campos legais para isto (data do relacionamento, dados pessoais, dados geográficos e dados profissionais).

Procure, identifique e explore seus pontos em comum.

7. Explore todo o potencial dos demais recursos do LinkedIn:

Em campos como Jobs, garimpe oportunidades de empregos – encontre os que você deseja e os que estão disponíveis nas empresas contratantes dos seus contatos.

Explore o SlideShare e a a parte de E-Learning.

8. E por fim, duas dicas de ouro para fechar o post:

Invista num excelente resumo a seu respeito no LinkedIn – quando o estiver criando ou revisando, imagine-se respondendo à seguinte pergunta de um recrutador:

“Conte-me quem você é e o que você faz resumidamente”.

Simples assim.

E garanta que após ouvir a sua resposta, o recrutador possa repeti-la com as próprias palavras dele e usá-la para espalhar a sua propaganda, que continua sendo a alma do seu negócio e da sua vida.

Lembre-se sempre desta frase:

“Networking é a arte de criar valor para as outras pessoas – quanto mais você fizer por elas antes, mais elas farão por você depois

Espero ter ajudado. Eu te desejo mais sucesso e um bom dia!

About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
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