As principais palavras-chaves das revistas desta semana, organizadas graficamente por ordem de % de citação nas revistas que eu li.
Procure priorizar suas leituras por elas, para se manter muito bem informado com pouco esforço:
Uma causa que eu defendo apaixonadamente neste blog é compartilhar para que, juntos possamos melhorar o mundo e a vida das pessoas.
Malucando pelas 15 principais revistas mundiais da semana, em perspectiva, fazendo uma espécie de “voo de pássaro” por cima de todas as suas capas e depois mergulhando profundamente pelo interior da maioria delas (no Brasil e no Mundo), descobri que, se você parasse na frente de uma banca de revistas e devorasse as 15 principais do Brasil e do mundo, acabaria resumindo sua leitura com as seguintes conclusões:
Brasil
- Uma nova safra de delações no Brasil – na mais importante, Marcelo Odebrecht, dono da maior empreiteira do Brasil decide revelar seus segredos naquela que é considerada a mãe de todas as delações premiadas. Além dele, Leo Pinheiro(OAS), Sérgio Machado e Nestor Cerveró também prometem delações que podem sacudir o Brasil, implicar ainda mais a presidente Dilma, o ex-presidente Lula e outros políticos influentes, entre eles governadores e senadores, da situação e da oposição.
- As repercussões do infame e torpe estupro coletivo continuam como destaque nas páginas das principais revistas.
- Outra matéria importante destaca o que pensam os brasileiros com menos de 30 anos de idade – a geração que está construindo o futuro do Brasil – pela leitura desta matéria, dá para sermos otimistas com uma das gerações de jovens mais bem informados de todos os tempos, dispostos a aumentarem a autenticidade, a transparência e o debate.
- No noticiário onde as revistas falam sobre economia, as matérias também falam de otimismo e sinais de enfraquecimento da crise sendo emitidos pelas empresas brasileiras, até então muito pessimistas antes das mudanças recentes na política.
Mundo
Nas revistas internacionais, vemos um grande destaque para o relacionamento humano:
- Vemos o que as revistas chamam de tentativa de pressão sobre a liberdade de expressão do pensamento nos dias de hoje, onde paradoxalmente as informações são cada vez mais rapidamente disponíveis – elas alertam para este risco, representado por ações de censura de governos ao redor do mundo, ações de grupos organizados que ameaçam de morte repórteres e blogueiros por todos os cantos do mundo e ações de pressão por parte dos próprios usuários de redes sociais.
- As matérias pedem mais tolerância e mais espaço para expressão de ideias com liberdade como forma de desenvolvimento da humanidade. As revistas sugerem que respeitar as diferenças, principalmente as opiniões diferentes, pode ser a melhor forma de desenvolvimento pessoal e da humanidade. Afinal pessoas que pensam, que agem e que falam diferentes não são melhores nem piores do que ninguém, são apenas diferentes. Pense nisto.
- E também vemos reportagem falando sobre casamentos e dicas para que as pessoas se mantenham casadas.
Portanto, para que você se informe ao máximo com o mínimo de esforço e tempo necessário para isto, grave que as revistas estão cobrindo com grande ênfase muitas coisas relacionadas a estes assuntos.
Para ser produtivo e perspicaz na sua leitura semanal, procure direcionar sua leitura para estes temas.
Meu objetivo aqui não é formar a sua opinião, apenas te informar e sinalizar sobre o mapa das principais notícias, para que você se informe e forme a sua própria opinião.
Para isto, sugiro que você procure ler as notícias acima e principalmente procure interpretá-las de acordo com o mini roteiro abaixo – procure ver do seu ponto de vista, o que poderá acontecer quanto a:
- Os cenários positivos e otimistas e os cenários negativos e pessimistas que podem ser derivados das repercussões e conseqüências destas notícias.
- Cenas dos próximos capítulos e o que você está percebendo nas entrelinhas, ainda que isto não esteja escrito nas reportagens.
- Tente prever o futuro investigando o passado, onde notícias parecidas ocorreram e quais foram seus desdobramentos, pois o futuro costuma estar escrito nas pistas do passado, em minha opinião – quando as notícias são muito semelhantes em diferentes tempos.
- Finalmente e mais importante, procure avaliar a relação e o impacto destas notícias que estão sendo mais destacados em relação à sua vida pessoal, os seus ganhos (salários e receitas), o seu emprego, a sua empresa, os seus gastos e a sua família.
Eu procurei resumir os temas da semana, dar uma nova perspectiva sobre eles e te chamar a atenção para aqueles que você deve priorizar a sua leitura para se posicionar melhor no mundo e na vida – espero que goste e que te ajude.
Veja no final as imagens de algumas das revistas que eu pessoalmente li esta semana e clique em cima delas para acessar seus respectivos sites e ler suas reportagens:
Deixe uma resposta