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Aprenda formar lideranças de alto nível e intensifique os resultados da sua empresa

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Um time sempre obtém melhores resultados do que um amontoado de pessoas.

A forma mais direta para construir times vencedores que eu conheço é trabalhando o tema de gestão de pessoas nas empresas, principalmente no quesito desenvolvimento de lideranças.

A gestão de pessoas e o desenvolvimento de lideranças é o que difere as empresas que sobrevivem e vencem das empresas que morrem.

Neste post, tento abordar este tema com a intenção de fornecer dicas úteis e relevantes para as empresas trilharem o caminho do sucesso através da ponte do desenvolvimento de sua liderança e melhoria da gestão de pessoas acima do que fazem o mercado e os concorrentes.

Segundo recente pesquisa da Endeavor, a gestão de pessoas é o desafio mais dolorido para a maioria esmagadora dos empreendedores de todos os portes.

A gestão de pessoas não desenvolvida é a principal dor de cabeça das empresas, cujo maior sintoma é a falta de uma liderança preparada.

Quanto mais a empresa cresce, mais esse desafio cresce junto com ela – portanto formar lideranças de alto nível é o maior dos desafios das empresas nos dias de hoje, concorda?

Empresas, antes de mais nada, são feitas por pessoas.

Ter um bom time é o primeiro passo para qualquer negócio crescer e gerar impacto.


 No mundo dinâmico de hoje, o sucesso se baseia menos no quanto os líderes já sabem e mais na rapidez com que eles são capazes de aprender.

A mudança é a força propulsora que mais empurra a empresa para frente. O aprendizado e o preparo da liderança é o combustível que a movimenta.

Para trabalhar e investir em ações de desenvolvimento de liderança, eu sugiro que as empresas façam o seguinte:

  • Cultivem a seguinte filosofia na sua empresa: “Nós nunca seremos tão bons quanto podemos ser – portanto sempre teremos algo para aprender e melhorar, sempre!”

Faça do aprendizado parte da sua cultura pessoal e da cultura da sua empresa e faça do aprendizado e da preparação de seus gestores uma estratégia de liderança.

100% das melhores lideranças corporativas que eu conheço são focadas no aprendizado contínuo como uma forma de desenvolvimento e crescimento.

Invista no desenvolvimento e treinamento da sua liderança de três maneiras:

  1. Formal – forme e desenvolva sua liderança em ambientes internos ou externos tipo salas de aula – com aulas presenciais e em ambientes online – convide professores, consultores, palestrantes e profissionais reconhecidos pelo mercado para esta tarefa. Se possível crie uma espécie de Universidade da Liderança dentro de sua empresa.
  2. Semi formal– em sessões periódicas e encontros da liderança, promova encontros entre seus líderes para treinamentos rápidos, apresentações de negócios e troca de ideias e solução de problemas.
  3. Informal – use recursos modernos e tecnológicos para compartilhamento de informações e melhores práticas de gestão entre seus colaboradores.

Trace um plano de desenvolvimento da liderança totalmente aderente e orientado às estratégias e à cultura de sua empresa.

Promova sessões de auto aprendizado, aprendizado presencial e online e faça destes eventos oportunidades para a criação de um time de alto desempenho, forte, competitivo e coeso.

Planeje uma grade de cursos e reuniões periódicas que promovam o desenvolvimento de sua liderança através do uso dos melhores recursos internos e externos para tal.

Faça com que a liderança em treinamento e em desenvolvimento tenha constante acesso e aprendizado através da convivência com a sua liderança já desenvolvida e experiente.

Promova sessões para networking interno e abra espaço para que suas lideranças mais experientes e mais brilhantes possam atuar como professores, instrutores e mentores da nova geração de liderança.

Afinal, os melhores professores também aprendem mais ensinando, sim ou não?

Além dos treinamentos formais e informais, crie comitês de negócio que envolva seus gestores e a liderança para discutirem temas importantes, onde eles possam participar, apresentar ideias e propostas e subsidiar tomadas de decisões importantes.

Promova uma gestão participativa estruturada com consultores internos e ou externos para ouvir sua liderança e debater com ela os problemas que mais tiram o sono da empresa:

  • Aquilo que acontece hoje na empresa e não deveria acontecer.
  • As propostas de soluções alternativas, criativas e inteligentes para esses problemas: aquilo que deveria acontecer hoje e não acontece na empresa e um plano de ação para resolver todos os problemas.

Enfim, não deixe que este problema – desenvolvimento de lideranças – corra a sua empresa. Procure endereçá-lo da melhor forma possível.

Se você quiser alguma dica mais personalizada para o seu caso ou sua empresa, basta nos enviar um e-mail que teremos o maior prazer em ajudá-lo de alguma forma.

Gostou deste artigo? Leia também: Como o trabalho em equipe pode salvar um time da morte
About Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3589 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
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