Minha dica de cultura – dica de cinema de hoje vai para a série da Netflix chamada :
MANHUNT – UNABOMBER
Essa é uma série curta, criada pelo canal Discovery e em exibição no Netflix para contar a história do maior terrorista interno dos Estados Unidos, que por anos aterrorizou o país e travou uma longa disputa contra o FBI numa impressionante caçada entre gato e rato.
Theodore Kaczynsk, mais conhecido como TED, é um homem com QI elevadíssimo, doutor em Ciências Matemáticas e formado em Harvard e durante a série é apontado como um dos grandes suspeitos de ser o inimigo número dos Estados Unidos, por despachar pelos correios, bombas com enorme capacidade explosiva para atingir profissionais ligados à Universidades de Tecnologia e Empresas de Aviação.
Jim ‘Fitz’ Fitzgerald, é um mero agente de nível intermediário do FBI, vindo do interior, que é recrutado para compor a força tarefa criada para capturar o homem bomba (o Unabomber), por causa de suas habilidades com psicologia forense.
A série mostra a luta entre o homem do bem (Jim) contra o do mal (Ted – forte suspeito) para encerrar a crise aberta pelos atentados a bomba em série.
Veja um resumo da série, elaborado a partir das cenas de seu trailer:
Um homem separa cubos de materiais explosivos por meio de uma pinça enorme.
Em seguida ele folheia uma revista importante com o retrato falado de uma pessoa parecida com ele, com o capuz de uma blusa encobrindo a cabeça e com óculos escuro, disfarçando a imagem.
Um suspeito com essas características da imagem da capa da revista é visto olhando para uma janela, que de repente, voa pelos ares devido a uma enorme explosão no apartamento que ela ornamentava.
Jim, um agente especial do FBI é visto ouvindo uma rádio americana enquanto olha para uma pilha de papéis ao redor da foto do homem bomba suspeito.
No escritório do FBI, executivos do alto escalão conversam exaltados pelo telefone.
Na rua, um grupo enorme de repórteres se acotovela com fotógrafos para tentar pegar algo relevante na cena daquele crime.
O agente do FBI folheia documentos à procura de uma padrão que possa dar pistas sobre o bandido mais procurado dos Estados Unidos nos anos 70.
Uma enorme força tarefa do FBI se reúne secretamente para traçar uma estratégia para descoberta e prisão do homem bomba.
O agente especial Jim, se torna um obsessivo teimoso que procura interminavelmente seu maior inimigo e durante longos minutos fica parado fixando-se na imagem do homem projetada na parede por um projetor antigo.
O homem bomba aparece enrolando perigosos canos espetados por arames farpados que são afixados numa caixa cheia de dispositivos interligados.
Ele se vira para trás, se abraça à parede de sua pequena casa, enquanto o agente do FBI repete o mesmo gesto em sua sala no departamento de polícia.
Logo depois o agente sai numa caçada pelas ruas, dirigindo seu carro por endereços que acredita estarem relacionados com uma pista qualquer do assassino perigoso.
Horas depois o agente especial revira documentos escritos, na crença de ter descoberto um padrão nas mensagens escritas pelo terrorista.
O principal executivo do FBI, chefe dos chefes do agente especial, aparece na sala da Promotora Geral de Justiça pedindo permissão para executar uma operação estratégica.
A promotora dá o sinal verde.
Carros do FBI são vistos correndo em fila rumo à uma floresta no interior de uma cidade dos Estados Unidos.
Eles montam um mini batalhão ao redor de uma casa de madeira alugada na região.
O tempo passa em horas, dias, semanas, meses anos e o terrorista continua escondido numa pequena casinha próxima daquele local.
Uma hora, ele sai apressado de bicicleta e se afasta da caixa de correios onde passa para coletar suas correspondências.
Bombas são armadas e enviadas pelos Correiros para endereços específicos, como universidades e empresas de aviação.
Daí o seu apelido dado pela imprensa – Unabomber (un=universidade, a = aviação e bomber = homem bomba).
Algumas cartas sem explosivos são entregues nos escritórios centrais dos principais jornais dos Estados Unidos, o New York Times e o Washington Post, exigindo a publicação de um manifesto do terrorista contra o avanço tecnológico e o progresso que está alienando as pessoas, de acordo com a opinião do mesmo.
Os executivos dos jornais se reúnem para discutir as exigências do terrorista e as consequências de não cumprí-las.
Uma outra encomenda bomba entregue pelo correio explode na cara de um professor universitário, num quarto ao lado da sala de jantar onde estavam suas filhas adolescentes.
Outras explosões em série ocorrem do mesmo jeito em lugares diferentes, em cidades diferentes em períodos diferentes (com espaço entre elas até de anos).
O FBI invade a floresta na caça ao terrorista usando helicópteros de guerra.
O agente do FBI luta contra tudo e contra todos para provar sua tese de que o suspeito maior não está na lista dos Top suspeitos eleita pelo escalão máxima do FBI e divulgada para a imprensa.
Seus pares, seus chefes e até seus subordinados desconfiam que ele pode estar errado.
Ele tem certeza de ter encontrado a pista certa e por causa disso teima e insiste com todas as forças e todas as tentativas de provas.
O agente finalmente tem acesso ao irmão do suspeito, com quem discute e compara o padrão das mensagens do terrorista com o padrão mental e intelectual de TED, o irmão, gênio em Matemática, formado em Harvard e suspeito de ser o autor de todos aqueles atentados que mataram e feriram várias pessoas.
O FBI finalmente obtém um mandato em cima da hora e invade a pequena casa no meio da floresta e captura Ted, na esperança de finalmente, após anos, ter localizado o verdadeiro terrorista.
O agente especial do FBI é visto várias vezes entrando na cela do homem preso na tentativa de obter uma confissão definitiva dos crimes.
Se Jim tem razão, se ele consegue prender o homem certo, só assistindo a essa excelente série para saber como se dá e como termina essa caçada estressante e emocionante:
Para sua pré-avaliação, segue a nota recebida pela série nos principais sistes sobre cinema do mundo :
- 8,2 na opinião de quase 36.000 pessoas no site IMDB.
- 7,7 na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes
- 8,8 na opinião do público no site Rotten Tomatoes
- 7,1 na opinião do público e crítica no site Metacritc
- 9,0 em minha opinião pessoal
- 8,2 na média geral das notas acima.
Leave a Reply