A minha dica de Cultura de hoje vai em dose dupla :
-Um livro muito bom e uma série da Netflix excelente, inspirada no livro de mesmo nome : Se puder, recomendo que você veja e leia (eu fiz os dois e gostei da experiência) :
MINDHUNTER – CAÇADOR DE MENTES
Breve sinopse da série:
Estados Unidos, 1977.
Holden Ford (Jonathan Gross) e Bill Tench (Hold McCallany), dois agentes do FBI, possuem um plano ambicioso em mente:
Desenvolver a primeira pesquisa nos EUA sobre a mente dos assassinos.
Para isso, eles precisam ganhar a confiança dos detentos e superar uma série de desafios.
Não recomendado para menores de 16 anos.
Leia a resenha que criei misturando conteúdos e conceitos tanto da Série quando do Livro:
Inspirada no livro de mesmo nome, a Série conta a história do primeiro caçador de Serial Killers (matadores seriais) do mundo.
Tanto no livro quanto na série, respeitadas suas diferenças (menores do que suas semelhanças) John Douglas revela como se tornou um especialista em traçar o perfil de criminosos perigosos.
Quando trabalhava no FBI, John se tornou o nome mais reconhecido na hora de descobrir as características de um suspeito de cometer um crime bárbaro e ajudou a famosa agência a criar um departamento só para estudar o comportamento e os padrões desses criminosos.
Ao longo dos episódios da série e dos capítulos do livro, ele comenta uma série de casos em que trabalhou, alguns dos mais famosos acontecidos nos Estados Unidos.
Uma série fictícia inspirada em fatos reais, muito bem dirigida e executada.
John dedicou toda a sua vida e carreira a descobrir as caraterísticas mentais e comportamentais de quem cometeu um crime no passado, para tentar prever e evitar um crime no futuro.
Criou, junto com uma equipe super qualificada, uma metodologia que se baseava na descrição do que tinha acontecido para se perguntar do motivo (o por que) aquele crime foi cometido daquele jeito.
Essa segunda pergunta (o por que o crime foi cometido daquele jeito) é a chave da revelação de muitos crimes bárbaros, explica ele.
Ele elucida os motivos por trás das ações, lembrando sempre que a palavra motivação vem da juntas de duas outras = [[[MOTIVO]]] + [[[AÇÃO]]]. Pesquisando os motivos é possível descobrir a razão das ações dos bandidos.
Com isso passou a traçar com precisão quase cirúrgica um perfil com a idade, cor da pele, tipo de carro e histórico familiar e profissional do suspeito.
Um caminho nada fácil, pois como em toda novidade e Inovação, o trabalho dos geniais agentes do FBI liderados por John, teve que superar muitas resistências e obstáculos dentro da própria Instituição e até as resistências e obstáculos impostos pelos envolvidos (os detentos perigosos que eles tentavam entrevistar).
John atua como um professor que nos ensina, em linhas gerais, como perceber o padrão de comportamento de certos criminosos.
A série mescla com maestria um Thriller policial com altas doses de conhecimento de psicologia aplicada junto com muito suspense e mistério.
A série vai revelando aos poucos uma curiosidade interessante – o fato de que a grande maioria dos Seriais Killers são do sexo masculino e sugere o motivo pelo qual as mulheres quase não cometem esse tipo de crime, baseado em suas características comportamentais e psicológicas e sua forma de internalizar os maiores fatos estressores de suas vidas no passado.
Segundo conclusões do investigador do FBI e sua competente equipe, criminosos são mais fabricados do que nascidos, levando a crer que em algum momento da vida, alguém exerceu uma influência negativa muito forte e prejudicial na vida dos praticantes de crimes bárbaros.
Ele conclui que se o mundo tivesse mais carinho, respeito e amor pelas pessoas, principalmente nos seus primeiros anos de vida,o mundo teria mundo menos criminosos.
Detalhes da Série:
- John Douglas é brilhantemente interpretado por Holden Ford (Jonathan Gross) e conta com a competente parceria de Bill Tench (Hold McCallany) e da Doutora Wendy Carr (Anna Torv)
- Apesar de abordar temas que eu geralmente não gosto de ler ou ver no cinema, a série me prendeu muito mesmo a atenção pelo excepcional conjunto da ópera cinematográfica – excelente direção, excelentes atuações, roteiro muito bem trabalhado e produzido em seus mínimos detalhes.
- A série conta com uma fotografia, uma direção de imagem, um figurino e uma trilha sonora de cair o queixo.
Para sua pré-avaliação, indico abaixo a nota que a série tem até o momento em avaliações nos melhores sites de cinema do mundo:
- 8,5 na opinião de quase 118.000 pessoas no site IMDB
- 9,7 na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes
- 9,5 na opinião do público no site Rotten Tomatoes
- 7,9 na opinião da crítica e público no site Metacritic
- 9,0 em minha opinião pessoal
- 9,0 na média geral das notas acima
Crédto das fotos acima – site IMDB
Veja o trailer :
Ouça a trilha sonora :
Leave a Reply