Uma boa forma de inspiração na vida é viver desejando ser o no.1 naquilo que você faz.
Minha adaptação para uma famosa frase de Masayoshi Son.
O meu grande propósito, objetivo, meta e causa na vida é contribuir para você se tornar uma pessoa ainda melhor do que já é.
Para isso, eu tento ao máximo compartilhar informações úteis e muito relevantes que tenham o poder de te ajudar a aumentar o seu valor pessoal e profissional.
Nossos maiores inimigos pessoais comuns são o estresse, o tédio, a rotina e a falta de tempo do dia a dia.
Você, uma pessoa ainda melhor, mais bem informada com mais conteúdo em muito menos tempo – é o objetivo desse post.
Eu adoro ler, sou um leitor compulsivo de livros, jornais, revistas, sites, blogs,…
E também adoro compartilhar o que leio, em forma de curadoria, em forma de resumos preparados para te ajudar no seu processo de informação orientado para mais resultado e conteúdo no menor tempo possível.
Leia abaixo o resumo que preparei das matérias que li nas principais revistas semanais do mundo – o meu objetivo é gerar um radar que resuma e aponte aquelas notícias que você precisa focar a sua atenção para ter uma semana ainda melhor :
Tendo pouco tempo, eu te aconselho a ler em primeiro lugar a reportagem de capa da Revista The Economist.
Ela fala sobre um dos maiores ícones do mundo dos negócios nos dias de hoje – o asiático – Masayoshi Son – que até provem o contrário, é a referência e a inspiração para todos aqueles que pretendem administrar melhor suas carreiras e suas empresas.
Se você só tiver tempo de ler uma matéria, sugiro que seja a que fala do Masayoshi – além de não se arrepender, você pode aprender e se inspirar ainda mais para a vida.
Mas como a vida tem nos ensinado ultimamente sobre as pessoas e as empresas que fazem muito sucesso, procure equilibrar suas leituras tentando descobrir evidências do contrário ou motivos para não acreditar tanto nos mitos (já que muitos se desfazem com facilidade nos dias atuais).
Detalhando um pouquinho mais o mapa e o radar do que foi publicado essa semana, eu destaco :
Lendo as Revistas Nacionais, você descobrirá que :
A Revista Veja traz em sua capa uma matéria intitulada : “O Supremo por dentro” – o subtítulo promete uma radiografia exemplar do Tribunal que se tornou o epicentro do poder no país.
Na foto da capa, O Supremo visto do lado de fora do prédio, com a Escultura da Justiça no centro da foto.
Para conhecer os detalhes do Supremo, seus bastidores, seu funcionamento e seus ministros, você precisa entrar nas páginas internas da Revista.
Eles começam falando da Deusa da Justiça, aquela senhora de pedra que guarda a entrada do prédio, que não vê e nem ouve, numa metáfora para o símbolo da Justiça inspirada na antiguidade.
Depois detalha o perfil dos 11 ministros e dos cerca de 3000 mil funcionários que lá trabalham.
Estrutura o perfil dos ministros por idade, região, formação acadêmica e experiência e resume entrevistas feitas com a maioria dos ministros.
Depois a Revista detalha os processos que compõem o funcionamento do Tribunal e analisa o papel do STF no cenário político e social do Brasil do momento, que passa por uma verdadeira sacudida na Justiça diante das investigações dos casos de corrupção.
A Revista Isto É imprime em sua capa uma foto ao lado do texto = Quem são os acusados e o que pode estar por trás da morte de Marielle.
Já a Revista Época expõe em sua matéria de capa a foto e uma matéria falando do marqueteiro de Temer – chamado pela Revista de “grilo falante e palpiteiro” de Temer.
A Revista separa um grande espaço para falar de um marqueteiro, que ela mesma diz não ter um currículo conhecido. E começa a matéria associando o marqueteiro leal de 15 anos do Presidente ao incidente ocorrido quando Temer foi vaiado pelos sem teto numa tentativa frustrada de visita ao local do grave desabamento de um prédio em São Paulo.
Leia a matéria, tentando entender, pelo seu ponto de vista, o motivo dela ter sido a reportagem de capa e de destaque.
Destaques das Revistas Internacionais :
A Revista The Economist dessa semana destaca em sua capa a imagem de um rei, um mago do mundo dos negócios atuais – ela fala do reinado de Masayoshi Son e o impacto que sua aposta nos negócios de 100 bilhões de dólares pode provocar nos dias atuais.
A Revista fala da relevância e do impacto que Masayoshi está provocando para os empreendedores mundiais, como exemplo bem sucedido de um visionário com uma ideia e grande poder de convencimento e networking.
Segundo a Revista, ele está sacudindo o reino dos executivos e dos empreendedores mais bem sucedidos do Vale do Silício, obrigando-os a se tornarem ainda mais relevantes.
Particularmente, eu sou fã desse ambicioso líder de negócios asiático e cheguei inclusive a escrever um texto sobre ele numa das minhas colunas recentes sobre excelência em carreiras e em gestão de empresas – texto que reproduzo abaixo para te incentivar a também pesquisar sobre as melhores práticas desse gênio dos negócios.
Até que se prove o contrário, esse é o cara para ser admirado, copiado. Masayoshi é o exemplo de inspiração atual :
CRESÇA COPIANDO OS GIGANTES
Mauro Condé*
O gigante do momento que eu recomendo que você inclua no seu radar atende pelo nome de Masayoshi Son.
Nascido no sul do Japão e descendente de coreanos de origem pobre e humilde, ele superou o bulling e a discriminação que sofreu quando jovem.
Ele cresceu copiando outros dois gigantes: um que viveu no passado, um Samurai inspirador ,e outro vindo de dentro do McDonald´s.
Apesar de não ser fã de sanduíches, ele adorava o livro escrito pelo presidente da cadeia de fast-food no Japão.
Adolescente determinado, ele conseguiu ser recebido pessoalmente pelo seu ídolo.
Saiu de lá hipnotizado por um conselho: empreenda e invista numa empresa do futuro!
Enfeitiçado pelo conselho e por uma meta pessoal de conseguir 10 mil dólares por mês se dedicando apenas 5 minutos por semana, ele passou a se trancar em seu quarto semanalmente por cinco minutos cronometrados cada vez, até conceber sua primeira grande invenção.
Ele criou o primeiro dicionário e tradutor eletrônico do mundo, que patenteou e vendeu para a Sharp ganhando seu primeiro Milhão e Meio de dólares (muito mais do que os dez mil dólares que desejava ganhar se dedicando cinco minutos por semana.
Sempre se lembrando do conselho, usou sua primeira fortuna para investir em empresas do futuro, a maioria no ramo de computadores e internet.
Ficou bilionário e quase foi à falência quando estourou a bolha das empresas de tecnologia em 2000.
Persistente, visionário e persuasivo, recomeçou quase do zero, conseguindo grandes empréstimos bancários para investir em outras empresas do futuro, agora na área de Telecomunicações, telefonia celular e Internet móvel.
Investiu numa pequena empresa chinesa que ele converteu em uma das maiores empresas mundias da internet – a famosa Alibaba.
Investiu precocemente na Uber e em uma fabricante de chips que são montados dentro de quase 100% dos celulares existentes no mundo e dentro da maioria das novas máquinas e equipamentos modernos – ele espera fazer essa empresa, a Inglesa Arm, ser mais valiosa do que o Google, com mais de um trilhão de clientes nos próximos anos.
De olho em novas empresas do futuro, é hoje um dos maiores investidores nas indústrias de Robótica e Inteligência Artificial. Copie Os Gigantes para motivar e inspirar ainda mais a sua vida.
*Palestrante, Consultor e Fundador do Blog Do Maluco
A Revista Time destaca em sua matéria principal um questionamento sobre a possibilidade de mudanças dos “homens maus – principalmente os agressores sexuais.
Essa semana também destaco para o seu radar as revistas The New Yorker e a Revista Alemã Focus, lugares onde você pode encontrar matérias bem interessantes e relevantes para o seu dia a dia.
Para encerramento desse post, escolhi como trilha sonora, uma música com poder de inspirar ainda mais a sua semana:
Ouça – Mick Jagger – cantando – “Velhos Hábitos demoram para morrer – Old Habits Die Hard”
Veja a capa das principais revistas mundiais dessa semana :
Leave a Reply