As principais palavras-chaves das revistas desta semana, organizadas graficamente por ordem de % de citação nas revistas que eu li.
Procure priorizar suas leituras por elas, para se manter muito bem informado com pouco esforço:
Uma causa que eu defendo apaixonadamente neste blog é compartilhar para que, juntos possamos melhorar o mundo e a vida das pessoas.
Malucando pelas 15 principais revistas mundiais da semana, em perspectiva, fazendo uma espécie de “voo de pássaro” por cima de todas as suas capas e depois mergulhando profundamente pelo interior da maioria delas (no Brasil e no Mundo), descobri que, se você parasse na frente de uma banca de revistas e devorasse as 15 principais do Brasil e do mundo, acabaria resumindo sua leitura com as seguintes conclusões:
Brasil
As revistas brasileiras da semana dão destaque para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
Rio 2016 – Com uma imagem do Cristo Redentor no primeiro lugar do pódio olímpico com a medalha de ouro, as revistas falam que o Brasil surpreende o mundo. A Olimpíada do Rio coloca a cidade e o país no centro da atenção planetária – os gringos estão descobrindo o real significado das profecias “desastróficas”. O COI disse que o Rio 2016 cumpriu o que prometeu.
Elas fazem um balanço positivo da primeira semana dos jogos e destacam, entre fotos e fatos, as façanhas do mito Michael Phelps, o inacreditável nadador que superou a depressão para se tornar o maior vencedor das olimpíadas de todos os tempos, dividindo a história das piscinas em antes de Phelps e depois de Phelps.
Falando de um voo sobre-humano, as revistas ainda reverenciam a excelente ginasta Simone Biles como a mais fantástica da história.
Em segundo plano, as revistas destacam a hora de sair da Presidente Dilma, que aparece numa foto usando uma roupa vermelha e preta saindo por uma porta de vidro. O destaque se deve ao julgamento final do seu processo de Impeachment, cada vez mais perto de um desfecho definitivo.
Em seus cadernos de negócios as revistas destacam o esforço da Adidas para competir no mercado das Olimpíadas, mesmo sem estar no rol das patrocinadoras oficiais. E destacam que o setor elétrico caiu no colo dos chineses, enquanto o setor de imóveis se transformou num desafio para as empresas construtoras que não conseguem entregar o que prometeram e para famílias compradoras que podem ser prejudicadas por isto.
Mundo
O envelhecimento – como o ser humano está conseguindo enganar a morte, com progressos no processo de retardamento do envelhecimento com poucos efeitos colaterais, onde as pessoas podem esperar comemorar seus 94 anos de idade correndo numa maratona. Vale muito a pena ler esta reportagem da Revista The Economist, bem produzida. Previsões otimistas falam sobre a extensão da vida até os 120 anos, o uso de células tronco para regenerar células desgastadas,…
Previsões pessimistas falam das consequências e do agravamento dos problemas econômicos e sociais de tais avanços, pois tornar a vida mais longa pode custar mais caro para o indivíduo e para a sociedade e trazer impacto para os atuais processos de aposentadoria.
A revista alemã Focus também traz uma excelente matéria sobre saúde do corpo e da mente que vale a pena ser lida.
E você, está preparado para ser comparado com Matusalém?
O polêmico candidato à presidência americana é alvo de capas das revistas internacionais com seus planos confusos e conflituosos.
Para isto, sugiro que você procure ler as notícias acima e principalmente procure interpretá-las de acordo com o mini roteiro abaixo – procure ver do seu ponto de vista, o que poderá acontecer quanto a:
- Os cenários positivos e otimistas e os cenários negativos e pessimistas que podem ser derivados das repercussões e consequências destas notícias.
- Cenas dos próximos capítulos e o que você está percebendo nas entrelinhas, ainda que isto não esteja escrito nas reportagens.
- Tente prever o futuro investigando o passado, onde notícias parecidas ocorreram e quais foram seus desdobramentos, pois o futuro costuma estar escrito nas pistas do passado, em minha opinião – quando as notícias são muito semelhantes em diferentes tempos.
- Finalmente e mais importante, procure avaliar a relação e o impacto destas notícias que estão sendo mais destacados em relação à sua vida pessoal, os seus ganhos (salários e receitas), o seu emprego, a sua empresa, os seus gastos e a sua família.
Eu procurei resumir os temas da semana, dar uma nova perspectiva sobre eles e te chamar a atenção para aqueles que você deve priorizar a sua leitura para se posicionar melhor no mundo e na vida – espero que goste e que te ajude.
Veja no final as imagens de algumas das revistas que eu pessoalmente li esta semana e clique em cima delas para acessar seus respectivos sites e ler suas reportagens:
Leave a Reply