Resumindo o resumo dessa semana – uma semana de perdas provocadas por várias crises, num efeito dominó da pandemia do coronavírus, com:
- O rebaixamento de posições na pirâmide social, pessoas da Classe A migrando para a B, da classe B para C e uma grande migração da Classe C para D e E no Brasil.
- O cancelamento de um grande número de planos de saúde e de planos odontológicos privados, a maioria em função do grande aumento da taxa de desemprego nos últimos meses e das dificuldades financeiras das empresas.
- A pressão por mudanças climáticas urgente, com mais enfase no combate ao desmatamento e a necessidade de descarbonização dos países
Minha proposta com esse post – contribuir para você ser uma pessoa ainda melhor e aumentar o seu valor pessoal e profissional, compartilhando com você um resumo do que mais importante eu vi hoje lendo 30 dos melhores jornais e 15 das melhores revistas do mundo publicados nesse fim de semana
(para tornar isso possível eu uso um processo de leitura dinâmica que aprendi combinado com um simples algoritmo de coleta de informações relevantes dentro das publicações que periodicamente leio).
Minha ideia é periodicamente publicar esse resumo sobre algo muito bom que li, vi ou ouvi e achei que precisava compartilhar.
Precisa ser um notícia que faça a diferença onde não apenas possamos aprender algo novo, mas que nos divirta e nos gere uma experiência positiva e agradável.
Antes de fazer o resumo, eu nunca sei o que eu vou encontrar dentro, apenas sei que vou encontrar alguns assuntos para lá de interessantes e muitas boas surpresas.
Coisas que eu não saberia de outra forma.
Mas me falam sobre assuntos que são essenciais para mim e que precisam ser compartilhadas com você para disseminar mais inteligência pelo mundo: Leia aqui:
Olá Você!
Após ler 30 dos mais importantes jornais do mundo e 15 das melhores revistas nesse domingo, dia 09 de agosto de 2020, preparei o seguinte resumo comentado para te ajudar a se atualizar sobre o que mais importante foi falado no mundo hoje, com o mínimo de tempo e esforço possível.
Espero que goste e, caso ache relevante e útil, que compartilhe com quem também se importa:
Abro esse resumo colocando o link de um artigo que publiquei nos jornais de ontem, que escrevi inspirado num filme muito interessante que vi no Netflix:
Clique aqui para ler “O Mendigo que salvou o Psicólogo” !
Veja aqui um resumo visual das notícias da semana, através das capas da principais publicações da semana:
O Aluno Ausente – Capa da Revista The Economist – Covid-19 será doloroso para as universidades, mas também trará mudanças
A matéria mostra e analisa os impactos da crise imposta pela Covid-19 na vida de milhões de estudantes e de muitas escolas e universidades pelo mundo.
As escolas perderão cifras vultuosas injetadas por alunos de todas as partes do mundo, alunos que ainda estão tentando se adaptar a um novo e totalmente desconhecido novo mundo, que está sendo desenhado ao vivo e a cores e online.
No entanto, os problemas estão se acumulando. A China tem sido uma fonte de estudantes estrangeiros com altos salários para universidades ocidentais, mas as relações entre o Ocidente e a China estão azedando.
Na maioria das grandes universidades os governos tem sido mais um ponto desfavorável do que a favor, numa crescente tensão entre políticos e instituições de ensino.
Os alunos por sua vez lutam para tentar recuperar o dinheiro investido em longos anos de ensino, nem sempre possível.
Então veio covid-19. Embora as recessões tendam a aumentar a demanda por ensino superior, à medida que as poucas perspectivas de emprego estimulam as pessoas a buscar qualificações, as receitas das instituições podem cair.
O dano do covid-19 significa que, pelo menos no curto prazo, as universidades ficarão mais dependentes dos governos do que nunca.
Aqueles que sobrevivem devem aprender com a pandemia. Até agora, a maioria deles, principalmente os que estão no topo do mercado, tem resistido a colocar os cursos de graduação online.
Não porque o ensino remoto seja necessariamente ruim – um terço dos alunos de pós-graduação estava estudando totalmente online no ano passado -, mas porque um diploma de três ou quatro anos no campus era a ideia das universidades e dos alunos de como deveria ser uma educação de graduação.
A Covid-19 também está catalisando a inovação. A Big Ten Academic Alliance, um grupo de universidades do meio-oeste, está oferecendo a muitos de seus 600.000 alunos a oportunidade de fazer cursos online em outras universidades do grupo.
Há um enorme espaço para usar a tecnologia digital para melhorar a educação. As aulas presenciais ruins podem ser substituídas por aulas online dos melhores do mundo, liberando tempo para o ensino em pequenos grupos que os alunos mais valorizam.
As universidades têm razão para se orgulhar de suas tradições centenárias, mas seus pedigrees antigos têm sido usados com muita frequência como desculpa para resistir às mudanças.
Se o covid-19 os sacode de sua complacência, algum bem ainda pode advir desse desastre. ■
O resumo acima combina trechos originais da revista com algumas colocações pessoais.
Termino o resumo dessa matéria com uma frase que faz pensar :
“Se você acha que a educação custa caro, imagine tentar o custo da ignorância”
A capa da Revista Time dessa semana discute o impacto do Covid-19 em tudo, principalmente no rumo das eleições americanas.
As muitas mudanças na vida impostas pelo Covid-19 tendem inclusive a mudar os rumos da política americana, com um Trump afundando em problemas por todos os lados, a maioria disparada pelo gatinho da inesperada pandemia do Coronavírus
COVID-19 mudou o teor da eleição de maneiras inconfundíveis. O otimismo despencou: a proporção de pessoas que acreditam que os EUA estão no caminho certo caiu 20 pontos desde março. A pandemia trouxe uma nova urgência a questões como o acesso a cuidados de saúde, desigualdade e rede de segurança social, enquanto tirava de cena os tópicos preferidos de Trump, a imigração e o comércio. “Os eleitores são fundamentalmente os mesmos, mas o contexto da eleição de 2020 mudou”, disse a cientista política Lynn Vavreck, autora de Identity Crisis: The 2016 Presidential Campaign and the Battle for the Meaning of America .
Os Estados Unidos já realizaram eleições em circunstâncias difíceis: guerras, depressões, desastres naturais. Cada vez, diante da dificuldade, votamos dentro do prazo; a cada vez, a democracia nos deu a oportunidade de escolher como sairíamos da crise.
Tão perto do sol – é a capa da revista alemã Focus dessa semana :
O sol é um mistério – e nossa relação com ele é tão complexa quanto sua obra. O que realmente acontece dentro da estrela do calor ainda não está claro. Os pesquisadores agora estão na trilha dos segredos finais – investiga a revista.
A nova Guerra Fria está em marcha, agora entre Estados Unidos e China e o campo de batalha é o do comércio, da tecnologia e das comunicações – vai do domínio da Tecnologia 5G à disputa pela Chinesa Tik Tok. Essa é a capa destacada pela revista Veja.
Longe de chegar ao fim, a tragédia da pandemia do coronavírus e seus efeitos, número crescente de casos e de mortes é o destaque atual da Revista Isto É – enquanto esperamos por uma vacina salvadora, corremos mais riscos com a reabertura do comércio – que se não acontecer aumenta a crise econômica.
Triste constatação que daria até para adaptar uma frase :
“Se correr o vírus pega, se ficar a crise econômica come”
Veja as manchetes dos principais jornais do dia :
- Impactos da Explosão em Beirut no Líbano
- Impactos do Covid-19 em todas as direções pelo mundo
- Recorde de mortes no Brasil, impulsionado pela pandemia com 100 mil vítimas da Covid-19, cinco meses depois da primeira morte.
Caso você tenha tempo e interesse, coloco abaixo os links de alguns dos melhores jornais do mundo – que leio para elaborar o resumo :
FRANÇA
Le Monde http://www.lemonde.fr/
Le Figaro http://www.lefigaro.fr/
ESTADOS UNIDOS
The New York Times http://www.nytimes.com/
The Wall Street Journal http://online.wsj.com/home-page
The Washington Post http://www.washingtonpost.com/
Los Angeles Times http://www.latimes.com/
Usa Today : http://www.usatoday.com/
The Boston Globe : https://www.bostonglobe.com/
ESPANHA
El País http://brasil.elpais.com/
REINO UNIDO
Financial Times https://www.ft.com
The Guardian http://www.theguardian.com/uk
The Times http://www.thesundaytimes.co.uk
ITÁLIA
Corriere della Sera http://www.corriere.it/
ALEMANHA
Frankfurter Allgemeine Zeitung http://www.faz.net/
Süddeutsche Zeitung http://www.sueddeutsche.de/
SUÍÇA
Neue Zürcher Zeitung. http://www.nzz.ch/
CANADÁ
The Globe and Mail http://www.theglobeandmail.com/
JAPÃO
Asahi Shimbun http://www.asahi.com/english/
Nihon Keizai Shimbun
http://www.nikkei.com/
PORTUGAL
Correio da Manhã http://www.cmjornal.xl.pt/
Público de Portugal http://www.publico.pt/
BRASIL
O Globo http://oglobo.globo.com/
Folha de São Paulo – http://www.folha.uol.com.br/
Estado de São Paulo – http://www.estadao.com.br/
Correio Braziliense – http://www.correiobraziliense.com.br/
Zero Hora – http://zh.clicrbs.com.br/rs/
Hojeemdia –http://hojeemdia.com.br/
Entre outros
Leave a Reply