Malucando pelos sites e livros de publicidade descobri uma propaganda que fez tanto sucesso que foi apontada como a melhor propaganda do século XX.
Foi uma propaganda do Fusca criada pela Agência Doyle, Dane & Bernback que teve a quase insuperável tarefa de lançar um minúsculo carro alemão no gigante e potente mercado dos carrões dos Estados Unidos, onde apenas carros grandes haviam tido sucesso anteriormente.
Eles conseguiram fazer que em um curto período de tempo, O Fusca da Volks passasse de motivo de chacota relativamente inexpressivo a símbolo de status e maior sucesso comercial da época, tudo isto usando o poder da comunicação certa da propaganda.
Para fazer isto, eles inovaram na maneira de vender uma ideia – não enfatizaram os pontos fortes do produto como preço baixo ou seu modesto consumo de combustível.
Na verdade, eles enfatizaram os pontos fracos do Carro, rompendo com toda a sabedoria convencional da propaganda daquela época.
Eles colocavam frase inacreditáveis nos anúncios como :
“Feiura é apenas uma questão superficial e ele vai permanecer feio por muito mais tempo. Você pode imaginar uma ousadia destas?
E como foi que eles conseguiram fazer com que estes anúncios fizessem vender mais carros?
Ao mencionarem uma pequena desvantagem do produto, criaram a percepção de que a agência que o estava promovendo era honesta e digna de crédito.
Isto a colocou numa posição de ser mais convincente do que seus concorrentes na hora em que faziam o contrário logo em seguida, apontando os genuínos pontos fortes do produto – o seu baixo consumo de combustível e um baixo preço de mercado, mais acessível ao bolso dos consumidores.
Primeiro eles criaram confiança e credibilidade anunciando ferozmente os pontos fracos do carro.
Com isto ganharam a confiança e a credibilidade para ai sim reforçarem os pontos fortes do carro fazendo os consumidores acreditarem mais neles. Veja ai a famosa propaganda:
Genial você não achou? Que sacada de gênio – por isto, ela é apontada até hoje como uma das melhores propagandas de todos os tempos.
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