Minha dica de Cultura – Dica de Filme de hoje vai para :
“MEMÓRIAS SECRETAS”
Sinopse do filme :
Zev (Christopher Plummer) é um judeu sobrevivente da Segunda Guerra Mundial, que descobre o possível paradeiro do guarda nazista responsável pelo assassinato de sua família há 70 anos:
Ele pode estar vivendo na América com identidade falsa.
Apesar de todas as dificuldades impostas pela idade avançada, Zev decide fazer justiça com as próprias mãos que tremem com a idade avançada e embarca numa longa viagem com um surpreendente desfecho.
Resumo da história do filme, a partir de trechos do seu trailer:
Logo que entramos na sala de projeção, passamos por um poster que mostra a sombra um homem bem velhinho e curvado, de costas para quem está vendo o poster e de frente para um passado longínquo, cercado de telas de arame farpado.
Em suas mãos uma pequena bolsa e uma grande sacola de roupas.
Acima da sua cabeça vemos os dizeres : Verdades Obscuras virão à tona.
Em cor laranja e com letras garrafais, o nome do filme é pintado nas costas do velho.
A tela é acesa e dentro dela, nos deparamos com um velhinho bem frágil, andando com dificuldade em direção a uma casa que parece conter um grande segredo.
Em close, uma pequena bolsa preta que ele carrega com sua mão esquerda.
Ao fundo, podemos ouvir em off, a voz de outro velho dizendo para esse primeiro :
“Você é a única pessoa que poderia reconhecer o homem que assassinou nossa família no passado (em campos de concentração na época da guerra)…”
A fita retrocede no tempo, alguns dias antes daquela caminhada e somos transportados para dentro de um asilo de velhinhos, onde o homem, que dava ordens para o matador igualmente velho, aparece moribundo, sentado numa cadeira de rodas e com uma enorme sonda enfiada em suas narinas.
Lúcido, porém incapaz de se locomover por conta própria, ele passa as instruções para seu parceiro de crime, que apesar de parecer relativamente bem de saúde física, é portador do mal de alzhemeir.
Ele tenta lembrar seu amigo desmemoriado do que eles tinham combinado fazer quando o “lobo” aparecesse.
Mentor intelecutal de um crime que os dois vinham planejando por décadas, o homem da cadeira de rodas planeja cada passo do crime que seu parceiro deve cometer.
Ele desenvolve um plano de fuga do asilo, plano que além de bem arquitetado em seus mínimos detalhes, tem toda a logística do crime antecipadamente programada e paga, desde os diferentes meios de transporte e os hotéis onde seu amigo que pode caminhar deve aparecer.
Para evitar que o matador se perca dentro do esquecimento em suas próprias memórias, o cadeirante deixa uma carta com instruções passo a passo, prevendo que o alzheimer do outro o impeça de se lembrar porque fugiu do asilo.
Dentro do primeiro ônibus que o matador pega para concretizar sua fuga e execução planejada, ele aparece com a cabeça apoiada no vidro da janela, com um olhar de alguém que está confuso sobre o motivo dele estar ali dentro.
Ele desce do ônibus, pega um trem, sempre guiado pela carta manuscrita pelo outro velho amigo que ficou preso no asilo, devido a sua imobilidade física.
Depois aparece se hospedando num hotel e dentro do quarto abre um álbum de fotografias, onde vê a foto e lê o nome do antigo matador que ele deverá exterminar : é Otto Walisch .
Inspirado pelo comando do amigo, o velho com quase 100 anos de idade caminha vagarosamente por um enorme corredor, quase que marchando e segurando com a maior firmeza aquela pequena e inseparável bolsa preta, que deverá ser aberta no momento do crime.
Em outra cena, o velho aparece entrando numa loja de armas e sem se lembrar do motivo que o levou até ali, retira do bolso a carta com instruções do amigo e lê que precisa comprar uma pequena arma.
O velho faz uma verdadeira viagem, alternando entre trem, ônibus e táxi, se afastando cada vez mais do asilo e deixando seu filho totalmente desesperado pelo seu repentino e inesperado sumiço.
O velho é visto dentro de uma loja de roupas, escolhendo uma nova camisa, seguindo instruções escritas na carta que carrega consigo.
Ao sair da loja, é parado por um segurança por causa do disparo do alarme quando ele deixa a loja.
O segurança exige que ele abra a pequena e misteriosa bolsa preta…
Depois de alguns dias de procura, o filho aciona a polícia de vários locais, enquanto o pai aparece apresentando seu passaporte num balcão de embarque, sempre se esquecendo da razão de estar fazendo aquelas coisas, até se lembrar novamente provocado pela carta escrita do amigo.
E ele encontra outros velhos homens nos locais que visita, chega a ameaçá-los com sua pequena arma, mas sempre desiste quando descobre que apesar de ter o mesmo nome do bandido que ele deseja matar, a vítima do momento é inocente.
Atormentado por um segredo, exausto e cansado, ele não se abala e continua implacável na busca pelo seu alvo.
Sem se lembrar bem como, o velhinho matador, se vê dentro da casa de um policial militar que mora sozinho, numa pequena cidade do interior do país.
De repente, sem saber bem porque ele entra em luta corporal contra o jovem policial, quando um cão policial muito bravo entre em cena…
Sempre movido pela vingança que parece ser maior do que as suas próprias memórias, o velho vive situações de tirar o fôlego.
O final do filme é muito intrigante e para saber mais a respeito, recomendo que se você puder tente assistir ao filme, recomendado para maiores de 16 anos por causa da temática forte que ele aborda.
Veja o trailer do filme :
Para sua pré-avaliação, indico a nota obtida por esse filme nos melhores sites sobre cinema do mundo :
- 7,5 na opinião de quase 19.000 pessoas no site IMDB
- 7,1 na opinião dos críticos no site Rotten Tomatoes
- 9.8 na opinião do público no site Rotten Tomatoes
- 7,3 na opinião do público no site Metacritic
- 8,0 em minha opinião pessoal
- 7,9 na média geral das notas acima.
Ouça a trilha sonora desse filme no link abaixo:
*crédito das fotos : fonte site IMDB
Leave a Reply