“A verdade é como poesia, e a maioria das pessoas detesta poesia”.
A frase inspiradora do dia extraída do filme indicado neste post.
Minha dica de filme de hoje vai para um filme que você pode assistir no conforto da sua casa:
“A Grande Aposta – (The Big Short)”
Agitação no mercado financeiro – agitação na vida das pessoas – estouro de uma grave bolha que gera uma das maiores crises financeiras respingando para tudo que é lado.
Enquanto o mundo inteiro celebrava tempos de vacas gordas e bonança, alguns gênios olharam para o que todo mundo estava vendo e enxergaram uma coisa diferente, estranha e de cheiro ruim.
Como numa avalanche, a economia mundial estava próxima do desmoronamento e estes gênios talentosos descobriram que isto ia acontecer apenas fazendo o que nenhum de nós tem o hábito de fazer – olhar e interpretar o placar do jogo do mercado diariamente através da análise de números e notícias de revistas, de jornais e de TV.
Eles analisaram o placar do jogo e perceberam que algo ia de muito mal a pior, enquanto o mundo inteiro achava que tudo ia muito bem e seguro.
O mercado financeiro imobiliário se escorava fracamente em empréstimos podres de crédito duvidoso e de alto risco que não seriam pagos de jeito nenhum, detonando uma verdadeira bomba-relógio silenciosa.
Este grupo de gestores teve a ideia de apostar contra os bancos que enganavam as pessoas, ainda que isto pudesse fazê-los parecer malucos ou drogados.
Brilhante, ousado, chocante, poderoso, inacreditável e pasmem : Real.
A crise começou nos Estados Unidos, atingiu a Europa, arrasando a Grécia, a Islândia e a Espanha logo de cara.
Os bancos lesaram as pessoas e este grupo de gênios das finanças planejava dar o troco na mesma moeda.
Esse filme reproduz nas telas do Cinema ou da TV a nossa história cotidiana, no nosso papel de meros expectadores do jogo do mercado financeiro, que mesmo parecendo inofensivo e seguro pode esconder maldades capazes de atingir em cheio até as pessoas que não se interessam e não acompanham o noticiário sobre o mercado financeiro.
Muita gente produz, trabalha, ganha seu suado dinheirinho e o deposita na caixa preta dos bancos, tampando os olhos e ouvidos, na expectativa de que os bancos saibam como cuidar de suas moedas preciosas.
De um lado dessa história, pessoas honestas, pessoas simples e que seguem à risca valores rígidos de integridade e honestidade.
Do outro lado, pessoas dotadas de uma ambição descomunal e totalmente sem escrúpulos que jogam contra a fé e a confiança das pessoas de bem.
Investimentos arriscados que viram pó por causa de problemas com pagamentos de prestações da casa própria, a princípio, inofensivos.
Tudo isso associado a falta de controle e regulamentação eficaz do mercado e do governo e envolvimento de grandes players do mercado, dispostos a perder ou ganhar muito.
O filme demonstra como o sistema financeiro vigente no mundo pode ser alimentado por muita ganância e corrupção, com total despreocupação pelo cidadão comum que produz, recebe e investe seus parcos recursos para sua simples sobrevivência, até que…
É um jogo entre os espertos, gananciosos e corruptos, contra os mais simples e ingênuos, um jogo de gato e rato do bem contra o mal.
Em resumo : Naquele tempo, em 2008, o mundo assistiu a uma das maiores crises financeiras da História, deflagrada nos Estados Unidos e espalhada para todo o mundo, empurrando milhares de pessoas para a fila do desemprego e do grupo dos sem teto.
Esse filme tem um trabalho magnífico de direção e de atuação de grandes atores que esforçaram com louvor para apresentar para o público intricadas e complexas engenharias financeiras numa linguagem simples e acessível, fazendo uso de jogos de câmeras nervosas, agitadas e cortes abruptos.
Truques como o de colocar na boca de personagens simples e do povo metáforas que explicam os riscos do mercado financeiro e o de fazer os protagonistas interromperem narrativas para se dirigir aos expectadores e conversar com eles na tentativa de explicar o inexplicável e o ininteligível por trás das grandes farsas e fraudes.
Aliás o recurso de colocar os personagens para dialogar com a platéia me fez lembrar cenas dos clássicos filmes de Woody Allen e das velhas peças dos teatros gregos.
A competente trilha sonora também ajuda a acompanhar a volatilidade dos mercados e dos corações dos envolvidos em tudo isso.
Prepare-se para conhecer personagens muito interessantes como :
-Meia dúzia de gênios da matemática e das finanças que ganharam dinheiro percebendo a deterioração de um certo tipo de aplicação financeira que levou muitos à falência financeira e moral.
-Um Nerd inteligentíssimo que atua como um super cruncher (devorador de números e dados) que usa todo o estoque do seu conhecimento para pescar com antecedência o que estava para acontecer apenas interpretando o diário de bordo do placar do jogo.
-Um sujeito com muita capacidade de percepção dos fatos e manipulação dos mesmos a seu favor, para aumentar ainda mais a sua gorda conta bancária.
-Um angustiado simpático, integro, ético e totalmente indignado que sofreu ao perceber o que estava acontecendo com pessoas pobres e indefesas sendo enganadas por grandes bancos cada vez mais gananciosos.
-E por fim um sujeito “bom vivant” ex-banqueiro, adepto da vida e da alimentação natural, morador em local distante do nervoso centro financeiro e que atuava como Consultor do mercado e vivia um dilema constante entre suas crenças pessoais e as práticas de seus colegas.
O Filme A Grande Aposta (The Big Short) tem as seguintes avaliações, de acordo com os melhores sites de cinema do mundo :
- 7,8 na opinião de quase 306.000 pessoas que o assistiram e o avaliaram no site IMDB
- 8,8 e 8,7 na opinião de público e crítica que o avaliaram no site Rotten Tomatoes
- 8,1 na média da opinião geral (público e crítica) que o avaliaram no site Metacritic
- 8,5 em minha opinião pessoal
- 8,4 na média das notas acima
Crises financeiras são cíclicas, eles vão e voltam, e assistir a este filme pode te ajudar a refletir sobre as próximas crises a fim de evitar cair em armadilhas.
Veja o trailer do filme:
Leave a Reply