O RESUMO DAS REVISTAS DA SEMANA :
Lendo as 15 principais revistas da semana pelo mundo (13-dez-15) eu vi que no Brasil o tema de destaque é o que as revistas chamam de ambição e jogo de poder do vice-presidente Michel Temer que demonstra interesse em assumir o posto de presidente da República em substituição a Dilma, a atual ocupante do cargo.
As revistas são unânimes em afirmar que o vice pode prejudicar mais do que ajudar a presidente no seu interesse de se manter no poder.
É olhar e observar os próximos passos desta novela com temas políticos e econômicos pesados e esperar onde eles vão terminar.
Pelo mundo, em várias revistas eu li alertas para a ascensão de políticos populistas de direita e extrema direita na Europa e nos Estados Unidos, todos eles usando a recente onda de medo e terror como plataformas políticas.
No meio de tantas notícias tensas e preocupantes a que destaca a Líder Alemã Angela Merkel como a personalidade do ano é para mim uma boa notícia – ela é um exemplo de liderança necessária para tempos tão confusos e difíceis. Se quiser leia meu comentário a respeito desta capa clicando no link abaixo :
Time Magazine – Angela Merkel – Person of the Year. A Revista Time elege Merkel como A Personalidade Do Ano – A mulher mais poderosa do mundo= Curiosidades sobre sua biografia : Sua formação acadêmica e que famosa boneca mundial foi inspirada na figura dela : – MaLuCo:)
As revistas analisam os prós e os contras desta situação, tanto em matérias de capa quanto em pequenos destaques.
Veja o que as revistas destacaram em suas capas :
A máquina do atraso de Dilma – é a capa da revista Veja – que tem na sua imagem a presidente enquadrada dentro de uma daquelas tvs de antigamente, em preto e branco, com seletor manual, sem controle remoto e um pedaço de Bombril na ponta da antena.
No texto da capa a chamada volta ao passado – com a política econômica da presidente Dilma que levou os brasileiros a reviver traumas que pareciam superados por governos anteriores.
Uma outra foto de Dilma também em preto e branco aparece na metade da capa da revista IstoÉ – dividindo o espaço com uma foto do vice-presidente Temer. Dilma parece olhar seriamente para seu vice, que está de perfil olhando para frente. As duas imagens são separadas por um rasgo de ponta a ponta da capa.
A revista fala ainda em desembarque – sob o comando de Michel Temer e com um programa de governo estruturado, o PMDB pode retomar o protagonismo dos tempos de Ulisses Guimarães.
A revista Época aponta para o Xadrez de Temer – em outra foto em preto e branco – agora só com o vice Michel Temer, a revista fala que ele deixa de ser meramente decorativo, empareda Dilma publicamente e busca apoio para assumir a presidência da república. Com o PMDB na retaguarda, Temer constrói candidatura ao planalto. Após carta vazada, vice-presidente tenta reagrupar o PMDB e a oposição e já não esconde o ímpeto de chegar à presidência.
Já a revista Carta Capital estampa outras duas fotos em preto e branco e coloca a imagem de Temer na frente da de Eduardo Cunha e tem como título : Michel Temer e Eduardo Cunha – O Complô
A revista Economist trata do Liberalismo como tema principal – estampando em sua capa o texto : Jogando com o medo – tanto na América quanto na Europa políticos de direita e populistas estão em marcha e o risco é real.
A matéria de capa estampa 3 fotos também em preto e branco – dando destaque para o americano Donald Trump e da líder de direita Le Pen,em ascensão na França.
Em imagem que mostra um cidadão se protegendo de um estetoscópio gigante que parece vir em sua direção, a revista portuguesa Visão mostra como e quando, na opinião dela, a medicina faz mal.
Mamografias desnecessárias, cuidados redobrados com a próstata e demasiado rigor com o colesterol. Há cada vez mais médicos a denunciar o excesso de exames e de medicação.
Esta matéria repete o tema que já postamos em resumos passados, quando a revista americana Time chama a atenção para discussões semelhantes – Que existe exagero e com ele riscos associados, não há dúvida – mas o grande desafio é como cuidar da saúde sem incorrer no erro contrário – o de cuidado a menos.
Leia as matérias de seu interesse em detalhe clicando na imagem das revistas abaixo:
Leave a Reply