” O excesso de informação provoca amnésia.
A internet é perigosa para os ignorantes e útil para os sábios.
Ela não não filtra o conhecimento e
congestiona a mente de quem a usa.
Conhecer é saber filtrar”
Frase do famoso escritor italiano Umberto Eco
Para ilustrar este post, escolhi a obra de arte, o quadro de 1954 “Number 1 – Royal Red and Blue” do pintor americano Mark Rothko, uma das mais caras obras de arte da história.
Classificado como uma artista representante do expressionismo abstrato, Rothko era considerado um intelectual extremamente culto que amava a música e os livros. Amante da boa filosofia, era fã e seguidor de Nietzsche, de quem herdou os traços para sua inspiração.
Escolhi este quadro porque ele me sugere o interior de uma mente organizada, com seus compartimentos bem divididos e organizados.
Este post é oriundo de uma coluna recente que escrevi para jornais de grande circulação nacional e que foi muito compartilhada entre os leitores :
Por que você sempre esquece as chaves e
nunca esquece o carro?
Como ter uma mente organizada:
Para organizar a sua mente e melhorar a sua atenção e a sua memória, transfira o máximo possível de informação de dentro do seu cérebro para o mundo exterior da forma mais categorizada e organizada que puder.
Inteligente não é a pessoa que guarda tudo dentro do cérebro – é a que tem a mente organizada e descarrega tudo o que está lá dentro para o ambiente externo de uma maneira que usa o ambiente para lembrar onde está essa informação para acessá-la rapidamente quando necessário.
Atenção, memória e foco estão intimamente ligados ao “Aqui e ao Agora” e não ao que foi guardado para uso posterior.
Por que você perde e esquece as chaves, mas não o carro?
Porque tem menos lugares para guardar o carro do que as chaves.
Ninguém se lembra de coisas que não tenham lugares fixos para serem guardadas e recuperadas no momento certo.
Para não esquecer onde colocou as chaves, os óculos, celulares,… pendure-os em ganchos atrás da porta, coloque-os dentro de cestas estrategicamente localizadas dentro de casa para essa finalidade.
No seriado The Big Bang Theory, os nerds nunca perdem as chaves de casa – elas as deixam sempre debaixo do tapete ou num vaso próximo da porta.
Crie este hábito (ter sempre um lugar fixo e certo para guardar as coisas) e nunca mais perca nada.
Aplique esta dica para todas as coisas importantes da sua vida – não as guarde no seu cérebro – armazena-as em memórias físicas auxiliares super organizadas e categorizadas.
Quanto mais vazio o seu cérebro, mais organizada a sua mente.
Em relação às suas tarefas, procure se concentrar num único evento de cada vez ao invés de confundir e cansar seu cérebro fazendo-o pular inutilmente de uma atividade para outra sem terminá-las.
Atenção é o ato de colocar e tirar algo da memória. Otimize esse processo.
Informação em excesso gera decisões ruins.
Crie um filtro inteligente para selecionar apenas o mais relevante que você vai ler e reter na sua mente e na sua memória externa auxiliar.
Quando você não seleciona o que realmente precisa saber sobrecarrega enormemente o seu cérebro e no final acaba derrotado.
A atenção é um recurso de capacidade limitada e está intimamente ligada à memória.
Aprenda a se concentrar em apenas uma coisa de cada vez, seguindo a regra do mais importante primeiro.
Dica de leitura para as suas férias : Se puder, leia o livro “A Mente Organizada” de Daniel Levitin
Seja um mestre na arte de escolher o que não vai fazer e lembre-se que não há nada mais inútil do que fazer bem feito aquilo que não precisa.
(*) Condé é Palestrante, Consultor de Empresas e Fundador do blog do maluco
Para encerrar este post escolhi uma uma música que (segundo especialistas no estudo da mente da Universidade de Helsinque – Finlândia) ajuda a aumentar a atividade dos genes envolvidos na secreção de dopamina, melhorar a sensação de bem estar, a memória, o foco e a atenção – Ouça então :
Leave a Reply