Olá você ! Acaba de sair o resumo semanal das principais notícias publicadas nos 15 maiores jornais diários e nas 10 maiores revistas semanais do mundo inteiro.
De novidade, introduzimos o resumo rápido das notícias em apenas uma letra, a letra que mais marcou as manchetes que ganharam destaque durante a semana.
Lendo as últimas revistas nacionais e internacionais, percebi que os assuntos mais falados e que precisam estar no nosso radar de leitura (quanto ao impacto direto ou indireto em nossas vidas) são:
Notícias que foram destaques e precisam ser monitoradas quanto aos seus impactos posteriores e quanto a possíveis novas ocorrências semelhantes, dentro da premissa jornalística de que o futuro está escrito no passado.
Também percebi um padrão interessante na maioria das manchetes e destaques jornalísticos da semana. Eles podem ser resumidos em uma única letra – a letra P : Paulo Guedes, Protestos e Manifestações, Postos de trabalho melhores com o avanço da tecnologia,…
Leia abaixo o comentário do Maluco:) sobre as notícias dessa semana que você deve ficar atento quanto a possibilidade delas terem algum grau de influência na sua vida e no seu cotidiano:
A opinião semanal do Maluco:)
O Ministro Paulo Guedes deu entrevista atribuindo nota 7,5 ao governo e falando sobre os dois caminhos possíveis quanto à reforma da previdência em pauta de votação no Congresso = Ou salva ou mata o país, na opinião dele.
Pessoalmente discordo da nota, penso que a performance do governo comparada com a expectativa geral do povo é mais baixa.
Gosto de uma sentença que define o que é um bom líder : “é aquele que não é um gênio com mil auxiliares”
Eu acredito muito nessa sentença – para mim o melhor líder é aquele que escolhe assessores muito melhores do que ele e age como técnico do time de craques para juntos ganharem o jogo.
Particularmente, espero mais daqueles que estão no Staff do Presidente Bolsonaro (que pelo conceito citado não precisa ser gênio nem salvador individual da Pátria), principalmente de Paulo Guedes e Sérgio Moro, duas feras em suas áreas que são as que mais precisam decolar para tirar o Brasil da crise.
Curiosamente, são dois excelentes técnicos, mas com pouco jogo de cintura política e saber fazer política (a arte de saber conciliar interesses conflitantes de forma ética) é um atributo que eles devem desenvolver mais.
Tecnicamente ninguém discute a competência dos dois, mas ambos precisam aumentar seus capitais políticos pois seus conhecimentos técnicos de nada adiantarão se suas ideias não forem aceitas nem compradas, principalmente por políticos como os nossos, que barram boas ideias pela capacidade de se unir em maioria para defender interesses próprios, nem sempre benéficos para a nação.
Fazer reformas é algo muito importante para um governo como o brasileiro nos dias de hoje, pois quebrado como o país está moral, social, politicamente e economicamente, só com reformas estruturantes, podemos sonhar com dias melhores.
Do governo Bolsonaro, eu espero foco de mira à laser no combate à inflação, procurando mantê-la em torno da meta de maneira rigorosa para equilibrar por consequência outros indicadores igualmente importantes para a economia como a taxa de juros, a taxa de câmbio, a taxa de crescimento do PIB, a taxa de investimento e a taxa de empregos, entre outras.
Em seguida espero que foque com responsabilidade de bom gestor na redução dos gastos e do déficit público e que promova a devida abertura da economia para alinhamento com a velocidade das mudanças do mundo moderno.
Também espero que o governo busque aumentar a atual baixa produtividade no país, principalmente investindo pesado na educação tanto em quantidade quanto em qualidade (principalmente).
Espero que o governo busque o máximo de investimento em tecnologia (celulares, PCs, notebooks e internet) como forma básica de aumento da riqueza e do PIB per capta.
Afinal a tecnologia está provocando um nova revolução sem precedentes no mundo, atingindo inclusive o setor público, onde o chamado Governo 4.0 está ganhando cada vez mais força.
Tecnologias como inteligência artificial, big data, robótica, internet das coisas e blockchain estão transformando o setor público e as cidades no mundo inteiro. Os governos na linha de frente da revolução digital começam a colher os frutos: menos burocracia, mais transparência, mais prosperidade – que o Brasil se abra para abraçar essas novas tecnologias o quanto antes.
E que o governo combata com todas as forças possíveis a corrupção, o corporativismo nocivo, a insegurança pública e os problemas de saúde, educação e infraestrutura com firmeza.
Se Bolsonaro não precisa ser um gênio, que pelo menos seus excelentes auxiliares consigam levar adiante as metas que tanto o país precisa, a começar pela implantação da reforma da previdência, que tende a ser aprovada com algum sacrifício no Congresso.
Veja abaixo as capas das revistas dessa semana:
Para encerrar esse post de forma ainda mais motivadora, deixo você na companhia de uma deliciosa música de Zeca Pagodinho, pouco divulgada na mídia, mas tão boa quanto as outras canções mais famosas desse que é um dos mais carismáticos e competentes interpretes da música brasileira genuína :
Ouça : Jiló & Pimenta :
Leave a Reply