Minha dica de Cultura, dica de Cinema de hoje vai para o filme:
OS 7 DE CHICAGO
As cortinas são fechadas, a luz é apagada e na tela brilham as imagens
Em vários cantos dos Estados Unidos diferentes jovens idealistas aparecem fazendo discursos convidando seus amigos para irem até Chicago protestar pacificamente, sem ceder um milímetro em suas reinvindicações.
Querem protestar contra a Guerra do Vietnã.
Todo mundo que tem uma causa concorda que Chicago, 1968, véspera da convenção do Partido Democrata, é o lugar e a hora certa para dar o grito de basta à guerra.
Os políticos se revoltam com os protestos, indignados pelo fato dos jovens desejarem o contrário deles, o fim da guerra.
Advogados dos mais gabaritados e endinheirados são contratados para combater esses jovens no tribunal.
Enquanto, nas ruas, os jovens caminham me longas marchas pacíficas, a polícia se arma para uma guerra nas ruas.
Os jovens não se intimidam e marcham de encontro às tropas polícias, sem o intuito de confronto físico, gritando palavras de ordem.
Inicia-se o conflito, sem que fique claro no começo do filme, quem começa o que.
A situação fica tensa e sete jovens de locais diferentes, presentes na marcha de Chicago, são presos e levados ao tribunal.
Seis idealistas convictos e ao lado deles no mesmo julgamento, o líder dos Panteras Negras, grupo de ativistas negros da época, não ligados entre si, em princípio.
Os advogados de acusação, super elegantes e bem trajados, pegam pesado em seus argumentos tentando acusar os jovens de elaborarem um plano para incitar um motim.
O líder dos Panteras Negras se levanta da cadeira indignado e reclama do juiz não ter representante legal presente, visto que seu advogado estaria internado e enfermo num hospital durante aqueles dias.
O Juíz de forma arrogante determina que o advogado de defesa dos outros seis jovens ali citados assuma por tabela a defesa do sétimo.
Autoridades recém saídas de seus cargos públicos são convocadas para dar seus depoimentos e surpreendem pelo teor de suas falas.
Quando o advogado de defesa, mal vestido e cabelo desarrumado percebe que dois jurados parecem apoiar os jovens, é em seguida surpreendido pelo juiz solicitando a troca dos mesmos, sob as desculpas de ameaças aos seus familiares, ameaça não confirmada pelos dois jurados, que mesmo assim acabam arbitrariamente sacados do julgamento.
O embate entre o mal aparentado, mas brilhante advogado de defesa e o juiz se acirra ao longo das sessões.
Manipulações, escutas ilegais, espionagem e humilhação pública praticada contra réu de cor negra tornam o julgamento tenso e sufocante.
Durante os intervalos do julgamento, os jovens se lembram como foram ovacionados pela multidão na hora da entrada para a discussão de seus destinos.
O grupo de jovens que começa unido como um time, termina por se desgastar e se dividir durante a tortura sofrida no tribunal.
Do lado de fora o povo se manifesta e do lado de dentro o barulho se torna audível e intimidador.
Os réus e seus advogados se levantam ao mesmo tempo, num dos momentos mais críticos do julgamento e levantam seus punhos, em solidariedade ao líder dos panteras negras.
Mas o Juiz se mantem implacável e determinado em levá-los para a prisão por um longo tempo.
Tensão, população agitada, policiais engatilhados, Juiz gritando por ordem – cenas que prendem a nossa atenção à espera dos próximos passos
OS 7 DE CHICAGO um filme que vale a pena ser visto com atores de primeiríssima linha em atuações geniais, uma trilha sonora de encantar os ouvidos e imagens colorizadas para dar a impressão de volta ao passado.
Recomendo para sua diversão nesse feriado.
Para sua pré-avaliação, indico a nota que o filme obteve em avaliações dentro dos melhores sites de cinema do mundo:
- Nota 7,8 na opinião de quase 121.000 pessoas no site IMDB
- Nota 8,4 na opinião do público no site Rotten Tomatoes
- Nota 7,8 na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes
- Nota 8,5 em minha opinião pessoal
- Nota 8,2 na média geral das notas acima
Veja o trailer, se puder, veja o filme:
Ouça a trilha sonora:
Leave a Reply