Novidades

Dica de Cinema – um dos filmes mais provocativos dos últimos tempos – Veja nos cinemas “O Professor Substituto” – Um filme de suspense e mistério e que chama a atenção para um grave problema do mundo atual e suas terríveis consequências – ele fala sobre o perigo do tédio que está dominando a mente da geração “Millennial”

Minha dica de cultura de hoje vai para o filme :

O PROFESSOR SUBSTITUTO

SINOPSE DO FILME:

Um professor, de um respeitado colégio, toma uma atitude forte sob os olhares assustados de seus alunos.

Seis deles não demonstram sentimento algum.

Pierre, o professor substituto de francês, rapidamente nota o comportamento estranho deste grupo de seis alunos, que são extraordinariamente inteligentes e admirados por todos os professores.

Da curiosidade à obsessão, Pierre tentará descobrir o segredo destes jovens.

RESUMO RÁPIDO DO FILME A PARTIR DE CENAS DO SEU TRAILER:

Entramos no cinema e logo de cara nos deparamos com o poster do filme, mostrando o jovem professor substituto sentado em cima da mesa com as mãos apoiadas sobre ela.

Ele está de costas para o quadro negro e veste uma camisa de cor preta que contrasta com seu olhos castanhos que miram intensamente o comportamento dos seus novos alunos.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Fecham-se a cortinas e a tela abre com a imagem do professor substituto indo para a escola, de bicicleta, passando bem em frente a uma velha usina abandonada.

Ele chega à escola e logo se apresenta como o professor substituto daquele que, dias antes, teve um surto na frente dos alunos.

A sala com 12 alunos se divide em 2 grupos, metade dos alunos o recebe com simpatia e carinho e a outra metade o recebe com frieza e certa agressividade, com o semblante sempre carregado, preocupado e sombrio.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Ele é apresentado aos demais professores durante o interlavo da primeira aula.

O diretor lhe dá as boas vindas e o parabeniza por herdar a sala com os melhores alunos da 9a. série que a escola já teve desde a fundação.

Em sala, os 6 alunos rebeldes o enchem de perguntas confrontadoras, como aquela em que perguntam sobre o motivo dele ainda ser um professor substituto no auge dos seus 40 anos de idade.

O diretor pede para o professor prestar bastante atenção em seus alunos super dotados intelectualmente.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Eles são bajulados e premiados o tempo todo pelo corpo diretivo da escola, atitude que só os incentiva a serem mais arrogantes, frios e ameaçadores.

O professor, na tentativa de conhecer melhor seus novos e difíceis alunos, pede para que eles preencham uma folha com seus sonhos para o futuro.

Cenas depois, o professor mostra para um amigo as respostas inusitadas deles:

Os alunos rebeldes deixaram escrito que os empregos de seus sonhos seriam : o de empacotador, assistente de caixa, camareira ou até professor substituto.

Assustador, comenta o amigo, ao ler a resposta de alunos que eram considerados gênios precoces.

A partir daí, cada novo dia de aula se torna uma nova e aterrorizante aventura na vida do professor, que passa seus dias convivendo com aquela turma de alunos estranhos e as noites, em sua casa, tentando terminar sua tese acadêmica sobre a obra do escritor Kafka.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

De repente, ele passa a receber ligações telefônicas anônimas no meio da noite que sempre terminam com a simultânea queda da energia elétrica e sons estranhos do lado de fora da casa.

O professor começa a associar o comportamento rebelde de seus alunos com o surto do professor anterior e passa a investigar toda a história em busca de pistas que possam revelar o que de fato estaria acontecendo de anormal ali naquela escola, a princípio inofensiva.

O professor então começa a observar atitudes estranhas e perigosas naqueles 6 alunos estranham que se não se desgrudam uns dos outros nem fora da escola.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

Um dia, a escola envia alunos e professores para uma excursão em local afastado e cenas de mistério e suspense acontecem de maneira a deixar o espectador agarrado ao sofá, na tentativa de descobrir o que acontecerá depois.

Com o passar do tempo, o professor começa a questionar não só porque aqueles alunos fazem o que fazem bem como o motivo de fazerem daquele jeito estranho.

Bando de loucos, é o que acaba pensando o professor a respeito dos alunos e até dos demais professores daquela escola esquisita.

Uma das alunas mais estranhas da sala, desconfia que o professor pode estar seguindo o grupo e o questiona de maneira forte, num momento em que consegue ficar sozinha frente a frente com o professor.

  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+

O professor substituto é um filme diferente, surpreendente, chocante, às vezes genial, às vezes medíocre que alterna um roteiro brilhante com cenas e trechos que parecem sem conexão com a história.

Um filme premiadíssimo, considerado pela crítica como Surpreendente reflexão sobre os perigos do mundo atual, principalmente lança luz sobre o grave problema do tédio que invade e domina a mente dos adolescentes do mundo de hoje.

Para sua pré-avaliação informo a nota obtida por esse filme nos melhores sites sobre cinema do mundo:

  • nota 6,7 na opinião de quase 600 pessoas no site IMDB
  • nota 10,0 na opinião da crítica no site Rotten Tomatoes
  • nota 3,6 na opinião do público no site Rotten Tomatoes
  • nota 6,0 em minha opinião pessoal
  • nota 6,5 na média das notas acima;

Veja o trailer :

 

About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contact: Twitter

Be the first to comment

Leave a Reply

Your email address will not be published.


*