Minha proposta com esse post – contribuir para você ser uma pessoa ainda melhor e aumentar o seu valor pessoal e profissional, compartilhando com você um resumo do que mais importante eu vi hoje lendo 30 dos melhores jornais e 15 das melhores revistas do mundo publicados nesse fim de semana (para tornar isso possível eu uso um processo de leitura dinâmica que aprendi combinado com um simples algoritmo de coleta de informações relevantes dentro das publicações que periodicamente leio).
Minha ideia é periodicamente publicar esse resumo sobre algo muito bom que li, vi ou ouvi e achei que precisava compartilhar.
Precisa ser um notícia que faça a diferença onde não apenas possamos aprender algo novo, mas que nos divirta e nos gere uma experiência positiva e agradável.
Antes de fazer o resumo, eu nunca sei o que eu vou encontrar dentro, apenas sei que vou encontrar alguns assuntos para lá de interessantes e muitas boas surpresas.
Coisas que eu não saberia de outra forma.
Mas me falam sobre assuntos que são essenciais para mim e que precisam ser compartilhadas com você para disseminar mais inteligência pelo mundo: Leia aqui:
Olá Você!
Após ler 30 dos mais importantes jornais do mundo e 15 das melhores revistas nesse domingo, dia 14 de junho de 2020, preparei o seguinte resumo comentado para te ajudar a se atualizar sobre o que mais importante foi falado no mundo hoje, com o mínimo de tempo e esforço possível.
Espero que goste e, caso ache relevante e útil, que compartilhe com quem também se importa:
Abro esse resumo colocando o link de um artigo que publiquei nos jornais de ontem, sobre como encarar a chegada inesperada de um novo futuro – Se tiver interesse em ler o artigo, basta clicar no link abaixo:
Dica de carreira mais valiosa hoje em dia = Para não morrer por obsolescência, procure dois novos mentores – o primeiro com a metade da sua idade e o segundo com a metade da idade do primeiro…. e tem mais, clique nesse link para ler o artigo :
artigo que escrevi para ser publicado nos jornais dessa semana
O QUE DIZEM AS FOTOS
Antes de ler, eu apenas vejo as fotos das diferentes publicações à procura de padrões entre as principais notícias.
E as fotos que eu mais vi nesse domingo estampadas nas capas dos principais jornais e revistas desse domingo, repetem de alguma forma as da semana passada – fotos de multidões aglomeradas em protesto contra todas as injustiças praticadas nos últimos dias. As fotos mostram manifestantes com semblantes irados e policiais fortemente armados em confrontos pelo mundo afora. Essa semana as fotos evidenciam mais atos e manifestações pacíficas que estão tomando o lugar dos protestos mais violentos.
As pessoas protestam inconformadas com as injustiças, desabafam pelo longo período de confinamento, extravasam pelo fato de muitas terem perdido seus empregos ou empresas e exigem mais competência, liderança e união entre os governantes.
Abaixo as capas e as manchetes das principais revistas e jornais que li no dia de hoje:
O PODER DO PROTESTO
Resumo da matéria de capa da Revista The Economist :
Numa capa com o fundo todo preto, aparece a imagem estilizada e um rapaz afro-americano com o joelho direito colocado no chão e com a perna esquerda dobrada, em cima da qual ele apoia seu braço esquerdo.O rapaz está usando uma blusa rosa, short azul, tênis branco e máscara verde.
“Raça e mudança social – O poder do protesto :
George Floyd não era famoso. Ele foi morto não na capital dos Estados Unidos, mas na esquina de sua 46ª maior cidade.
No entanto, na morte, ele se tornou a pedra angular de um movimento que tomou conta de toda a América.
Ainda mais notável, ele inspirou protestos no exterior, do Brasil à Indonésia e da França à Austrália.
Seu legado é a rica promessa de reforma social. É precioso demais para desperdiçar.
O foco está justamente na América.
Os protestos por lá, nas grandes cidades e nas pequenas cidades distantes da costa, podem ser os mais difundidos na longa história do país em marchas.
Após uma explosão de raiva após a morte de Floyd, as manifestações, como esperávamos na semana passada, foram esmagadoramente pacíficas.
Eles atraíram americanos comuns de todas as raças. Isso confundiu aqueles que, como o presidente Donald Trump, pensavam que poderiam ser explorados para forjar uma estratégia eleitoral baseada na ameaça da anarquia.”
AINDA SOBRE OS PROTESTOS:
Resumo da matéria de capa da revista Time:
Numa capa composta por uma foto totalmente em preto e branco a revista estampa a foto de uma rua totalmente tomada por protestantes contra o racismo deitados no chão, alguns segurando cartazes de protesto. Um rapaz sem camisa e de costas para a máquina fotográfica ergue com seu braço esquerdo um megafone, em sinal de liderança da manifestação.
“Despertar há muito tempo atrasado da América ao racismo sistêmico
Para muitos que passaram a vida lutando pela equidade racial, esses protestos em todo o país e o momento de acerto de contas foram há muito tempo
… Após uma guerra civil, a instituição da escravidão foi abolida legalmente, enquanto os EUA tentavam nominalmente fazer da violência racial uma coisa do passado.
…
Ou pelo menos, esse foi o cenário antes das últimas três semanas que transformaram Lafayette Park em um cadinho para a luta pelo ainda presente legado de escravidão na América: o racismo sistêmico.
Pouco antes das 19 horas do dia 1º de junho, um destacamento de forças locais, estaduais e federais, blindados da cabeça aos pés em equipamento anti-motim, disparou balas de borracha e pulverizou gás lacrimogêneo em uma multidão de manifestantes pacíficos reunidos no parque para protestar sob o mantra “Black A vida é importante. Momentos depois que a multidão se dispersou à força, gritando enquanto seus olhos ardiam com o gás, o presidente Donald Trump saiu da Casa Branca, ladeado por membros seniores de sua administração, segurando triunfantemente uma Bíblia para que a imprensa pudesse tirar algumas fotos.
Desde então, o debate sobre o racismo sistêmico se espalhou por todo o país e ao redor do mundo . A administração de Trump negou repetidamente que a discriminação contra negros americanos está incorporada na estrutura política, econômica e social do país. Trump acredita que há “injustiças na sociedade”, disse sua secretária de imprensa, mas ela deixou de lado a noção de que o antiblackness é intrínseco à aplicação da lei nos EUA. Seu consultor de segurança nacional, Robert O’Brien, disse que a polícia racista é apenas “algumas maçãs podres”, acrescentando que “precisamos eliminá-las”. O procurador-geral William Barr alertou contra “assumir automaticamente que as ações de um indivíduo significam necessariamente que sua organização está podre”…”
O FOCO ATUAL = A GANÂNCIA CHINESA
Em uma capa de fundo azul, com o desenho de um dragão bege na parte de baixo da capa, rodeado por nove estrelas amarelas, a revista alemã Focus estampa com letras brancas o seu título = A Ganância Chinesa.
A Europa se tornará Chinopa?
Policiais do Reino Médio patrulham as cidades europeias, empresas estatais estão em uma farra de compras nos principais setores. Na crise do corona, a fome de poder da China está mais ameaçadora do que nunca. A Europa disputada pode se defender do imperialismo do Extremo Oriente?
ESTÁ NA HORA DE VOLTAR AO NORMAL E REABRIR O COMÉRCIO?
Em sua capa dessa semana, a revista Veja estampa um cadeado enorme na cor dourada, contendo um segredo formado por 06 letras onde podemos ler a senha : Brasil – a matéria questiona se é hora de reabrir o cadeado do controle do Covid-19, mesmo com números de casos e de óbitos em alta, Estados e Municípios ensaiam aberturas de suas economias locais e liberação da população para volta à vida normal, com algumas medidas de precaução, como o uso de máscaras. Ela revela o risco de tal gesto, mediante a ameça de aumento da curva de contágio e até de uma segunda onda do vírus.
OS ATOS DO GOVERNO:
A revista Isto É estampa em sua capa um leito de hospital vazio, composto por uma cama aberta com lençol branco e cobertor verde azulado.
A revista questiona a insinuação do presidente de que os leitos poderiam estar vazios e que os números de mortes poderiam estar sendo inflados para obter vantagens financeiras.
Em minha opinião não estamos diante de um caos só sanitário e econômico – o que já seria terrível por si só.
Diante de tais alegações sem comprovação a credibilidade dos governos de todas as esferas fica em cheque e a verdade, seja de que lado esteja, só revelaria um país com uma população “órfã” em um país com sérios problemas de gestão pública e falta de legitimidade e autoridade das pessoas que deveriam coordenar as ações para salvar quem está precisando.
AS MANCHETES DOS PRINCIPAIS JORNAIS DO BRASIL:
-O Desemprego em alta é o que destaca o jornal O Globo, alegando que mais de 50% da população do Brasil está sem trabalhar. Dado apontado pelo menor índice da história do indicador do IBGE, desde a sua criação. Desta vez, a crise está sendo maior do que as anteriores porque o problema do Coronavírus atingiu em cheio o grande contingente da população informal do Brasil.
-A crise entre os poderes foi tema da manchete da Folha de São Paulo.
-O Estado de SP destaca o aumento dos golpes virtuais durante a pandemia, fruto do aumento das transações online. Entre as fraudes mais comuns, o jornal destaca a clonagem do Whatsapp.
-A relação da China com os demais países tem sido investigada com uma lupa, com os jornais analisando os prós e contras das ações da potência chinesa em cima do vácuo deixado pelas fragilidades sanitárias e econômicas que assolam o mundo.
-A política do toma lá, da cá volta ao centro do governo federal, é o que dizem os jornais de hoje, alegando que Bolsonaro recua em promessa de campanha e abraça o extremo centrão, numa estratégia contra o risco de impeachment, Bolsonaro abraça fisiologismo, mas carrega instabilidade. O governo recria o Ministério das Comunicações e o entrega para o genro do famoso apresentador Sílvio Santos.
-E também os jornais abordam o risco do descaso do governo com a possibilidade de aumento da Pandemia entre os indígenas, inclusive na Amazônia.
– Ainda sobre o Governo, os jornais destacam uma tentativa
do governo para desidratar a Lei da Transparência e Lei de Acesso à Informação (nº 12.527). Ela foi determinada pela Constituição, promulgada 23 anos antes, para garantir plena visibilidade às decisões de Estado e aos atos dos agentes públicos. Tais atitudes tem gerado reações de diversos setores importantes do país.
AS MANCHETES E AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DOS JORNAIS PELO MUNDO:
-Os jornais estrangeiros destacam em suas manchetes de hoje:
-As consequências do coronavírus e do isolamento social na saúde mental das crianças e dos jovens, é tema de mais de um jornal, alertando para a necessidade de contato permanente e conversas com eles para medir a temperatura emocional de cada um. Apoio e incentivo, sem julgamento ou crítica são as palavras mais usadas por terapeutas e psicólogos como estratégia para lidar com essa delicada situação.
-As tensões em todo o mundo provocadas pelos protestos anti racismo são manchetes em todos os jornais, destaque para a preocupação com dois países em especial – Estados Unidos e Inglaterra. A renúncia da chefe de polícia de Atlanta, em meio a onda de protestos, foi muito destacada.
-Li no jornal alemão Sueddeutsche uma notícia curiosa e que segundo o próprio jornal requer confirmação científica antes de ser considerada verdade absoluta – diz a matéria –
“O estudo, segundo o qual os genes dos grupos sanguíneos influenciam significativamente a gravidade de uma doença do Covid 19, recebeu muita atenção, mas também críticas.
Por que as pessoas sofrem tanto com o Covid-19?
Os pesquisadores estão tentando descobrir quais genes influenciam o curso de uma infecção por Sars CoV-2.Fui um pouco atrás dessa matéria e descobri pelo site seuamigofarmacêutico que levantando informações de pessoas internadas com COVID-19, notou-se uma maior concentração em pessoas do tipo sanguíneo A e menos do tipo O. Mas atenção – os cientistas ainda estão testando correlações estatísticas entre esses dados para só depois garantir que não foi coincidência – Li essa matéria com reservas e acho que ela só serve como curiosidade e não como fato, por enquanto.
Caso você tenha tempo e interesse, coloco abaixo os links de alguns dos melhores jornais do mundo – que leio para elaborar o resumo :
FRANÇA
Le Monde http://www.lemonde.fr/
Le Figaro http://www.lefigaro.fr/
ESTADOS UNIDOS
The New York Times http://www.nytimes.com/
The Wall Street Journal http://online.wsj.com/home-page
The Washington Post http://www.washingtonpost.com/
Los Angeles Times http://www.latimes.com/
Usa Today : http://www.usatoday.com/
The Boston Globe : https://www.bostonglobe.com/
ESPANHA
El País http://brasil.elpais.com/
REINO UNIDO
Financial Times https://www.ft.com
The Guardian http://www.theguardian.com/uk
The Times http://www.thesundaytimes.co.uk
ITÁLIA
Corriere della Sera http://www.corriere.it/
ALEMANHA
Frankfurter Allgemeine Zeitung http://www.faz.net/
Süddeutsche Zeitung http://www.sueddeutsche.de/
SUÍÇA
Neue Zürcher Zeitung. http://www.nzz.ch/
CANADÁ
The Globe and Mail http://www.theglobeandmail.com/
JAPÃO
Asahi Shimbun http://www.asahi.com/english/
Nihon Keizai Shimbun
http://www.nikkei.com/
PORTUGAL
Correio da Manhã http://www.cmjornal.xl.pt/
Público de Portugal http://www.publico.pt/
BRASIL
O Globo http://oglobo.globo.com/
Folha de São Paulo – http://www.folha.uol.com.br/
Estado de São Paulo – http://www.estadao.com.br/
Correio Braziliense – http://www.correiobraziliense.com.br/
Zero Hora – http://zh.clicrbs.com.br/rs/
Hojeemdia –http://hojeemdia.com.br/
Entre outros
Leave a Reply