Minha dica de Cultura … Dica de Cinema … vai para o filme :
Quatro viúvas de Chicago, em princípio sem nada em comum, decidem cometer um assalto para : -pagar a dívida astronômica que os maridos criminosos deixaram ; – tentar manter um futuro digno para suas famílias.
Entre o plano, a execução e o resultado da ideia, muitas aventuras, reviravoltas, suspense, tensão e uma história curiosa que vai te prender no sofá para descobrir o que acontece com elas.
Com elenco de primeira linha, diretor muito premiado, este filme já começa a prender nossa atenção pelo seu poster – uma tela escura divida ao meio … na parte de cima da imagem, quatro mulheres olhando para baixo, com olhar sombrio e triste … na parte de baixo – quatro homens olhando de forma compenetrada para a frente, enquanto imagens de carros explodindo, pessoas correndo, é centralizada na parte posterior do poster.
Um poster que sugere uma história sobre o ladro escuro e sombrio da vida, onde pessoas subvertem valores morais e pessoais e fazem escolhas que acabam respingando nelas mesmas e em suas famílias.
Quando você se prepara para ver o filme, depois de passar pelas imagens do poster, pula para dentro das cenas do seu trailer e descobre o que o enredo nos promete em poucos minutos :
É noite, uma mão desconhecida ergue uma arma e atira contra uma janela de vidro, com uma cortina estampada por dentro.
Filme dirigido pelo premiado diretor, vencedor do Oscar, Steve McQueen…
Tiros são ouvidos … um policial calvo, barbudo e alto … de uniforme cinza e distintivo em forma de estrela amarela, abre a porta …
A cena é cortada e uma linda mulher negra aparece abraçada a seu marido branco, demonstrando carinho e afeto entre eles…
Mais à frente, homens vestindo roupas com capuz marrom, entram dentro de um grande cofre apressados, segurando enormes malotes às costas …
Lá dentro recolhem apressadamente o máximo de pacotes contendo notas de dólares que conseguem.
Logo depois, um carro policial, farol, sirene e velocidade no tom máximo, aparece fazendo uma curva atrás de um carro onde homens mascarados atiram contra a viatura que os persegue.
Uma voz, em off, narra uma pergunta feita por um dos bandidos : “- quando baixamos nossos padrões?”
O motorista, o maior em tamanho de todos os ladrões, tira a máscara para ver melhor o trânsito agitado que aparece em sua frente.
Uma mulher loira e bem vestida troca carinhos em um restaurante com seu marido, enquanto a outra se despede do seu, com um beijo dentro do comércio que eles tocam juntos.
O motorista grandão é visto, cenas à diante, sozinho correndo com todos os malotes com o dinheiro roubado, tentando fugir e se proteger…
Enquanto ela chora e sente vibrações ruins, seu marido e os outros bandidos, são encurraldos pela polícia, baleados de cima em baixo, antes de terem o carro usado na fuga totalmente incendiado.
As mulheres se encontram por ocasião do enterro e lá aparecem combinando algo que pode mudar o futuro de todas elas.
Dentro da igreja, elas choram copiosamente, do lado de fora, políticos da cidade, que se opõe entre si, envolvidos na trama dos crimes que aconteceram, assistem ao velório em tom de observação atenta.
Sabendo que a viúva negra se apoderou de um caderno com anotações sigilosas e comprometedoras do marido branco, elas fazem um cerco contra ela, tentando intimidá-la para se apoderarem daquele documento revelador.
A viúva negra e a loira aparecem em um ambiente público, se comunicando apenas pelo olhar.
A loira retira uma arma do armário… enquanto a negra .. comenta sobre a coragem que precisam ter para fazer o que planejaram.
Dentro de um galpão, as três viúvas e uma assistente (uma manicure do bairro, contratada pela sua habilidade de dirigir agressivamente) vestem trajes pretos e colocam máscaras moldadas em acrícilico escuro.
Cenas de carros em perseguição alucinada, com capotagens e pessoas correndo para todos os lados são vistas na sequência.
Um dos políticos é visto com semblante sério pensando nos próximos passos, dentro de uma lancha de luxo, enquanto o capanga do político de oposição é visto num clube de bolice, jogando o dono do estabelecimento para fora da sua cadeira de rodas, em tom intimidador.
Cenas intercaldas nos mostram as quatro mulheres se preparando e malhando para ficar em forma no dia D.
Uma delas passa pelas ruas à noite, incendiando carros nas imediações, de onde pretendem fazer o roubo.
Vemos a loira caminhar com dificuldade, amparada nos ombros da manicure, depois de ser ferida no braço.
Dentro do galpão elas falam sobre sentimentos de medo, raiva, culpa e vergonha e sobre as consequências de tudo aquilo para seus filhos.
Enquanto os políticos aparecem em eventos de luxo e de gala, as mulheres dão duro no treinamento para atingirem a perfeição, erro zero em seus objetivos.
Atacadas no final do ato, uma delas ergue uma arma e aponta….
Para saber o enredo completo e o final da história, procure ver o filme.
Um passatempo curioso, tenso e divertido, que alterna altos e baixos, mais altos do que baixos.
É a minha recomendação de hoje – fique com “As Víuvas” e veja o trailer abaixo:
Leave a Reply