“★Um time sempre obtém melhores resultados do que só um amontoado de pessoas”
“Teamwork é a situação onde pessoas comuns reunidas conseguem atingir resultados incomuns★”
Duas frases inspiradoras do dia – de Mauro Condé
COMO MONTAR E MOTIVAR O MELHOR TIME DO MUNDO :
Mauro Condé*
Montar equipes de trabalho de alto desempenho é um dos desafios e uma das habilidades mais exigidas e valorizadas em um grande líder, cujo trabalho não mais depende da sua performance individual apenas, mas sim da performance de um grupo de colaboradores.
O líder de uma grande equipe não precisa conhecer nem saber lidar com mínimos detalhes operacionais.
Ele tem, sim, que dominar a arte de lidar com recursos finitos (tempo, dinheiro e principalmente gente) e saber interligá-los da forma mais competente e inteligente possível às estratégias centrais da empresa.
Um bom líder formador e motivador de grandes equipes precisa agir como um grande diretor de cinema, cuja missão principal é, tendo uma boa história nas mãos e o respectivo patrocínio, escolher o melhor elenco, os melhores atores e o melhor grupo de apoio possível. E depois disto gritar: “Ação!”.
Uma vez, almoçando com um amigo muito importante, ex-reitor de uma das universidades formadoras dos profissionais mais brilhantes do país, eu ouvi dele a palavra que melhor resume o segredo para a formação de uma grande equipe de trabalho:
– SELEÇÃO!
Garanta colocar para dentro da sua equipe sempre os melhores do mercado, pois quem atua com os melhores jogadores é que acaba ganhando a maioria dos jogos e por conseqüência, o campeonato.
Uma vez vencido o desafio de montar a melhor equipe do mercado, a missão é criar o melhor e mais motivador clima organizacional para envolver os novos craques contratados. E como fazer isto, resumidamente?
Em primeiro lugar, ao contratar os melhores, mais inteligentes e mais preparados profissionais do mercado, o líder traz junto com eles os seus respectivos egos, cada um mais elevado do que o outro, o que pode provocar competições internas no grupo por causa de vaidades pessoais.
Então a primeira missão do líder desta equipe de alto desempenho é criar o melhor ambiente psicológico de trabalho possível, desde o primeiro dia, nivelando, por cima o QE (Quociente de Inteligência Emocional) com o QI (Quociente de Inteligência Intelectual) – isto pode ser feito através de palestras, cursos e treinamentos de alto nível, antes mesmo de colocar os novos pupilos em campo.
O líder deve convencê-los de que eles não entraram para um reality show onde vários entram e só um sai vitorioso e sim eles entraram para uma equipe de alto desempenho, onde um só vence, se todos tiverem sucesso, através do trabalho em equipe.
O líder deve amarrar as avaliações de desempenho às métricas da performance da equipe como um todo, fazendo o indivíduo ganhar ainda mais quando o grupo todo for bem-sucedido, fazendo o trabalho em equipe prevalecer.
Em seguida, o líder precisa cuidar para que os melhores tenham as melhores condições físicas de trabalho possíveis – providenciando para que os escritórios e oficinas sejam os mais bem decorados, mais bem cuidados, limpos e pintados, com os melhores equipamentos, as melhores ferramentas e os melhores instrumentos de trabalho.
Ambientes de trabalho de empresas como Google e Apple são bons exemplos de ambientes profissionais e ao mesmo tempo leves e inspiradores.
E, por fim, cabe ao líder garantir que os novos comandados saibam claramente o que se espera deles em termos de resultado final do trabalho e dar a eles liberdade para que entrem em campo, vestidos de muito conhecimento e motivação para conquistar os jogos e o campeonato.
* Consultor de Empresas e fundador do blogdomaluco
Relaciono abaixo os pontos mais importantes que um trabalho em equipe perfeito precisa ter para levar um time ao sucesso máximo:
- UMA META CLARA E BEM DEFINIDA
O estabelecimento de uma meta clara compartilhada por todos os membros:
- PAPÉIS BEM DEFINIDOS
A definição de papéis para cada um dos membros da equipe de forma clara e bem distribuída.
Ter as melhores pessoas, as pessoas certas nos lugares certos é tão importante quanto o time em si.
- PROCEDIMENTOS BEM DEFINIDOS
A definição clara de procedimentos a serem seguidos para se atingir a meta.
A equipe precisa saber exatamente quais são os procedimentos definidos de forma estratégica e tática pelo seu comando para garantir a execução perfeita dos mesmos, ao estilo das melhores orquestras do mundo quando dão seus shows.
- .RELACIONAMENTOS BEM DEFINIDOS E SAUDÁVEIS ENTRE OS MEMBROS DO TIME
A definição de um bom entrosamento e um bom relacionamento entre os membros da equipe
Se você faz parte de uma bela equipe e deseja fazer com que ela tenha sucesso e nunca morra diante de grandes desafios, siga estes passos e corra para o abraço a cada vitória nova conquistada.
Para encerrar esse post, escolhi deixar você na companhia de 03 obras de arte :
1-Visual
Aprecie a obra de arte, a pintura :
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“O Time”, do cearense Aldemir Martins, acrílica sobre tela produzida em 1966.
Esse pintor era mestre em representar o esporte, principalmente o futebol como modelos de trabalho em equipe.
Para mim a analogia é perfeita.
2-Literária
Leia o Livro : “The Ideal Team Player” De Patrick Lencioni
Ele conta a história de um líder desesperado para salvar a companhia de seu tio, restaurando seu compromisso cultural com o trabalho em equipe.
Ele precisa decifrar o código sobre as virtudes que os jogadores reais possuem, e então construir uma cultura de contratação e desenvolvimento em torno dessas virtudes.
Além da fábula, Lencioni apresenta um quadro prático e ferramentas acionáveis para identificar, contratar e desenvolver os jogadores da equipe ideal.
Se você é um líder tentando criar uma cultura em torno do trabalho em equipe, um profissional de recrutamento procurando contratar jogadores de times reais ou um jogador de equipe que deseja melhorar a si mesmo, este livro se mostrará tão útil quanto convincente.
3-Musical
Ouça a bela música : Another Brick In The Wall (part II) – Pink Floyd
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