Minha dica de Cultura, dica de Cinema de hoje vai para o filme disponível na Amazon :
UMA DOCE MENTIRA
Voltando para a dica do filme da Amazon * Uma Doce Mentira *
Trata-se de uma comédia romântica francesa bem levinha e bem feita, sem a pretensão de ser o melhor filme que você já viu na vida e que, por isto mesmo, ( por gerar pouca expectativa) surpreende entregando momentos de entretenimento agradáveis.
“Uma doce mentira” conta a história de Émilie, uma moça linda, cabelo preto, bem curto e magrinha, marca da atriz que a interpreta (a francesa Audrey Tautou, famosa pelo filme Amélie Poulain).
Émile vive às turras com sua mãe, uma mulher mais velha e igualmente linda e sensual, cuja aparência externa não entrega o estrago interior pelo qual ela está passando em função do fim indesejado de um casamento com o pai de Émile.
Penso que família dá um pano pra manga para várias histórias de cinema, de tão complicados que são os relacionamentos entre marido e mulher, pais e filhos, irmãos e irmãs,…
Aqui o stress é gerado em torno dos constantes conflitos entre filha e mãe, tendo um pai sistemático como ponte.
Maddy é o nome da mãe de Émile e a confusão que elas criam entre si acaba gerando muitos motivos para você cair na gargalhada, ora por alegria, ora por desespero provocado principalmente pela situação emocional da mãe.
No fundo a filha é muito frágil, mas por fora tenta espelhar uma imagem de firme e durona para a mãe.
Émilie trabalha e é sócia num salão de beleza e vive tendo que interromper seu trabalho para dar um jeito em sua mãe, com dificuldades para lidar com a separação que está em curso e ela não deseja.
Ai, mantendo a tradição da boa comédia francesa, eles tentam colocar uma pitada de açúcar, que dependendo da dose pode azedar de vez a relação entre as duas.
É quando entra em ação Jean, o empregado faz-tudo do salão, recém contratado e que parece falso, de tão boa pinta e competente tecnicamente falando.
Nesta mesma época, cartas anônimas de amor circulam embaralhadas para lá e para cá entre esse estes personagens que vivem às margens do belo mar do sul da França.
O que começa como uma pequena mentira num papel embolado e descartado, acaba se transformando numa imensa bola de neve que quase atropela e sufoca todos que vivem aquela situação.
Tem uma hora, que ficamos em dúvida se o filme vai caminhar para o lado da tragédia ou da comédia, com forte tendência para esta segunda.
O filme escancara características de personalidades dos personagens, fala de timidez, complexos de inferioridade ou de superioridade temporários, fala do sentimento gerado pela dor do abandono e pela teimosia das pessoas que tentam controlar aquilo que não tem controle na vida.
Como eu te disse, não será o melhor filme que você já viu na vida, mas serve como uma boa opção para repouso da mente antes do início de uma semana cheia.
“Uma Doce Mentira” tem o propósito de nos deixar com uma sensação de leveza bem legal além de se mostrar um filme simples com a dose certa de humor.
É um filme nota 6,5 em minha opinião – veja o trailer abaixo e tente ver esta comédia leve, que vai deixar uma interrogação no final – o que você prefere ? uma doce mentira ou uma bruta e amarga verdade ?
Deixe uma resposta