Novidades

Como o trabalho em equipe pode salvar um time da morte

trabalho em equipe - os 33
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
Como o trabalho em equipe salva um time da morte

Este post foi inspirado em grandes lições de vida ensinadas por uma combinação incomum: um grupo de mineradores chilenos, muita engenharia e o Netflix.


Como sobreviver e manter a chama da esperança diante da maior tragédia que você pode enfrentar na vida?

É isto que este post tenta responder usando um exemplo ocorrido na vida real, retratado por um belo filme exibido pelo Netflix.
A resposta resumida para a pergunta acima é: trabalho em equipe!

A resposta detalhada eu coloco logo depois do comentário sobre o trailer deste filme.

O filme Atacama’s 33 conta a inacreditável e real história de um grupo de 33 mineiros chilenos que um belo dia saem de casa cedo para trabalhar, sem nunca imaginar que estão prestes a viver os piores dias de suas vidas.

Munidos de suas ferramentas (pás, picaretas,…), muito sorriso e alegria pela vida, eles primeiro aparecem caminhando em fila pelas areias do deserto super ensolarado e depois pelo interior de uma enorme mina hiper escura.

De repente, um deles escuta um forte barulho, faz sinal com as mãos, obriga o grupo a parar e olhar para cima – pedras de todos os tamanhos deslizam lá do alto e só então eles percebem uma tragédia – descobrem que acabaram de ficar soterrados a 700 metros de profundidade.

Eles então aparecem vivendo 17 dias de muita agitação, desespero e medo por causa daquela situação. Até que, um belo dia, recebem um pequeno sinal – gotas de água caem das rochas mais altas, misturadas com algumas pedras e um ruído que parecia de escavação. Lá dentro – no fundo da mina – sem camisa e com as luzes dos capacetes acesas, eles se abraçam e choram juntos, comemorando o fato de que alguém lá em cima tinha acabado de localizá-los.

Lá em cima, autoridades, engenheiros e especialistas passam uma sonda por um pequeno buraco e por ela escutam os mineiros enviarem sinais de vida. Quando puxam a sonda de volta, a recebem com a ponta pintada e um pedaço de papel com bilhete dizendo que os 33 estavam juntos, unidos e vivos.

Nesta altura, lá em cima da mina soterrada, todos sem exceção comemoram – desde autoridades, engenheiros, técnicos, profissionais de imprensa e familiares que ali estavam para acompanhar a tentativa de resgate.

O mundo inteiro acompanha a boa notícia pelo noticiário internacional – numa verdadeira aventura real transmitida via satélite.

Enquanto as mais brilhantes estratégias de resgate com uso da tecnologia são traçadas lá em cima, os mineiros lá embaixo lutam bravamente por suas sobrevivências lá embaixo. Eles têm no verdadeiro trabalho em equipe o seu maior triunfo.

Confrontados por medos comuns ou medos individuais, eles se questionam e revelam seus medos da morte, medos e arrependimentos pelas escolhas feitas ou não feitas na vida, medos da solidão e principalmente se confrontam questionando sobre o sentido de suas vidas como nunca antes tinham parado para pensar.

Mas eles se demonstram bravos guerreiros, trabalhando em equipe, com muita fé e com o apoio incondicional da família que mesmo de longe, enviava mensagens de força, carinho e fé a todo instante.

Porém o mesmo stress que os une, também cria momentos de muita tensão e muita briga e gera conflitos que a situação torna insuportáveis de administrar.

Tudo isto acontece até que…


Aqui termino a descrição do trailer deste filme que eu assisti no Netflix e resolvi usar para ilustrar a importância do trabalho em equipe, em qualquer circunstância, principalmente nas mais traumáticas e adversas.

O Filme tem uma nota média na opinião das pessoas que o assistiram e o avaliaram no site IMDB – mas vale a pena pelas belas imagens e pela lição de vida que a história nos proporciona.

Para finalizar este post, relaciono os pontos mais importantes que um trabalho em equipe perfeito precisa ter para levar um time ao sucesso máximo:

  • A estruturação como um time de verdade, seja pelo preparo de anos ou pelo improviso da situação.
  • No filme, quando confrontados com um desafio medonho, os mineiros acabam criando um contrato informal com regras de convivência e principalmente de sobrevivência em equipe.
  • O estabelecimento de uma meta clara compartilhada por todos os membros:
    No filme, ao perceberem o tamanho do buraco em que se meteram – os chilenos se reuniram e traçaram uma meta clara de sair dali de dentro com vida o mais rápido possível.
  • A definição de papéis para cada um dos membros da equipe de forma clara e bem distribuída.
  • No filme, é fácil perceber quem é o líder, quem cuida da alimentação, da bebida, da iluminação e dos instrumentos.
  • A definição clara de procedimentos a serem seguidos para se atingir a meta. No filme, tanto em cima quanto em baixo da terra – equipes distintas desenvolviam procedimentos técnicos, de engenharia, de recursos humanos e até primeiros socorros bem definidos entre eles.
  • A definição de um bom entrosamento e um bom relacionamento entre os membros da equipe

No filme, isto foi primordial para manter a equipe unida em prol do objetivo de todos e foi o que ajudou a resolver os vários conflitos e brigas causadas por uma situação quase “inadministrável”.

Se você faz parte de uma bela equipe e deseja fazer com que ela tenha sucesso e nunca morra diante de grandes desafios, siga estes passos e corra para o abraço a cada vitória nova conquistada.

Veja aqui o trailer do filme:

Este artigo foi útil? Leia também: Como escolher uma palestra motivacional que mexa com seu time

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*