Olá você ! Acaba de sair o resumo semanal das principais notícias publicadas nos 15 maiores jornais diários e nas 10 maiores revistas semanais do mundo inteiro.
De novidade, introduzimos o resumo rápido das notícias em apenas uma letra, a letra que mais marcou as manchetes que ganharam destaque durante a semana.
Lendo as últimas revistas nacionais e internacionais, percebi que os assuntos mais falados e que precisam estar no nosso radar de leitura (quanto ao impacto direto ou indireto em nossas vidas) são:
Notícias que foram destaques e precisam ser monitoradas quanto aos seus impactos posteriores e quanto a possíveis novas ocorrências semelhantes, dentro da premissa jornalística de que o futuro está escrito no passado.
Também percebi um padrão interessante na maioria das manchetes e destaques jornalísticos da semana. Eles podem ser resumidos em uma única letra – a letra M, conforme demonstrado abaixo:
- Michel Temer foi preso na última semana acusado de participar de esquema de corrupção pela operação Lava-Jato. Nessa segunda, em polêmica decisão de desembargador, Temer e seus amigos foram soltos. Muita coisa precisa ser explicada nessa história, tanto da prisão quanto da polêmica liberação em seguida. A justiça merece respeito e deve respeito ao povo.
- Moreira Franco, amigo e ex-ministro de Temer também foi preso nessa mesma operação
- Marcelo Bretas, o Juiz carioca da Lava Jato foi o responsável pela prisão.
- Moro, o juiz Sérgio Moro e agora Ministro da Justiça se posicionou pedindo que o o Congresso acelere a discussão do pacote anti crime e anti corrupção para aprovação e aplicação o mais rápido possível.
- Maia, o presidente da Câmara, reagiu ao pedido de Moro e acabou criando uma polêmica amplificada pelo Jornalistas. Maia alega que precisa dar prioridade para a aprovação da Reforma da Previdência e sugere que pacote anti corrupção entre na fila. Os atritos atingiram as páginas dos jornais e ganharam desdobramentos políticos e policiais. Detalhe Moreira Franco, preso essa semana é sogro de Maia. O pior dessa história é descobrir que as duas reformas cruciais para a população e para o país estão nas mãos de políticos que sobrepõem, à urgência e importância das mesmas, suas vaidades, seus egos e interesses pessoais que dão brecha para parecerem suspeitos. Pena que a prática da velha política possa prejudicar os novos rumos que são tão necessários e vitais para o país.
- Marielle Franco, a ex-política carioca que morreu brutalmente em um atentando voltou a fazer parte das manchetes, após a apresentação pela Polícia do RJ dos principais suspeitos pela sua morte.
- Maduro na Venezuela voltou a ser o tema internacional da semana, agora com o envio de equipamentos russos para suporte ao governo daquele local que está em pé de guerra com a maior parte do mundo.
- Mineradora Vale voltou a ser destaque por causa de suspeitas de prováveis riscos de rompimento em barragens mineiras, como a de Barão de Cocais.
- Mueller, o procurador especial, que investiga o presidente Trump quanto a acusações de possível envolvimento dos russos na definição das últimas eleições presidenciais americanas, afirmou, em relatório preliminar ao Congresso, não ter encontrado evidências claras de crime por parte do presidente Trump e nem tampouco evidências claras que o inocentem. As investigações continuarão, mas por enquanto esse relatório prévio foi um gol para o presidente, que impede a abertura de um processo imediato de Impeachment contra ele. Uma grande vitória política para Trump, ainda que não definitiva.
Vendo esse padrão, ficam duas perguntas :
Quais novas notícias de impacto envolverão a letra M? E qual será a nova letra ou o novo padrão que caracterizará as notícias da semana que vem?
Visualmente, veja através das capas das principais revistas semanais as matérias de maior destaque em algumas delas:
Leave a Reply