As principais palavras-chaves das revistas desta semana, organizadas graficamente por ordem de % de citação nas revistas que eu li.
Procure priorizar suas leituras por elas, para se manter muito bem informado com pouco esforço:
Uma causa que eu defendo apaixonadamente neste blog é compartilhar para que, juntos possamos melhorar o mundo e a vida das pessoas.
Malucando pelas 15 principais revistas mundiais da semana, em perspectiva, fazendo uma espécie de “voo de pássaro” por cima de todas as suas capas e depois mergulhando profundamente pelo interior da maioria delas (no Brasil e no Mundo), descobri que, se você parasse na frente de uma banca de revistas e devorasse as 15 principais do Brasil e do mundo, acabaria resumindo sua leitura com as seguintes conclusões:
Brasil
Lendo as revistas brasileiras e internacionais desta semana você vai concluir que nada é exatamente como te contam – nada! Toda história tem sempre duas versões e apenas um fato – para tirar suas próprias conclusões e formar a sua opinião, você precisa escutar as duas versões e procurar descobrir o verdadeiro fato – que geralmente fica escondido através das evidências que provam as afirmações.
Portanto nunca acredite piamente em tudo o que ouve ou tudo o que lê – procure distinguir as versões do fato – tentando separar o joio do trigo sem ficar com o joio.
A arte da mentira representada por muitos políticos atuais no mundo inteiro é o tema predominante de capa e fundo das matérias das revistas desta semana.
Todo mundo mente! Afirma o famoso médico Dr.House numa série de TV conhecida, mas a mentira dos políticos costuma atingir um contingente maior de pessoas. E este foi o tema que me chamou a atenção nas revistas desta semana.
Óbvio que não podemos generalizar, pois em todo lugar existem bons exemplos também.
Nas revistas do Brasil, a Lava Jato, a Política, o ex advogado da União demitido pelo presidente da República, o próprio Presidente Temer, o deputado Eduardo Cunha, o ex-presidente Lula são os temas das principais capas tanto de forma isolada quanto pela forma como se relacionam e impactam umas nas outras.
Nas revistas econômicas, a forma como as montadoras estão se reinventando com carros compartilhados e autônomos pelo mundo é o grande destaque da semana.
Mundo
Nas revistas internacionais, a arte da mentira e os políticos são analisados também de forma individual e relacionada.
A revista The Economist exibe uma matéria interessante sobre a arte da mentira representada por uma geração de políticos que possuem na figura do candidato Donald Trump seu maior expoente – daqueles políticos que distorcem os fatos e os distanciam da realidade sem serem punidos por isto e o risco deste modelo ganhar e se espalhar ainda mais pelo mundo, caso os eleitores deixem se iludir por promessas sem o estreito relacionamento com a verdade.
O mundo nunca precisou tanto de mudanças para melhor como agora e o momento atual caracterizado pela realização eleições em vários níveis e em várias partes do mundo e do Brasil oferece uma oportunidade ímpar – desde que os eleitores mesmo não gostando dos políticos não abandonem a política e votem da forma mais consciente e exemplar possível.
A equação é simples : quanto melhor e mais consciente o voto do eleitor de um lado, melhor o panorama político do outro.
Portanto, para que você se informe ao máximo com o mínimo de esforço e tempo necessário para isto, grave que as revistas estão cobrindo com grande ênfase muitas coisas relacionadas a estes assuntos.
Para ser produtivo e perspicaz na sua leitura semanal, procure direcionar sua leitura para estes temas.
Meu objetivo aqui não é formar a sua opinião, apenas te informar e sinalizar sobre o mapa das principais notícias, para que você se informe e forme a sua própria opinião.
Para isto, sugiro que você procure ler as notícias acima e principalmente procure interpretá-las de acordo com o mini roteiro abaixo – procure ver do seu ponto de vista, o que poderá acontecer quanto a:
- Os cenários positivos e otimistas e os cenários negativos e pessimistas que podem ser derivados das repercussões e conseqüências destas notícias.
- Cenas dos próximos capítulos e o que você está percebendo nas entrelinhas, ainda que isto não esteja escrito nas reportagens.
- Tente prever o futuro investigando o passado, onde notícias parecidas ocorreram e quais foram seus desdobramentos, pois o futuro costuma estar escrito nas pistas do passado, em minha opinião – quando as notícias são muito semelhantes em diferentes tempos.
- Finalmente e mais importante, procure avaliar a relação e o impacto destas notícias que estão sendo mais destacados em relação à sua vida pessoal, os seus ganhos (salários e receitas), o seu emprego, a sua empresa, os seus gastos e a sua família.
Eu procurei resumir os temas da semana, dar uma nova perspectiva sobre eles e te chamar a atenção para aqueles que você deve priorizar a sua leitura para se posicionar melhor no mundo e na vida – espero que goste e que te ajude.
Veja no final as imagens de algumas das revistas que eu pessoalmente li esta semana e clique em cima delas para acessar seus respectivos sites e ler suas reportagens:
Leave a Reply