“A passagem do tempo deveria ser uma conquista e não uma perda” A frase inspiradora do dia – de Lya Luft
Você gostaria de ter mais tempo na vida?
Quem no mundo corrido de hoje não adoraria ter mais tempo , não é mesmo?
Mas afinal de contas, é possível ter mais tempo disponível numa sociedade tão veloz e caótica?
O que você acha?
Numa escala de 1 a 10, onde você acha que se enquadra em relação a administração do seu tempo?
Neste post, eu vou tentar te ajudar com algumas dicas úteis para melhorar ainda mais a gestão do seu tempo e da sua vida :
“ADMINISTRAR BEM O TEMPO É A ARTE DE ESCOLHER O QUE NÃO FAZER” – MaLuCo:)
–Não existe nada mais inútil na vida do que fazer bem feito uma coisa que não precisa.
-
-Pegue uma folha em branco e liste nela tudo o que você tem que fazer no dia, no mês, no ano e gaste um tempão riscando aquilo que você não vai fazer (e que se não fizer, nada de ruim acontecerá na sua vida) – você vai sentir um grande alívio quando escolher o montão de coisas que não vai fazer para se dedicar às poucas coisas que mais importam na sua vida.
-
-Não perca seu tempo, ele é valioso, vale mais do que dinheiro – o homem mais rico do mundo é rico porque pode ter mais dinheiro do que os outros, mas tempo ele tem igual a todo mundo, inclusive igual a um mendigo – os dois têm 24 horas em seus dias e um não pode comprar o tempo do outro.
-
-Nem sempre quando uma pessoa reclama de falta de tempo, o problema dela é falta de tempo, mas sim falta de prioridades.
-
– Estabeleça poucas prioridades vitais para a sua vida pessoal e seu trabalho e não permita que nada desse mundo te desvio destas prioridades.
-
-Diga “Não” para aquelas pessoas e aquelas coisas que insistem em sequestrar o seu tempo e desperdiçá-lo com algo que não seja importante.
-
-Não também é resposta e quando dada de forma convincente com elegância e de forma agradável, faz as pessoas te admirarem por saber o que quer e onde quer chegar.
-
-Você tem muita coisa para ler e pouco tempo para se informar?
-
Cuidado para não naufragar ao navegar pela internet – aqui também quem reclama que não tem tempo, na verdade não é falta de tempo que ele tem – é falta de um filtro inteligente para selecionar a informação relevante.
-
-Crie filtros para peneirar as informações mais importantes para a sua vida – foque em informação e não em lixo :
-
–Lixo é tudo aquilo que você lê, gasta seu tempo e não muda em nada a sua vida para melhor
-
– Informação é aquilo que você lê e muda o seu comportamento e ou a sua vida para melhor ( esta é a grande causa do nosso blog – te ajudar a ser uma pessoa melhor, mais bem sucedida compartilhando informações úteis e relevantes que acrescentem algo novo na sua vida para melhor).
-
–Gerencie sua caixa de e-mails :
-
– crie caixas de entradas com o nome de suas maiores prioridades e faça com que todas as novas mensagens contendo essas palavras sejam direcionadas automaticamente para elas.
-
– crie uma caixa de entrada para direcionar os e-mails que são enviados para você como cópia apenas para conhecimento e segure sua ansiedade – faça uma leitura rápida e uma limpeza sem dó nessa caixa uma vez por semana apenas.
-
-Gerencie seu tempo com reuniões
-
-Só convoque reuniões em casos extremos
-
-Antes de participar de qualquer reunião, questione-se sobre a razão para você fazer isso. Se a reunião não tiver nenhum vínculo com suas prioridades, não participe dela – pois quando uma pessoa te convida para uma reunião que não tem nada a ver com as suas prioridades, ela simplesmente não está respeitando o seu tempo.
-
-
-Planeje seu tempo :
-
Crie uma lista diária, semanal, quinzenal, mensal e anual de coisas a fazer e ordene-as por importância e urgência.
-
Tarefa / Importância / Urgência / Ação :
-
Tarefa / Baixa Importância / Baixa Urgência / Lixo
-
Nunca perca seu tempo com tarefas pouco urgentes e pouco importantes – estacione-as num canto ou jogue-as no lixo – resista a tentação de gastar seu tempo com elas, pois geralmente são as que te tomam mais tempo e não te acrescentam nada. Respeite seu tempo.
-
Tarefa / Baixa Importância / Alta Urgência / Diga Não ou delegue
-
Diga não com firmeza, tarefas sem importância e muito urgentes são aquelas que levam os outros a te pressionar para se dedicar a elas, mas elas não se vinculam a sua prioridade, não ceda à pressão – simplesmente diga não. No máximo delegue a sua execução para outra pessoa – de preferência aquela que te pressiona para fazê-la.
-
Tarefa / Alta Importância / Baixa Urgência / Planeje
-
Planeje a execução dessas tarefas não urgentes e muito importantes – como elas são ligadas às suas prioridades vitais, planeje um tempo para se dedicar a elas – organize seu trabalho, seu estudo e sua vida em torno delas. Delegue tudo aquilo que for possível e acompanhe de perto a execução.
-
Tarefa / Alta Importância / Alta Urgência / Priorize! Sua vida deve acontecer aqui!Priorize e foque nas tarefas mais importantes e mais urgentes – dedique-se de cabeça nelas – não termine seu dia sem ter feito nada para executá-las dentro do prazo.
-
Libere tempo na sua vida de forma inteligente e por fim – separe um tempo todo dia, toda semana, todo mês e todo ano só para você – aprenda a tirar férias bem tiradas – pois estes momentos de relaxamento e descanso são excelentes para melhorar a sua qualidade de vida e são importantes e necessários para aumentar muito mesmo a sua produtividade e criatividade.
“O TEMPO É TEU CAPITAL; TENS DE O SABER O UTILIZAR. PERDER TEMPO É ESTRAGAR A VIDA”
Frase de Franz Kafka.
Para encerrar esse post de forma ainda mais motivadora e inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de aderte
1-Visual :
Aprecie a obra de arte, a pintura, óleo sobre tela :
” Par De Sapatos” – de 1887 – do gênio Van Gogh.
Olhe atentamente para o quadro acima – tente analisá-lo detidamente antes de continuar lendo este post.
Esta poderia ser apenas uma simples pintura esquecida num canto de qualquer museu pelo mundo, mas no entanto é considerada uma obra de arte das mais comentadas e elogiadas da história.
De quem seriam estes sapatos, a quem eles poderiam ter pertencido e o que a imagem dele te sugere – em que época teria sido pintado, o que a visão do todo do quadro te sugere.
Pare pense e analise por alguns minutos por conta própria e em seguida leia a análise deste quadro :
Em tese é um quadro simples de um par de sapatos, mas este simples quadro, além de ser considerado uma das maiores obras de arte de todos os tempos, foi alvo de muitas análises e debates ao longo da história entre vários intelectuais de diferentes ramos, entre eles o grande filosofo Jacques Derrida – autor do livro A Verdade Da Pintura -onde ele estuda as obras de vários pintores – entre eles Van Gogh e suas obras.
Em determinado ponto do livro, Derrida empreende uma brilhante análise exatamente acerca do debate em torno desta pintura “Par de Sapatos” de autoria de Vincent van Gogh que envolveu o filósofo Martin Heidegger e o historiador da arte Meyer Schapiro.
Em sua análise Derrida elabora uma reflexão acerca das problemáticas da representação e da verdade em pintura.
Heidegger, em 1936 escreveu um pequeno livro sobre obras de arte, no qual deu a sua teoria sobre este quadro – dizendo que via naqueles sapatos os sapatos de um camponês ao entardecer, provavelmente depois de um dia de muita labuta e que transmitia um sentimento de sofrimento da vida de um pobre.
E parecem mesmo com sapatos de camponeses, não parecem?
Schapiro, um historiador e professor americano após ler a obra de Heidegger, escreveu um ensaio dizendo que Heidegger estava enganado – que os sapatos não seriam de um camponês e sim de Van Gogh, seriam do próprio pintor, citando algumas evidências de que os sapatos poderiam ter sido mesmo de Van Gogh.
Jacques Derrida acabou se inserindo nesta polêmica e discordando dos dois – alegando em sua obra que o par de sapatos não seria nem de um camponês, nem do próprio Van Gogh –
Na verdade esta não seria um pintura de um par de sapatos, mas sim de dois pés esquerdos ou até dois pés direitos – olhe novamente para o quadro e veja que faz sentido esta análise de dois pés iguais ao invés de um par.
De acordo com sua filosofia, Derrida não acreditava na existência de pares metafísicos – ele não acreditava na polarização entre bem e mal, entre certo e errado e por isto negava a existência de um par de sapatos.
Ele era contra o pensamento em par. Uau!!!
Veja que maravilha é a arte, o que a interpretação de um simples quadro com apenas um par de sapatos pode gerar em termos de hipóteses e raciocínios intelectuais.
Isto demonstra a importância de um trabalho para lá de bem feito – ainda que muito simples, ele pode ganhar status de arte e quando isto acontecer, a promoção estará muito mais próxima do que a demissão.
2-Literária :
Leia o livro :
“Primeiro o Mais Importante: Como Ter Foco em Suas Prioridades Para Obter Resultados Altamente Eficazes” por Stephen Covey
3-Musical :
Ouça a trilha sonora que escolhi para este post, escolhi uma música que adoro ouvir quando tiro tempo para pensar no tempo:
“Cada Tempo em seu Lugar” (Gilberto Gil)
Leave a Reply