Novidades

Para aumentar ainda mais a sua Cultura – Obras de Arte – Pintura – Interpretação do Quadro – Relógios Moles ou A Persistência da Memória de Salvador Dali por M@LuCo:)

Artes - Pintura - Interpretação do Quadro - Relógios Moles ou A Persistência da Memória de Salvador Dali
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+


A Obra acima representada foi denominada de “A Persistência da Memória “.Seu autor foi Salvador Dali, um pintor espanhol(catalão) radicado em Paris e uma das maiores expressões do Surrealismo nas artes.

Dizem que esta obra é uma obra que ficada marcada em nossa memória, com seus relógios “moles” de difícil esquecimento. Segundo o próprio Dali, as formas e as cores do quadro ficam gravadas na memória de que o observa apenas uma única vez.

A interpretação deste quadro mostra relógios que conotam dois significados distintos : – primeiro – a preocupação com a relatividade do tempo e do espaço(ambos maleáveis).Pode-se observar também isto na marcação das horas, que é diferente nos 3 relógios pintados e também na representação da mosca pousada no relógio maior(que figurativamente indica que o tempo voa).

Pode-se notar também um contraste entre o macio e o duro (indicando sensualidade e erotismo) com as formigas representando decadência, atacando um dos relógios como se este fosse um produto orgânico indicando outro sinal da sexualidade inserida na obra, onde estas buscam saciar seus instintos.

Neste seu quadro, Dali também representa a ciência moderna, fazendo referências à teoria da relatividade de Einsten e as teorias de Freud relativas ao inconsciente e aos sonhos.

Como um quadro representante do Surrealismo e típico de Salvador Dalí, seu rosto está presente destacado apenas no fundo preto e as demais cores como o azul do céu e a cor de areia das rochas contrastam com o restante do quadro.

A paisagem de fundo do quadro representa Porto Lligat, localizado no norte de Espanha, (memória de infância de Dali).

Segundo o próprio autor, a inspiração para o quadro dos relógios moles veio de uma degustação de um queijo camembert que Dali degustava e ao mesmo tempo observava enquanto pintava. 

O quadro Persistência da Memória -1931 (que também foi chamado de Relógios Moles) foi pintado a óleo, aplicado sobre tela em 24 x 33 cm. É possível ser visto no Museu de Arte Moderna de Nova York(desde 1934).

M@LuCo:)


Agora o Desafio de Arte do MaLuCo para você leitor(a) :

Analise esta obra de arte você mesmo(a) :

Toda obra de arte tem um que de subjetivo, depende de quem a vê. Por isto, ao invés de lhe impor a minha visão, resolvi te convidar para um exercício mental =


 Veja este quadro e o interprete da sua forma. É simples e gratificante :

Analise :

  • O que o pintor quis dizer, que mensagem quis passar.

  • As cores – as que mais predominam, como elas se combinam

  • O primeiro plano, o segundo plano

  • Os personagens da pintura, quem seriam, como teriam sido fotografados

  • As demais imagens presentes na pintura


     Enfim, use a arte como ela deve ser usada – aprecie-a a seu gosto e faça o máximo de abstrações que você conseguir.


Agora, faça uma pesquisa sobre este quadro em livros de arte e na internet e complemente a sua análise.


 Se possível, faça como eu faço, de vez em quando, tente fazer um esboço, um rascunho do desenho ao seu jeito, para ter a experiência de recriar um esboço de uma grande obra de arte.

About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contact: Twitter

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*