Minha dica de cultura – de cinema de hoje vai para o filme disponível na Amazon:
“A Estreita Faixa Amarela”
SINOPSE :
Cinco homens são contratados para pintar a faixa amarela central de mais de 200 quilômetros de uma estrada que conecta duas cidades do México. Tendo que completar o trabalho em 15 dias, eles convivem diariamente embaixo de um sol escaldante, viajando em um caminhão. Solitários, eles enfrentam desafios, descobrimento a linha tênue entre as coisas, como o bom e o mal, a risada e o choro, e a vida e a morte.
RESUMO DETALHADO DA HISTÓRIA DO FILME:
O filme começa com a fala de Tonio, protagonista da história citando seu medo de morrer tal como acontece com os carros que são enviados para desmanches.
Numa conversa com um grande amigo, Tonio debate sobre o emprego nos dias de hoje, a alta procura e a baixa oferta, que proporciona às empresas aberturas para manipular seus empregados com a ameaça de demissão a qualquer momento.
Esse é o marco inicial para contar uma história que versa sobre buscas, encontros, reencontros e perdas ao longo da vida.
Fala da sensação de medo e angústia da possibilidade de perda de um emprego, a eventual busca por um novo e faz um paralelo dessa situação com o medo da morte se confrontando o tempo todo com a coragem, a vontade e a necessidade de viver uma boa vida.
Junto com um pequeno grupo de amigos, Tonio é admitido por uma empresa para cumprir a missão de pintar a faixa amarela central de uma estrada (numa extensão de 200 quilômetros) entre cidades do México.
O desafio aumenta de tamanho quando eles ficam sabendo que o prazo para cumprí-lo é curtíssimo, com margem de erro e de atraso zero, principalmente por causa das mudanças das condições climáticas previstas para esse período, que podem provocar deslizamentos de terras provocados por fortes tempestades típicas da região.
Um desafio que une homens diferentes com visões, comportamentos e necessidades distintas, mas que precisam se unir para realizarem juntos o mesmo objetivo.
O filme traz boas dicas e belas cenas que refletem a necessidade do trabalho em equipe e a necessidade de comportamentos como tolerância, empatia e respeito mútuo.
Contando com uma boa e simples história ilustrada por belos cenários e ótima fotografia, esse filme pode te inspirar muito em seus momentos de descanso e relaxamento.
Um filme que mostra o protagonista principal e seus amigos lutando para conquistarem um objetivo e enfrentando antagonistas que aparecem de repente e de forma surpreendente compondo um mosaico de obstáculos e problemas que se recusam à cooperar.
O filme é um excelente road movie (em que seus atores percorrem lindos cenários à pé) que narra uma história curiosa e interessante, mesclando drama e certa dose de tragédia com uma pitada inteligente de humor na dose certa.
A faixa amarela a ser pintada na estrada serve de metáfora dos vários caminhos que precisamos escolher durante a vida e as consequências que cada um pode proporcionar, com suas respectivas perdas e ganhos.
Representa a luta do ser humano e a sua eterna dúvida sobre a verdadeira constituição da sua própria vida – que se confunde entre determinação pelo destino ou pelo livre arbítrio baseado em decisões pessoais ao longo da estrada.
Para sua pré-análise, indico a nota que esse filme obteve nos melhores sites sobre cinema do mundo:
- 7,4 na opinião de mais de 1.400 pessoas no site IMDB
- 6,5 na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes
- 8,0 na opinião do público no site Rotten Tomatoes
- 8,0 em minha opinião pessoal
- 7,5 na média das notas acima
Esse é um filme que fala sobre a busca do ser humano por suas causas, seus motivos de viver, traçando seu caminho sem um mapa a direcionar os próximos passos.
Emocionante – vai te fazer refletir sobre o sentido da sua vida, a validade de suas decisões e escolhas, suas perdas, suas fases de solidão e sobre a necessidade de ter uma boa vida para ter uma boa morte.
Leave a Reply