★ OSTRAS FELIZES NÃO PRODUZEM PÉROLAS – ÀS VEZES, SÃO AS PESSOAS QUE MAIS SOFREM NA VIDA QUE PRODUZEM A BELEZA, EXATAMENTE PARA PARAR DE SOFRER ★ “
A Frase inspiradora do dia – do mestre Rubem Alves.
A felicidade tem quatro letras
Texto original publicado nos jornais brasileiros de / 01/08/2017 – coluna semanal do Maluco:) sobre excelência em gestão de vida, carreira e empresas.
Mauro Condé*
D.O.S.E. são as quatro letras que uso para resumir como aumentar a felicidade. São as iniciais do quarteto de hormônios da felicidade
– Dopamina, Oxitocina, Serotonina e Endorfina.
Tanto a felicidade quanto a infelicidade são produtos químicos do nosso cérebro, gerados a partir de várias estruturas internas que as estimulam.
Sempre que experimentamos ou percebemos algo, nosso sistema límbico (a unidade responsável pelas nossas emoções e comportamentos sociais) faz uma rápida avaliação para decidir se algo vale ou não o despejo de um surto de produtos químicos felizes e saudáveis.
A pegadinha é que essa liberação não se dá de forma automática pelo nosso cérebro. Ela depende de nossa ajuda externa, através de sensações e experiências que vivemos e os caminhos neurais que elas formam.
A Dra. Loretta Breuning explica bem isso em seus livros.
Para aumentar a sua D.O.S.E. siga estas dicas simples:
– D opamina –
É o hormônio da motivação e da recompensa – para aumentá-la transforme seus desafios de vida em pequenos objetivos e metas de curto prazo, desfrute o caminho enquanto os persegue e celebre muito quando conquistá-los.
– O xicitocina –
é o hormônio do abraço, dos vínculos emocionais, importante para a construção da confiança. Para aumentar sua oxicitocina aumente suas ligações sociais saudáveis, reduza o isolamento e evite a exclusão social. Dê ou receba pequenos presentes inesperados. Abrace e beije mais as pessoas que você ama. Evite pessoas que te fazem se sentir mal.
– S erotonina –
Libere sua mente da influência alheia negativa e aprenda a se valorizar e dar mais importância, isso fará as pessoas te respeitarem mais e te verem como líder – recupere e estimule mais as recordações dos seus momentos felizes. Pratique mais exercícios físicos.
– E ndorfina –
É o hormônio da superação da dor física e emocional, considerada a morfina do corpo, uma espécie de analgésico natural que gera uma breve sensação de euforia desencadeada pela dor física. Quando você está correndo e sente que ultrapassa seus limites, é a endorfina que libera a milha extra para você continuar.
Para aumentar a endorfina, entre outras coisas, ria mais, assista comédias que te façam rir muito ou dramas que te façam chorar ou ouça músicas agradáveis – a endorfina mantém seu corpo ativo mesmo com dor para que você continue numa disputa. Desenvolva mais a sua resiliência, pois sem dor ninguém sobrevive.
(*) Palestrante, consultor e fundador do blog do maluco
Aprecie a obra de arte, a bela pintura : A mesa, 1925 – de Pierre Bonnard, apelidado pelos críticos em artes com o pintor da Felicidade.
A Obra de Bonnard é fundamental para poder compreender a passagem entre o pós-impressionismo e o simbolismo em um momento no qual a pintura passava por uma revolução radical através da cor.
Combinando a influência da pintura de Gauguin e da estampa japonesa, Bonnard desenvolveu um estilo próprio, vivaz e realmente original, onde o decorativo convive com um lirismo carregado de melancolia.
Mestre em representar em seus quadros a vida cotidiana como ela é.
Seus interiores, com ou sem personagens, não descrevem nenhum acontecimento notável, mas fazem referência a grandes temas e sentimentos, como a ternura, a solidão, a falta de comunicação ou o erotismo.
Bonnard desenvolveu uma técnica que exploara planos muito próximos e, na maioria dos casos, com cortes bruscos, para focar a atenção em um lugar, pessoa ou grupo específico.
Apesar da sensação de familiaridade transmitida por esses interiores, as mudanças frequentes de perspectiva e a iluminação artificial reforçam a impressão de que os personagens estão fechados, criando uma atmosfera carregada de mistério.
Leia o livro Habits of a happy brain (“Hábitos de um cérebro feliz”) da Dra.Loretta Breuning
Foi lendo esse livro que descobri que tanto a felicidade quanto a infelicidade são produtos químicos do nosso cérebro, gerados a partir de várias estruturas internas que as estimulam e principalmente que podemos atuar para gerar mais hormônios da felicidade de forma saudável e totalmente natural.
3-Musical
Ouça a boa música “Felicidade” de Seu Jorge :
Deixe uma resposta