UMA EMPRESA SEM CLIENTES SÓ TEM DESPESAS
A FRASE INSPIRADORA DO DIA – DE MALUCO:) (MAURO CONDÉ)
Para ilustrar esse post, que fala de encantamento, escolhi uma obra de arte, uma pintura, um quadro que traduz o encantamento em pessoa.
Pintura “Dançarina Espanhola – de 1873 – da pintora Mary Cassatt
Eu adoro essa tela por causa do seu estilo romântico, típico dessa pintora talentosa que adorava pintar a beleza das roupas espanholas com todos os seus detalhes – esse quadro retrata uma simpática dançarina espanhola usando mantilha de renda.
Detalhe que me chama a atenção nessa pintura – o rosto familiar da dançarina.Você também não acha?
Óleo sobre tela de puro encantamento.
NÃO OUÇA O CLIENTE
artigo publicado nos jornais brasileiros em 6 fev 2018
Compartilhe Link: http://hoje.vc/1eqjw
*Mauro Condé
Cliente é aquela pessoa que está com seu dinheiro no bolso dela, o qual você precisa acessar da forma mais honesta possível.
Para fazer isso, você precisa descobrir quais são suas necessidades e problemas não satisfeitos ou não resolvidos e apresentar uma solução em forma de produto ou serviço cujos custos sejam infinitamente menores que o valor dos benefícios que ele receberá em troca.
Uma vez presenciei um diálogo entre o presidente de um grande banco internacional e seu melhor cliente, depois de descobrir que ele estava migrando sua gorda e polpuda conta para a concorrência.
Ao perguntar para o cliente como ele sentia que era a sua experiência com o banco, ele recebeu a seguinte resposta: “eu só recebo extrato”.
E ainda completou: “ah, e de vez em quando recebo uma ligação de uma pessoa de telemarketing que inicia a conversa me chamando de inativo, o que já me fez até pensar em começar uma academia ou uma terapia (risos)”.
O presidente ouviu silenciosamente a resposta do cliente e, ao final, conseguiu dele uma nova chance e a usou para inspirar uma revolução no atendimento da empresa, que gerou um incrível aumento das suas vendas e receitas.
Esse diálogo me revelou uma coisa importante: a melhor forma de tratar um cliente é não o ouvindo.
Não ouça o seu cliente.
Ao invés disso, surpreenda-o e encante-o com algo que nem ele sabe que precisa e que ele não espera e que supere todas as suas melhores expectativas.
Muitas empresas gastam rios de dinheiro com pesquisas para tentar descobrir o que tira o sono e gera insatisfação e frustração dos seus clientes.
De tanto ver e analisar essas pesquisas, cheguei a conclusão que as necessidades dos clientes seguem uma mesma hierarquia básica sempre:
Em primeiro lugar, todo cliente deseja pontualidade e disponibilidade.
O sonho número um de todo cliente, de qualquer empresa, é encontrar na primeira procura e receber o que comprou dentro do prazo, nem um dia além dele.
Em segundo lugar, todo cliente deseja acurácia ou qualidade: espera que os produtos cheguem dentro do prazo e de acordo com o pedido e sem nenhum defeito.
Não ouça o seu cliente.
Supere todas as suas expectativas de prazo e de qualidade, e surpreenda-o adicionando algo de valor que ele não espera e transforme-o em um cliente leal e fiel.
Transforme seu cliente em seu fã!
Afinal, uma empresa sem clientes só tem despesas.
Você! Uma pessoa melhor é o meu objetivo.
*Palestrante, consultor, fundador do Blog Do Maluco
Para encerrar esse post, pensei em uma música com poder de te inspirar e encantar, de te surpreender positivamente e que você jamais imaginaria ouvir.
Então escolhi essa linda canção, capaz de colocar água no cantinho dos seus olhos, caindo pura emoção e sensibilidade :
Ouça o tenor de Frei Alessandro nesta versão do
Pater Noster (Pai Nosso).
Aproveite para apreciar a imagem de Frei Alessandro cantando em salões monásticos e cercado por paisagens deslumbrantes.
A orquestração é impecável e permeada de um estilo romântico, do século XIX.
Se você gostar desta versão da famosa oração do Pai Nosso, envie esse post para seus amigos e parentes e provoque neles uma surpresa agradável e inesperada.
Leave a Reply