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Uma dona de uma pequena empresa, lojista e amiga minha, tentou aumentar as vendas contratando mais cinco vendedores internos para sua loja e ficou surpresa e frustrada quando descobriu que tal ação só serviu para aumentar as despesas (principalmente salários) e não ajudou a aumentar as vendas. Quando ela me contou a situação, eu disse para ela que o grande problema dela não era venda, o grande problema era a falta de :

“A melhor maneira de encontrar o seu cliente é ser encontrado por ele.”

A frase inspiradora do dia – Mauro Condé


O meu propósito na vida e nesse blog é contribuir para que você possa ser uma pessoa ainda melhor do que já é.Eu quero muito mesmo fazer a diferença na sua vida para melhor, eu quero aumentar o seu valor pessoal e profissional, compartilhando o máximo de informação inteligente, útil e relevante para te ajudar a ser um herói em tudo o que faz na vida.


A GRANDE DIFERENÇA ENTRE MARKETING E VENDAS

QUE NINGUÉM VÊ

*Mauro Condé



Fazer Marketing é espalhar o milho pelo campo de modo que os patos sejam atraídos para ele.

Vender é pegar uma espingarda e atirar nos patos pousados no campo, bem no alvo.

Se os patos não estiverem pousados no seu campo, não culpe o setor de vendas.


A metáfora acima eu aprendi com dois gênios dos Negócios – Goldratt e Kendall.

Quase nenhuma empresa hoje em dia pratica o Marketing de acordo com o conceito acima.

Em média, oito em cada dez empresas possuem sérias restrições de mercado, provocadas pela falta de pedidos e de vendas por falta de clientes.


Uma lojista, amiga minha, tentou aumentar as vendas contratando mais cinco vendedores internos para sua loja e ficou surpresa e frustrada quando descobriu que tal ação só serviu para aumentar as despesas (principalmente salários) e não ajudou a aumentar as vendas.


Quando ela me contou a situação, eu disse para ela que o grande problema dela não era venda, o grande problema era a falta de marketing ( falta de milho espalhado pelo campo para atrair os patos para que esses sejam fisgados pelos caçadores (os vendedores).

Se não há patos suficientes pousados no seu campo você terá que considerar algo mais do que contratar e treinar novos vendedores e fazer promoções.


Um marketing de sucesso deveria atrair um monte de patos para o seu campo e com cola sob os pés!


Por que não há clientes suficientes em seus mercados que se sintam atraídos para o seu milho?


O que você precisaria fazer para aumentar absurdamente o número de clientes que entram em seu negócio e principalmente que compram seus produtos.


Esta é a pergunta a ser feita para se iniciar uma ação de Marketing bem sucedida.

Ao iniciar essa ação agressiva de Marketing garanta que os milhos espalhados para atrair seus clientes contenham em seus grãos todos os ingredientes que aumentam a percepção de seu valor para seus clientes.

Mostre claramente como seus produtos e serviços resolvem seus grandes problemas e ao espalhar o milho, enfatize os benefícios (os ganhos financeiros e psicológicos) que os clientes obtêm comprando seus produtos.


Faça Marketing de verdade – espalhe milhos no campo para atrair clientes potenciais – descubra a causa raiz de clientes não entrarem em sua loja e resolva isso.


Se o número de pessoas que entram em sua loja aumenta através de ações de Marketing, suas vendas automaticamente aumentam.


*Condé é palestrante, consultor e fundador do blog do Maluco


Para encerrar esse post de forma inspiradora, deixo você na companhia de 03 obras de arte :

Uma visual : Quadro – óleo sobre tela :

“Milharal Em Provence” de Van Gogh

Um lindo quadro que faz do contraste do azul do céu com o amarelo do milharal a revelação da beleza que é a natureza.

Eu gosto desse quadro porque ele representa a metáfora do marketing descrita nesse post : espalhar o milho pelo campo.


2-LITERÁRIA

Leia o livro “O Maior Vendedor Do Mundo”

Desde que li esse livro pela primeira, muitos anos atrás, suas lições tipo filosofia de auto-ajuda nunca saíram da minha mente.

O Maior Vendedor do Mundo é um livro “best seller” de Og Mandino é um guia clássico da filosofia de um vendedor; contando a história de Hafid, um pobre guardador de camelos que chega a alcançar imensa riqueza, nos tempos de Jesus Cristo.Embora o nome sugira que se trata de um livro de técnicas de vendas, na verdade é um livro de auto-estima.

O livro apresenta sua filosofia para o sucesso na atividade de vendas (assim como a do sucesso em qualquer atividade) por meio de dez pergaminhos que conteriam as chaves para o sucesso:

3-Musical :

Ouça a música : Levanta e Anda – Emicida

Eu gosto desse trecho da música :

“Quem costuma vir de onde eu sou

Às vezes não tem motivos pra seguir […]

Mas eu sei que vai, que o sonho te traz

Coisas que te faz prosseguir

Vai, levanta e anda, vai, levanta e anda”

 

About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contact: Twitter

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