Mauro Condé*
Atreva-se mais – não tema o fracasso, pois é exatamente ele o maior ingrediente do sucesso, quando convertido em lições aprendidas. Lembra do Post-It?
A criatividade é um processo mental pela busca de soluções – para isso:
-
-Pare de perseguir a resposta certa logo de cara – faça como o garimpeiro que só consegue suas pepitas de ouro depois de peneirar muito barro antes.
-
–Use muito e ao mesmo tempo Fuja da lógica sempre – ela é uma armadilha que mata boas ideias por críticas antes da hora.
-
-Tenha a mente aberta por curiosidade e nunca fechada por convicção.
-
-Abuse do uso de metáforas e analogias.
-
-Aja como um viajante – ninguém cria nada sentado atrás de uma mesa de escritório. Exponha-se a novas experiências e novas ideias.
-
-Não se estresse por causa da ideia que não vem – ao invés disso, relaxe, saia para fazer algo que adora e ama de paixão – Arquimedes só teve seu momento de “Eureka” imerso dentro de uma banheira. Afinal – onde foi que você teve suas melhores ideias da vida até hoje-foi no local de trabalho? Aposto que não!
-
-Faça tudo a partir do interior da mente do seu cliente – é lá dentro que estão as melhores ideias que você ainda vai ter na vida.
-
–Caminhe, corra e pedale – quanto mais fisicamente você se exercita, mais criativo mentalmente você fica.
-
–Copie o que é bom – observe como as pessoas que você mais admira fazem as coisas, primeiro copie e depois transforme e melhore.
-
-Não queira ter as respostas certas, prefira fazer as perguntas certas – faça várias vezes as três perguntas que mais podem te deixar criativo – Pergunte sempre : 1-Por quê, 2-Como e 3-E SE (aumentar, reduzir, diminuir, multiplicar, recortar, eliminar, acrescentar, reorganizar, inverter,…)
-
-Reformule seu problema – a criatividade adora novos pontos de vista.
-
–Entenda muito bem um problema antes de ser resolvido – Eisten dizia que entender bem um problema é 90% da solução – sempre que ele tinha uma hora para resolver algo, ele gastava 55 minutos entendo um problema e 5 minutos agindo em cima dele depois de bem entendido.
-
–Uma das maneiras mais rápidas e mais inteligentes de resolver um problemão é divídi-lo em problemas menores e solucioná-lo por partes. Ninguém consegue digerir um problema do tamanho de um elefante – a saída mais inteligente é digerí-los em pequenas fatias.
-
–Crie uma rede de suporte criativa – cerque-se das mentes mais criativas que você conhece – troque ideias novas com elas o tempo todo.
-
–Questione sempre o status-quo, a sabedoria convencional, as regras ultrapassadas e obsoletas – quebre regras de forma inteligente. Ninguém nunca ganhou um Prêmio Nobel por seguir regras.
-
–Seja bom em colocar suas ideias no papel, mas seja melhor ainda em tirá-las do papel – ser criativo é executar aquilo que cria.
-
-Para finalizar uma pergunta : quando foi a última vez que você fez algo novo pela primeira vez?
*Condé é palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco
Para encerrar este post de forma mais inspiradora, escolhi deixar você na companhia de 03 obras de arte
1-Visual
Aprecie a Arte Relaxante : veja pinturas a óleo que aliviam o estresse
Obra de arte da artista @minayuyu, radicada em Tapei, capital de Taiwan.
2-Literária
Leia o livro : Um Toc Na Cuca
Em se tratando de estimular a criatividade, esse é um dos velhos livros que já li na vida e ao qual recorro sempre que preciso de mais inspiração.
Muitas vezes, o caminho para a inovação está em, simplesmente, encarar a trilha de uma maneira diferente.
Nesse livro o objetivo do autor é nos ajudar a “descondicionar a forma de pensar”.
Para isso, ele investiga alguns dos principais bloqueios mentais e padrões que limam o pensamento criativo.
Um toc na cuca de Roger Von Oech – Vale a pena.
3-Musical
Escolhi para te indicar uma estilo musical e uma música que combinam muito com relaxamento, criatividade e descanso mental
Ouça o íncrível Jazz do Lendário Bix Beiderbecke, um dos músicos de Jazz que eu mais adoro ouvir ao lado de Cole Porter, para produzir, criar e resolver problemas difíceis:
Leave a Reply