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O LOBO DAS VENDAS – VENDER QUALQUER COISA (PRODUTO, SERVIÇO, IDEIA, ARGUMENTO,…) É ALGO MUITO DIFÍCIL – VEJA UMA TÉCNICA PARA DERRETER OBJEÇÕES INESPERADAS DOS SEUS POTENCIAIS COMPRADORES:


Ao contrário do que as pessoas pensam, vender não é satisfazer necessidades.
Vender é mais do que isso :
Vender é remover obstáculos !
A frase inspiradora do dia – de MaLuCo:)


Para ilustrar este post escolhi como obra de arte, a pintura, óleo em tela que retrata um gênio em outra arte – a da escrita – é o quadro:

“Tolstoy” exercitando sua arte.

Eu adoro ler e diz a lenda que quem adora ler, adora antes de tudo escrever e talvez por isso eu valorize tanto a caneta como um símbolo de criação, como um grande instrumento da arte.

A caneta é  um dos instrumentos da arte da persuasão e a caneta é o instrumento que usamos para assinar contratos.

Uma das relações da Caneta com a arte da Venda é o tema deste post.


Naquela noite cinco amigos discutiam no restaurante sobre a ideia de empreender algo juntos.

Um deles, o com perfil de líder, pergunta para os outros :

-Vocês querem fazer alguma grana?

Cada amigo responde de forma diferente e o oriental da turma se gaba dizendo :

-Se eu quero fazer dinheiro ? Claro que quero e claro que posso – pois consigo vender qualquer coisa.

Sou capaz de vender qualquer coisa até para quem não precisa do que eu esteja vendendo. E dá um exemplo bizarro.

O líder gosta da resposta e emenda :

-É isso ! Você está certo ! Essa é a atitude !

Então ele provoca o oriental, pedindo para o mesmo uma demonstração do seu poder de persuasão, convencimento e de venda.

Ele tira de dentro do bolso de seu paletó, uma caneta e entregando-a para o amigo faz o seguinte pedido :

-Já que você é o senhor vendedor que vende qualquer coisa, me venda essa caneta !

O oriental o olha com os olhos arregalados, quase engasga de susto pelo pedido inesperado e sem saber o que fazer pede um tempo para terminar de comer seu sanduíche primeiro, numa clara tentativa de ganhar tempo para pensar.

Então o líder se vira para outro colega da mesa e faz o mesmo pedido :

-Brad, meu garoto, me venda essa caneta – mostre para todos aqui que você é o cara e que sabe como é que se faz para realizar uma venda em cima da hora e a partir do nada.

Surpreendendo a todos ali presentes, Brad calmamente aceita o desafio, pega a caneta das mãos do líder que o desafiou e  devolve o desafio com um outro pedido :

-Por favor, escreva o seu nome e o seu endereço no seu guardanapo aí para mim.

O líder abre um sorriso e responde :

-Infelizmente, não posso, pois eu não tenho uma caneta agora !

Brad, todo sorridente, diz em voz alta :

-É isso aí pessoal – demanda e abastecimento.

Então o líder se levanta enquanto todos aplaudem a rapidez de raciocínio do Brad e faz um discurso inflamado :

-É exatamente isso Brad, demanda e abastecimento.

Você me pegou criando uma necessidade urgente – para escrever o nome no guardanapo eu precisava da caneta e não tinha nenhuma no momento.

Para conseguir a venda é preciso criar algo que seu cliente precise!

Vocês me entenderam?


A história acima eu retirei de um trecho do filme “O Lobo de Wall Street” onde o personagem interpretado por Leonardo Dicaprio,  motiva e ensina, um grupo de amigos  inexperientes a arte de vender.

No filme, eles conseguem fazer com que sua equipe se transforme em um dos mais brilhantes e lucrativos times de vendas dos Estados Unidos.

Baseado em fatos reais.


Quando você for vender alguma coisa não foque nas características do seu produto ou serviço (pois características só aumentam a percepção de que o produto é caro (mesmo que o cliente não tenha perguntado o preço ainda).

Foque nos benefícios – naquilo que o cliente ganha com a sua solução para resolver o problema dele !


Veja o trecho do filme onde acontece a cena ” …me venda essa caneta” :

About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
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