“Há muito tempo que o meu axioma é de que os pequenos detalhes são infinitamente as coisas mais importantes da vida.”
A Frase Inspiradora do dia dita pelo genial detetive Sherlock Holmes
Nada é pequeno para a grande mente
Opinião / Artigo que publiquei nos jornais deste dia 16/10/2018 :
*Mauro Condé
Acabo de voltar de uma excelente viagem rumo ao conhecimento, usando como meio de transporte excelentes livros sobre literatura.
Eles me levaram para a Inglaterra de 1887, onde fui bem recebido pelo maior detetive de todos os tempos, Sherlock Holmes.
Fui logo pedindo para ele : -Por favor me ensine algo que eu ainda não saiba e tenha o poder de mudar a minha vida para melhor.
Ele me disse: – Olá, meu nome é Sherlock Holmes e meu trabalho é saber o que as outras pessoas não sabem!
Vou te explicar o segredo da ciência do diagnóstico dos problemas por meio do do raciocínio lógico e da arte da dedução:
Observação é tudo:
Procure ver o que todo mundo vê e descobrir o que ninguém percebe. As pessoas veem, mas não observam.
Trace um panorama geral do caso a ser solucionado e adicione a ele cada detalhe que captar. Os detalhes escondem pistas preciosas.
Observe a linguagem corporal e os gestos das pessoas e procure imitar os envolvidos para sentir como eles sentem e imaginar como eles agem.
E não minimize situações comuns.
Deduzir é raciocinar duas vezes :
A primeira no sentido normal das coisas e a segunda no sentido contrário – isso adiciona à lógica uma grande dose de criatividade.
Reúna e colete dados, agrupe-os e transforme-os em informações e depois extraia o que de mais relevante encontrar nelas para gerar o conhecimento necessário para suas descobertas.
Formule e teste hipóteses em cima do que descobrir.
Divida um problema muito grande em vários problemas menores e independentes, analise-os separadamente e depois concatene tudo como se estivesse resolvendo um quebra-cabeça.
Descanse e relaxe quando chegar no pico do estresse por causa de uma investigação.
Depois volte ao caso mais relaxado, pois é no descanso que mora a chave da solução dos problemas mais difíceis.
Seja muito curioso e leia muito, leia o máximo que puder sobre tudo. A experiência nada mais é do que o conhecimento acumulado.
Afinal : “Para uma grande mente, nada é pequeno”
(*)Palestrante, Consultor e Fundador do Blog do Maluco
Contato para palestras – email : oblogdomaluco@gmail.com
Para encerrar esse post de forma ainda mais motivadora, eu deixo você na companhia de 03 obras de arte :
1-Visual
Aprecie a pintura “Sherlock Holmes & O Dr. Watson” obra de Sidney de Paget -1893.
Eu sou fã incondicional e leitor compulsivo das histórias de Sherlock Holmes, por encontrar nelas um bom passatempo, um grande redutor de curiosidades e por aprender muita coisa nova sempre.
Eu gosto desse quadro, originalmente em preto em branco (por ter sido pintado no período áureo da criação do personagem Sherlock Holmes)
Ele apresenta Sherlock Homes no exercício de sua prática de diagnóstico de grandes problemas ao lado do seu fiel escudeiro e amigo Dr.Watson.
2-Literária
Leia a coleção completa de livros que contam as aventuras de Sherlock Holmes.
Tem cada capítulo melhor do que o outro.
Eu já li a maior parte desses livros em meio físico e a outra parte terminei de ler através de meios eletrônicos (sites e ebooks muito interessantes).
Recomendo fortemente para aqueles que se interessam pela arte de diagnosticar problemas e encontrar soluções de maneira bem inteligente.
Serve para tudo na vida, além de ser um bom passatempo para esvaziar um pouco a mente dos problemas do dia a dia.
Aproveite para conhecer mais de Sherlock Holmes vendo as séries de TV inspiradas na obra literária de seu autor, Sir Arthur Conan Doyle :
Sherlock, House e Elementary – todas muito boas.
3-Musical
Ouça a música tema da trilha sonora do excelente seriado Sherlock da Rede Britânica BBC.
Uma curiosidade que descobri outro dia – um amigo meu fã de Sherlock Holmes e músico profissional me chamou a atenção para esse detalhe interessante:
A música tema da trilha sonora da Série Sherlock é a mesma do filme Sherlock Holmes que foi exibido nos cinemas em 2009, com pequenas diferenças no arranjo. Curioso, você não acha?
Leave a Reply