Minha dica de cultura – cinema para esse fim de semana vai para a série:
PADRE BROWN
nota média 8,8
Exibida, entre outros meios, pela TV Cultura e aplicativo Cultura Digital , é uma série charmosa, cativante e que prende a atenção com episódios com roteiros criativos bem bolados, imagens, cenários e figurinos de muito bom gosto.
Ela é toda ambientada no interior da Inglaterra no charmoso período dos anos de 1950.
Diariamente a série vai ao ar à noite na TV Cultura, mas pode ser vista também em plataformas de streaming conhecidas.
O personagem principal do seriado é interpretado por Mark Williams (o patriarca da família Wesley, Arthur, na saga Harry Potter).
A ideia é mostrar um simpático e bondoso padre atuando além do seu ofício clerical, graças a um dom quase divino para solucionar crimes difíceis.
Ao todo são 70 episódios de 52 minutos cada, que, mostram um padre muito carismático sendo auxiliado por duas mulheres “prá lá” de simpáticas, a idosa Mrs Bridgett e a jovem Bunty – as duas funcionam como o famoso Dr.Watson amigo de Sherlock.
Seus únicos instrumentos de trabalho são uma boa e velha bicicleta de guerra, com a qual ele costuma perseguir os bandidos, um providencial guarda-chuva preto e sua mente altamente treinada para desvendar mistérios.
Frequentemente ele tem a companhia colaborativa e às vezes conflituosa de dois policiais que lembram as caricaturas dos famosos homens da lei personagens dos bons livros policiais ingleses.
Os anos em que passou no confessionário, escutando as mais diversas confissões dos fiéis de sua igreja, deram a ele certo parâmetro a respeito da origem do mal e do funcionamento da mente de um criminoso.
Cheio de humor e compaixão, o sacerdote-detetive Brown é um bom homem, ótimo padre e excelente detetive.
Exercendo o ofício de sacerdote de maneira totalmente inusitada, Padre Brown exerce seu papel de uma forma totalmente inusitada e diferente – ele se preocupa mais em salvar o pescoço e a almas daqueles que cometem crimes ou são injustamente acusados por eles.
Ele prefere tirar do que colocar a culpa nas pessoas – genial na minha opinião.
O cenário tem características tipicamente britânicas: grandes casas interioranas de arquitetura vitoriana, jardins secretos e estações de trem.
Lindas e belas imagens que ajudam a relaxar bastante.
Para sua pré-avaliação, informo a nota dada pelo público dessa série em mais de 150 países onde é exibida com sucesso:
- Nota 7,7 na opinião de quase 8000 pessoas no site IMDB
- Nota 10 na opinião do público no site Rotten Tomatoes
- Nota 8,5 em minha opinião
- Nota 8,8 na média das notas acima
Veja o trailer e se puder veja a série :
Leave a Reply