Minha dica de Cultura de hoje vai para o belo filme :
Com Amor, Van Gogh
Um ano após a morte de Vincent Van Gogh, o jovem Armand Roulin encontra uma carta escrita pelo pintor e direcionada ao irmão Theo.
Descobrindo que Theo não sabia da existência da carta, Armand decide viajar para entregar ele mesmo a carta.
Um lindo filme animado a partir do trabalho de 115 pintores que utilizaram as técnicas de Van Gogh. Ideia genial!
Van Gogh foi um dos maiores pintores de todos os tempos, cuja vida teve curta duração, apenas 37 anos.
A animação “Noite Estrelada”, inspirada num dos mais lindos quadros do pintor é de puro encanto e beleza e beira a perfeição artística.
As espirais azuis e amarelas e as pinceladas espessas, nos fazem lembrar do cenário da obra prima original, cujo pano de fundo é a cidadezinha de Auvers-sur-Oise, na qual Van Gogh morou no fim de sua vida, seus anos mais brilhantes, nos quais produziu melhores quadros.
Enquanto viveu Van Gogh foi uma pessoa desprovida de dinheiro e psicologicamente deprimida e triste e era dependente de seu irmão para sobreviver, inclusive artisticamente, pois era ele quem bancava seus materiais para pintura.
Esse lindo filme foi montado em torno de animações muito bem feitas, que retratam com maestria as telas de Van Gogh super conhecidas hoje em dia no mundo inteiro.
Ao todo, mais de 100 artistas pintaram, a mão, pinturas à óleo, que formaram os milhares de “frames” que deram vida ao filme, ao estilo de Van Gogh.
É o clássico da arte representando a arte com mais arte ainda.
O filme foi feito normalmente, com artistas reais que, depois pintaram a mão cada “frame” do filme, com o estilo de Van Gogh e as cores vivas tão características de seus quadros.
O roteiro inspirou-se nas cartas entre os irmãos e coloca uma pulga na hipótese de Van Gogh ter realmente suicidado.
Um ano após a morte do pintor, o filho do carteiro, Armand Roulin descobre a carta não entregue ao irmão de Van Gogh e resolve entregá-la pessoalmente e aproveita para bancar o papel de detetive amador para investigar o que realmente aconteceu com Van Gogh.
Procura as pessoas que conviveram com Van Gogh e as que foram os personagens de seus quadros.
A história e o roteiro se juntam com a pintura das animações e formam um clássico do entretenimento da melhor qualidade.
Van Gogh viveu como um miserável que teve seu valor reconhecido como gênio, anos depois de morto. Dizem que ele vivia muito à frente do seu tempo e padecia de timidez extrema. Era bom pintor, mas não conseguiria vender uma mísera garrafa de água, se preciso fosse.
A animação “Com amor, Van Gogh” foi premiada no mundo inteiro e vale como uma excelente dica para relaxar e espantar o tédio, a monotonia, a rotina, a falta de tempo e o stress do dia a dia.
Para sua pré-avaliação do filme, indico as notas que ele recebeu do público e da crítica nos melhores sites de cinema do mundo
7,9 na avaliação de quase 40.000 pessoas no site IMDB
8,6 na opinião do público – site Rotten Tomatoes
8,5 na opinião da crítica – site Rotten Tomatoes
6,2 na opinião da crítica – site Metacritc
8,3 na opinião do público – site Metacritic
8,5 em minha opinião pessoal
8,0 na média geral das notas acima
Crédito das fotos – fonte original : Site IMDB
Veja o trailer do filme :
Leave a Reply