“UM PROFISSIONAL BEM SUCEDIDO DE VENDAS CUIDA PRIMEIRO DO CLIENTE, DEPOIS DOS PRODUTOS”
A Frase inspiradora do dia – de Philip Kotler, O Guru do Marketing Mundial
Para ilustrar este post, escolhi um quadro que representa uma das marcas que mais se destacam na história do mundo pelo seu marketing e pelas fantásticas vendas que esse marketing gera.
Há 100 anos a Coca-Cola promovia um concurso para criar a garrafa de vidro que se transformaria em um símbolo global: a “Contour”.
A garrafa, que desde sua criação vendeu centenas de bilhões de unidades.
Em 1914, a Coca-Cola desafiou as empresas norte-americanas a desenvolver “uma garrafa tão distinta que pudesse ser reconhecida no escuro, ou até mesmo despedaçada no chão”.
O objetivo era derrotar os concorrentes que tentavam imitar o refrigerante, originalmente produzido com água. gás, folha de coca e noz de cola, cujo aspecto ondulado serviu de inspiração para a elaboração do desenho da garrafa.
Na história da marca, faz parte seu primeiro anúncio publicitário em 1918 e em 1931 que incorporou o Papai Noel às campanhas de marketing.
Esse quadro representa uma marca que representa o conteúdo desse post, que originalmente foi publicado nos jornais da terça-feira – dia 24 de outubro de 2017.
DIFERENÇA ENTRE VENDAS E MARKETING QUE NINGUÉM VÊ
Artigo publicado originalmente nos jornais brasileiros em 24/10/2017 – 06h00 – Compartilhe Link: http://hoje.vc/1b9kv
Mauro Condé*
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Fazer Marketing é espalhar o milho pelo campo de modo que os patos sejam atraídos para ele. Vender é pegar uma espingarda e atirar nos patos pousados no campo, bem no alvo.
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Se os patos não estiverem pousados no seu campo, não culpe o setor de vendas.
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A metáfora acima eu aprendi com dois gênios dos negócios: Goldratt e Kendall.
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Quase nenhuma empresa hoje em dia pratica o marketing de acordo com o conceito acima. Em média, oito em cada dez empresas possuem sérias restrições de mercado, provocadas pela falta de pedidos e de vendas por falta de clientes.
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Uma lojista, amiga minha, tentou aumentar as vendas contratando mais cinco vendedores internos para sua loja e ficou surpresa e frustrada quando descobriu que tal ação só serviu para aumentar as despesas (principalmente salários) e não ajudou a aumentar as vendas.
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Quando ela me contou a situação, eu disse para ela que o grande problema dela não era venda, o grande problema era a falta de marketing ( falta de milho espalhado pelo campo para atrair os patos para que esses sejam fisgados pelos caçadores (os vendedores).
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Se não há patos suficientes pousados no seu campo você terá que considerar algo mais do que contratar e treinar novos vendedores e fazer promoções.
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Um marketing de sucesso deveria atrair um monte de patos para o seu campo e com cola sob os pés!
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Por que não há clientes suficientes em seus mercados que se sintam atraídos para o seu milho?
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O que você precisaria fazer para aumentar absurdamente o número de clientes que entram em seu negócio e principalmente que compram seus produtos?
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Esta é a pergunta a ser feita para se iniciar uma ação de Marketing bem sucedida.
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Ao iniciar essa ação agressiva de marketing garanta que os milhos espalhados para atrair seus clientes contenham em seus grãos todos os ingredientes que aumentam a percepção de seu valor para seus clientes :
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Mostre claramente como seus produtos e serviços resolvem os grandes problemas dos clientes e ao espalhar o milho, enfatize os benefícios (os ganhos financeiros e psicológicos) que os clientes obtêm comprando seus produtos.
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Faça Marketing de verdade – espalhe milhos no campo para atrair clientes potenciais –, descubra a causa raiz de clientes não entrarem em sua loja e resolva isso.
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Se o número de pessoas que entram em sua loja aumenta através de ações de marketing, suas vendas automaticamente aumentam.
(*) Palestrante, Consultor, Conselheiro, Mentor e Médico de Empresas e Fundador do Blog do Maluco
Para encerrar esse post, escolhi como trilha sonora uma música que serviu como instrumento valioso de Marketing em várias campanhas publicitárias mundiais.
Ela segue a máxima de que : A música certa ou a trilha sonora musical para um anúncio podem aumentar a atenção, melhorar a resposta emocional, influenciar a intenção de comprar e aumentar as vendas de maneira demonstrável.
Ouça : The Bear and the Hare- música usada na Campanha de Natal da John Lewis de 2013 e veja se você liga “o nome à pessoa” :
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