Minha dica de Cultura de hoje vai para o Filme :
ALERTA LOBO.
Disponível no Netflix é um bom filme que narra um drama de guerra submarina.
O filme tem como protagonista Chanteraide (François Civil), um militar super especialista em acústica, operador de sonar de submarinos.
Chanteraide é considerado o melhor operador de sonar do mundo e tem habilidades auditivas excepcionais e por isso é colocado em situações nas quais sua capacidade é extremamente decisiva, inclusive para iniciar ou evitar uma terrível guerra nuclear.
O ambiente pós-Guerra Fria do filme mostra um pouco da operação dos submarinos nucleares franceses e seus sistemas de combate com radares e displays de sonar.
História do filme preparada a partir de trechos do seu trailer :
Antes do filme, observamos o seu poster, imponente revelando um enorme submarino azul mergulhado na imensidão do mar, em posição de ataque (como se fosse um feroz tubarão) e de guerra, seguindo um mergulhador que nada à sua frente segurando uma lanterna de alto alcance.
Fecham-se as cortinas, apagam-se as luzes e aparecem as primeiras imagens na tela.
Um imenso e agitado mar azul dá o tom das cenas e do roteiro.
A história começa com um ataque francês, preparado para resgatar uma equipe de forças especiais na costa da Síria.
Seu capitão, Grandchamp e o seu imediato no comando, D’Orsi, estão fazendo o possível para não serem detectados pelas tropas sírias que patrulham a praia e por um navio de guerra iraniano flutuando logo acima deles.
O herói do filme é visto durante um encontro com uma linda executiva do ramo literário, que o questiona sobre o que seria uma guerra acústica e quão perigosa ela poderia ser.
Eles se conheceram por causa da imensa curiosidade literária e persistência dele na busca por conhecimento sobre seus grandes inimigos na vida (os sons não facilmente identificáveis pelo ouvido humano).
Nas cenas seguintes, o protagonista é visto submerso, dentro de um submarino totalmente concentrado, quando ele ajeita seu fone de ouvido e avisa ter detectado alguma coisa no sonar.
Ao dizer que o alvo de sua detecção tem quatro pás, ouve seus companheiros e seus comandantes discordarem da existência de submarinos com quatro pás, com o que ele concorda e discorda ao mesmo tempo, por causa de sua intuição derivada do seu incrível poder de audição.
Enquanto mergulhadores equipados atravessam o mar em uma operação de resgate de soldados em terras inimigas, o especialista é fortemente pressionado por seus superiores para dar um parecer rápido e certeiro.
Ele chega a suar de medo, tensão, estresse e pressão pela resposta certa.
Cenas de perseguição aquática, movimentações de equipes e equipamentos submarinos combinados com um trilha sonora que aumenta o suspense, enchem a tela de belas imagens acompanhadas por uma trilha sonora de tirar o fôlego.
O especialista tenta acertar meio que no chute, quando descobre que não consegue saber que tipo exato e específico de ameaça é aquele objeto não identificável debaixo d´água, um desafio que até então ele não tinha vivenciado e cuja não identificação pode custar várias vidas.
Sem tempo para fazer escolhas, seu chefe toma uma decisão para lá de arriscada, contrariando toda a tripulação e confiando na intuição e no palpite do especialista e cenas fortes de um desfecho não programado para aquela missão são exibidas na tela.
Já em terra firme, de boné e mochila na costas, o jovem promete descobrir a verdadeira identidade daquele objeto não identificado e que ele não conseguiu detectar pela primeira vez na sua carreira.
Logo a seguir cenas com os superiores do comando de guerra submarina se reunindo, demonstrando semblantes preocupados, no quartel general do exército naval.
O comandante chefe da missão onde o especialista era o responsável pelo radar auditivo é promovido, tempos depois, para comandar o “terrível”, submarino de guerra altamente classificado.
Seu imediato vira o capitão do “Titã”.
Ambos se lembram do especialista em sonares e o desejam em suas novas equipes.
Helicópteros são vistos voando freneticamente sobre o mar, enquanto homens uniformizados correm, sobem e descem escadas de maneira frenética e agitada dentro do submarino mais importante do mundo.
Um ataque aos submarinos designados acontece e o presidente da República é envolvido para tomar a decisão de iniciar imediatamente ou não uma guerra nuclear mundial.
Truques e armadilhas são descobertos em pleno movimento de guerra.
Por questões que não posso revelar para não dar spoiler, o especialista em radares que utilizam ondas acústicas é primeiro afastado da equipe e depois reintegrado por causa da ameaça de guerra nuclear.
O especialista muda de meio de transporte e de helicóptero sobrevoa o mar, com um semblante tenso e de medo, preocupado com o que vai acontecer e com as graves consequência de suas escolhas em ambiente tão tenso e desfavorável.
Um forte movimento de guerra é inciado e logo em seguida os submarinos de elite são intimados a repensar suas estratégias de ataque, em plena execução, o que pode provocar conflitos e ações de guerra entre os próprios comandantes navais de alta patente e importância.
Dilemas técnicos, éticos e morais dividem as equipes em diferentes submarinos, quando o correto seria elas atuarem unidas.
Cenas fortes, vibrantes e intensas dão cor e vida à história que ocorre na superfície da plataforma.
Esse filme é uma verdadeira pérola escondida dentro do Netflix.
Para sua pré-avaliação, indico a nota que esse filme recebeu em avaliações das pessoas que o assistiram e lhe deram uma nota de 1 a 10 dentro dos melhores sites de cinema do mundo:
- 6.9 na opinião de quase 14.000 pessoas no site IMDB
- 6.1 na opinião dos críticos no site Rotten Tomatoes
- 7.4 na opinião do público no site Rotten Tomatoes
- 7.5 em minha opinião pessoal
- 7.0 na média das notas acima.
Veja o trailer e se gostar da ideia, veja o filme:
Leave a Reply