Especial para Você: Resumo do que eu li nas 15 melhores revistas semanais do mundo (semana de 18 de juL a 24 de jul 2016)
Para você começar sua semana de trabalho minimamente bem informado sobre o que está sendo discutido nas principais revistas semanais do Brasil e do Mundo – este é o grande objetivo deste post :
Já que você não vai ter tempo para ler todos os blogs, sites, jornais, revistas, ouvir todos os áudios e Podcasts da internet, leia o blog do MaluCo:) – Nele eu resumo especialmente para você o melhor do conteúdo de todos os outros e que você pode ter perdido por falta de tempo:
As principais palavras-chave das revistas desta semana, organizadas graficamente por ordem de % de citação nas revistas que eu li.
Procure priorizar suas leituras por elas, para se manter muito bem informado com pouco esforço:
Uma causa que eu defendo apaixonadamente neste blog é compartilhar para que, juntos possamos melhorar o mundo e a vida das pessoas.
Malucando pelas 15 principais revistas mundiais da semana, em perspectiva, fazendo uma espécie de “voo de pássaro” por cima de todas as suas capas e depois mergulhando profundamente pelo interior da maioria delas (no Brasil e no Mundo), descobri que, se você parasse na frente de uma banca de revistas e devorasse as 15 principais do Brasil e do mundo, acabaria resumindo sua leitura com as seguintes conclusões:
As revistas desta semana falam de:
Brasil
Boa notícia = Algumas revistas estão colocando a economia brasileira numa perspectiva muito positiva, dizendo que o país agora está no caminho certo e que falta muito pouco para ele finalmente iniciar a sua decolagem no campo econômico.
O resgate da confiança empresarial é o prenúncio de que a retomada econômica será mais rápida e forte do que muitos imaginam e chegam a apostar que o Brasil pode crescer 2% em 2017 e 4% em 2018.
Se por um lado o tom da revistas é de otimismo, por outro elas citam um tema que gera alerta :
As principais revistas falam de um terrorismo à brasileira e tentam explicar o que está por trás da prisão de um grupo de brasileiros suspeitos de planejar ataques.
As revistas especulam sobre uma disputa entre Abin e PF quanto ao protagonismo na luta contra o terrorismo.
Segundo as revistas além de necessárias e corretas, as prisões foram cercadas de muito barulho na mídia, na maior operação antiterror já realizada no Brasil.
Além disto, as revistas citam que “o terrorista tecla ao lado” dizendo que é nas sombras da internet que cada vez mais jovens, inclusive no Brasil, convertem-se ao extremismo islâmico e planejam atentados na Olimpíada.
O combate ao terrorismo está sendo possível graças à ajuda externa, de órgãos de inteligência policial do mundo todo e graças à nova lei antiterrorismo – foi através delas que as autoridades brasileiras conseguiram prender este grupo de suspeitos.
As revistas também falam de Trump, canditato Republicano à presidência americana – elas falam do medo dele representar uma divisão daquele país e do possível mal que ele pode provocar ao mundo se eleito- numa tendência de crítica que eu vejo se repetir em muitas revistas pelo mundo.
No campo das finanças, as revistas destacam o maior calote da história brasileira, onde por uma série de tropeços e erros de gestão, a operadora de telefonia OI decretou um calote em suas dívidas de 65 bihões de reais.
E também destacam a negociação no ramo educacional brasileiro que permitiu uma grande fusão onde o maior grupo mundial na área de educação Kroton comprou a Estácio, criando um negócio de 26 bilhões de reais.
Já as revistas internacionais falam da situação tensa na Turquia, depois da tentativa de golpe militar, sufocada pelo governo de Erdogan e dos útimos atentados terroristas na Europa. Também li muito destaque para a candidata do partido democrático às eleições americanas, Hillary Clinton – ela deverá ser o destaque do noticiário durante a convenção do seu partido esta semana e deverá tomar o espaço de mídia ocupado pelo seu adversário Donald Trump semana passada.
Portanto, para que você se informe ao máximo com o mínimo de esforço e tempo necessário para isto, grave que as revistas estão cobrindo com grande ênfase muitas coisas relacionadas a estes assuntos.
Para ser produtivo e perspicaz na sua leitura semanal, procure direcionar sua leitura para estes temas.
Meu objetivo aqui não é formar a sua opinião, apenas te informar e sinalizar sobre o mapa das principais notícias, para que você se informe e forme a sua própria opinião.
Para isto, sugiro que você procure ler as notícias acima e principalmente procure interpretá-las de acordo com o mini roteiro abaixo – procurando ver do seu ponto de vista, as pistas dos fatos que evidenciam a verdade das notícias no meio de suas várias versões. Interprete o que poderá acontecer e afetar a sua vida através da análise de itens como:
-Os cenários positivos e otimistas e os cenários negativos e pessimistas que podem ser derivados das repercussões e conseqüências destas notícias.
-Cenas dos próximos capítulos e o que você está percebendo nas entrelinhas, ainda que isto não esteja escrito nas reportagens.
-Tente prever o futuro investigando o passado, onde notícias parecidas ocorreram e quais foram seus desdobramentos, pois o futuro costuma estar escrito nas pistas do passado, em minha opinião – quando as notícias são muito semelhantes em diferentes tempos.
-Finalmente e mais importante, procure avaliar a relação e o impacto destas notícias que estão sendo mais destacados em relação à sua vida pessoal, os seus ganhos (salários e receitas), o seu emprego, a sua empresa, os seus gastos e a sua família.
Eu procurei resumir os temas da semana, dar uma nova perspectiva sobre eles e te chamar a atenção para aqueles que você deve priorizar a sua leitura para se posicionar melhor no mundo e na vida – espero que goste e que te ajude.
Veja no final as imagens de algumas das revistas que eu pessoalmente li esta semana e clique em cima delas para acessar seus respectivos sites e ler suas reportagens:
Deixe uma resposta