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Como escolher uma palestra motivacional que mexa com seu time

Neste post eu vou compartilhar com você dicas interessantes sobre como escolher uma palestra motivacional que mexa muito com seu time. Para dar mais força e credibilidade ainda aos argumentos aqui expostos, vou rechear as dicas com exemplos pessoais – como eu geralmente faço para conseguir tanto sucesso em palestras para as quais sou convidado – vou descrever uma receita que funciona e dá resultado:

Nunca contrate uma palestra motivacional só por contratar. Fazendo isso você estará jogando dinheiro da sua empresa fora, jogando o seu dinheiro no lixo.

Contrate palestras motivacionais com o firme propósito de ajudar sua empresa e seus colaboradores a modificarem seus comportamentos para melhor na busca da concretização de objetivos e desafios concretos.

Motivação é a junção de duas palavras = Motivo + Ação e para que seus funcionários se sintam mais motivados, mais animados, mas energizados para enfrentar seus desafios, obstáculos e problemas você e sua empresa precisam providenciar para eles os motivos certos para a ação firme e determinada rumo ao sucesso.

Motivação é uma tarefa do dia a dia – todos os dias os líderes e gerentes das empresas precisam injetar no ambiente de trabalho os motivos certos para gerar as ações necessárias, positivas e construtivas.

A motivação pode ser sim aumentada através de uma boa palestra motivacional, mas para isto a palestra que você contratar deve seguir um roteiro que eu normalmente uso para produzir as várias palestras motivacionais que faço pelo mundo afora:

Evite contratar palestras padronizadas, aonde os palestrantes cheguem e abram um pacote de termos e jargões bonitinhos e simpáticos mas que não tenham necessariamente ligação com os desafios que sua empresa anda enfrentando atualmente.

Procure contratar palestras que te ajudem a resolver um problema, um desafio ou a explorar uma oportunidade específica – vincule toda e qualquer palestra contratada à melhoria da sua empresa sempre.

Nunca permita que uma palestra nasça e morra no mesmo dia, no mesmo momento – faça com que as palavras e os exemplos apresentados nela se incorporem nas soluções dos seus desafios diários e até na cultura da empresa.

-Eu particularmente considero uma palestra motivacional uma grande prestação de serviço com poder de mobilizar e engajar o maior número possível de colaboradores e como toda prestação de serviço, eu me cobro em gerar um retorno interessante para os clientes que contratam minhas palestras.

Alguma vez na sua vida, você já experimentou um período na sua empresa em que o clima, a moral, a motivação e satisfação estavam em baixa, por causa de fatores internos ou fatores externos como concorrentes famintos como lobos tentando arranhar a porta da sua empresa?

E não é horrível esta situação – você se sentir parte de um exército e olhar para o lado e ver seus companheiros sem brilho nos olhos, ameaçados por questões internas ou por concorrentes ferozes – sentir que seu time deixou o medo de perder superar a vontade de ganhar?

Alguma vez a baixa motivação do seu grupo de trabalho já tirou o seu sono?

Quanto você acha que a desmotivação e insatisfação permanente geram de perdas para a empresa?

Em termos de perdas financeiras, custos e despesas com perda de competitividade e de produtividade, a desmotivação, a desorientação e a insatisfação generalizada representam o topo do ranking dos maiores destruidores de valor de uma empresa. Esses custos minam a competitividade e a produtividade de uma forma inacreditável.

E o que é que você mais sonha fazer numa hora dessas, em que você chega a se desesperar ao ver sua empresa perder tanto valor financeiro com a desmotivação e a insatisfação instaladas na sua empresa?

Nesta hora, o que você mais precisa fazer é tomar uma série de medidas estratégicas, gerenciais e operacionais para reverter a situação – não é mesmo?

É neste momento que eu costumo entrar com minha palestra motivacional – onde eu tento transmitir para as pessoas aprendizados e segredos valiosos adquiridos ao longo de mais de 40 anos de carreira para que elas tenham a mesma informação sem precisar gastar os mesmos 40 anos para adquiri-los.

Eu aprendi que muitas vezes, quem vem de fora, ajuda a quebrar paradigmas e é o que eu tento fazer com minhas palestras motivacionais – eu tento ajudar as pessoas na melhoria de seus comportamentos e de suas ações na busca da concretização de sonhos e conquistas de resultados concretos e solução de problemas difíceis.

Eu nunca faço uma palestra padrão – onde eu tento encaixar o tema da palestra dentro das necessidades da empresa – eu faço exatamente o contrário – eu procuro entender bem antes o que mais tira o sono dos executivos que me contratam – que problemas, obstáculos, desafios e até que oportunidades eles gostariam de explorar através de uma palestra que dê um bom retorno lógico, psicológico e financeiro e que ajude a resolver grandes problemas em questão.

Eu sempre desenho uma palestra de trás para frente – eu parto do desafio ou do problema do cliente para produzir o material das palestras – eu tento conciliar os problemas vivenciados pela empresa com minha experiência, minha expertise e minhas habilidades de motivação e energização de grupos.

Fazer uma palestra motivacional inesquecível, me comprometer em ajudar concretamente com a melhoria do clima e do ambiente organizacional e principalmente com a solução dos problemas dos clientes e com a ajuda na melhoria dos resultados de negócio – este é o meu grande desafio mental em palestras.

Sempre que clientes me contratam para fazer palestras gerais, específicas e ou motivacionais e me perguntam o que eu preciso – eu respondo:

-Preciso que me desafiem!

About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
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