Malucando pela internet, li no site da cienciahsw esta história incrível :
“O segredo do sucesso da De Beers é uma campanha de marketing que convence as mulheres de que deveriam receber um anel de diamantes de seus noivos e convence homens jovens a pagar “dois meses de salário” por aquele anel que representa o tamanho de seu amor.
Antes de 1930, anéis de diamantes eram raramente oferecidos como anéis de noivado. Opalas, rubis, safiras e turquesas eram consideradas pedras preciosas muito mais exóticas para representar o amor de alguém, de acordo com o livro “Vinte propagandas que abalaram o mundo”, de James B. Twitchell. Ele descreve como a De Beers mudou o mercado mundial dos diamantes.
Esta idéia de ligar os diamantes ao romance foi capturada em uma campanha publicitária brilhante em 1940, aumentando sua procura. Certamente, você já ouviu falar sobre a propaganda da De Beers dizendo que “Um diamante é para sempre”. Esta campanha publicitária, criada pela agência N.W. Ayer em 1947, mudou o mercado dos diamantes. Em 2000, a revista Advertising Age (site em inglês) chamou a campanha de “o slogan do século XX”. A De Beers se infiltrou no Japão com a mesma campanha em 1960 e o público japonês comprou a idéia, da mesma forma que os americanos.
Mais tarde, suas propagandas pediam aos consumidores que guardassem suas jóias de diamantes e que cuidassem delas como relíquia de família e funcionou. Isso eliminou o mercado secundário, que mais tarde permitiu que eles o controlassem. Sem pessoas vendendo seus diamantes de volta para as joalherias ou para outras pessoas, a procura por novos diamantes aumentou.”
Veja a propaganda que enfatizava a ideia :
[youtube https://www.youtube.com/watch?v=8pU6WQXkiOU]
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