Novidades

Clima organizacional: Como montar uma equipe de alto desempenho

clima organizacional
  • Twitter
  • LinkedIn
  • Google+
Montar equipes de alto desempenho é um dos desafios e uma das habilidades mais exigidas e valorizadas em grandes líderes. Neste post, vou compartilhar meu aprendizado prático sobre este tema e espero que, ao final dele, você consiga ter em mãos um resumo interessante com dicas inteligentes e relevantes sobre como montar a melhor equipe de trabalho da sua carreira com o melhor clima organizacional e com ela atingir grande sucesso.

Como montar uma equipe de alto desempenho e motivá-la com o melhor clima organizacional possível

Ser um líder nos dias de hoje é uma tarefa para “mãos úmidas”.

Primeiro, porque como líder, você precisa se lembrar que seu trabalho não mais dependerá da sua performance individual apenas, mas sim da performance de um grupo de colaboradores para os quais você é a grande referência, o guia.

Como líder de uma grande equipe, você não precisa conhecer nem saber lidar com mínimos detalhes operacionais, você tem sim que saber lidar com recursos (tempo, dinheiro e principalmente gente) e saber interligá-los da forma mais competente e inteligente possível.

Pense no seu papel como líder formador e motivador de grandes equipes como se você fosse um grande diretor de cinema, cuja missão principal é, tendo uma boa história nas mãos e o respectivo patrocínio, escolher o melhor elenco e grupo de apoio possível. Você monta sua equipe e depois grita: “Ação!”.

Ou então compare seu papel como líder ao de um técnico de um time de futebol vitorioso, que para ganhar os jogos e no final o campeonato tem que igualmente selecionar a dedo um elenco de jogadores capazes de atingir as vitórias desejadas.

Como grande líder você tem a obrigação de montar o melhor elenco possível e criar para ele o clima organizacional mais favorável e motivador que puder.

Uma vez, almoçando com um amigo muito importante, ex-reitor de uma das universidades formadoras dos profissionais mais brilhantes do país, eu ouvi dele a palavra que melhor resume o segredo para a formação de uma grande equipe de trabalho.

Quando perguntei para ele qual era o segredo para tanto sucesso na geração de gênios tão talentosos que invadem e dominam o mercado de trabalho de alto nível, ele me disse pausadamente:

S.E.L.E.Ç.Ã.O! Garanta colocar para dentro da sua equipe sempre os melhores do mercado, pois quem atua com os melhores jogadores é que acaba ganhando a maioria dos jogos e por conseqüência, o campeonato.

Uma vez vencido o desafio de montar a melhor equipe do mercado, sua próxima missão é criar o melhor clima organizacional e motivador para envolver seus novos craques. E como fazer isto, resumidamente?

Em primeiro lugar, lembre-se que você, ao contratar os melhores, mais inteligentes e mais preparados profissionais do mercado, traz com junto com eles os seus respectivos egos, cada um mais elevado do que o outro, o que pode provocar competições internas no grupo por causa de vaidades pessoais.

Então sua primeira missão como líder desta equipe de alto desempenho é criar o melhor ambiente psicológico de trabalho possível, desde o primeiro dia, nivelando, por cima o QE (Quociente de Inteligência Emocional) com o QI (Quociente de Inteligência Intelectual) – você pode fazer isto através de palestras, cursos e treinamentos de alto nível, antes mesmo de colocar seus pupilos em campo.

Convença-os que eles não entraram para um reality show onde vários entram e só um sai vitorioso e sim eles entraram para uma equipe de alto desempenho, onde um só vence, se todos tiverem sucesso, através do trabalho em equipe. Amarre as avaliações de desempenho à métricas da performance da equipe como um todo e sinta o trabalho em equipe prevalecer.

Em seguida, cuide para que os melhores tenham as melhores condições físicas de trabalho possíveis – providencie para que os escritórios e oficinas sejam os mais bem decorados, mais bem cuidados, limpos e pintados.

Que eles tenham os melhores equipamentos, as melhores ferramentas e os melhores instrumentos de trabalho.

Inspire-se nos ambientes de trabalho de empresas como Google, Apple (aposto que eles vieram à sua mente neste momento) – são ambientes profissionais e ao mesmo tempo leves e inspiradores.

Uma vez providenciadas as bases para um clima organizacional motivador, um bom ambiente físico e psicológico, você precisa trabalhar as linhas gerais que conduzirão sua equipe ao resultado esperado :

  • Deixe claro, desde o primeiro dia, o que a empresa e você como líder espera deles, de forma clara e transparente e passe a avaliá-los em cima destes contratos, para que não haja surpresa com mudança de regras ao longo do campeonato. Deixar bem claro o que se espera dos colaboradores é uma das coisas mais motivadoras que um líder pode proporcionar. Quanto mais claro a sua expectativa, menor a sua necessidade de colocar a mão no que eles precisam fazer para entregar o resultado.
  • Para ter sucesso em suas peças e em seus jogos, atores e jogadores gastam muito tempo com ensaios e treinos. Cuide de fornecer aos seus colaboradores o melhor treinamento do mundo, para que eles possam atuar como verdadeiros guerreiros vitoriosos diante de seus concorrentes.
  • Uma vez treinados, observe com olhos de águia, seus colaboradores em ação, avalie a performance de cada em termos de resultados obtidos contra os esperados e forneça periodicamente feedbacks comportamentais para eventuais correções de rumo e ou ajustes, chame a atenção para comportamentos que podem impedir melhores resultados e reforce comportamentos que possam estar ajudando o grupo a ganhar o jogo.
  • Periodicamente avalie se você distribuiu os papéis corretamente e corrija quando perceber que tem a pessoa certa no lugar errado – ajuste os papéis aos respectivos talentos – Garanta que ter os “Pelés” do seu time disputando partidas de futebol e não tentando ganhar competições de natação ou outro esporte para quais eles nunca tenham vocação ou talento algum. Pessoas com baixa performance por inadequação de papéis mudam e crescem quando colocadas nos lugares certos.
  • Por fim, ao longo do ano, promova uma gestão mais participativa possível, agindo como um grande facilitador do seu grupo, envolvendo seus colaboradores frequentemente, compartilhando informações relevantes, envolvendo-os em suas decisões,  de forma a demonstrar que suas opiniões também contam. Lembre-se que a palavra motivação vem da junção de outras duas: motivo + ação.

Então contrate os melhores e dê-lhes motivos para agirem como uma equipe de alto desempenho o ano todo. Seu sucesso será garantido !

Gostou deste artigo? Leia também: Quebre velhos paradigmas e melhore os processos organizacionais

Sobre Mauro Condé [ MaLuCo:) ] 3584 Articles
Nascido em Belo Horizonte, Mauro Lúcio Condé carrega uma bagagem profissional de muito prestígio. De simples operário, Condé chegou à diretoria da General Eletric e também passou por grandes empresas como EDS e GEVISA, mas consagrou de vez sua carreira no Citibank, do qual foi Diretor Executivo de Qualidade e depois como executivo do Banco Itaú e Telefônica. As mais de quatro décadas de experiências levaram Mauro Condé a abrir sua própria empresa de consultoria e ministrar palestras no Brasil e no mundo.
Contato: Twitter

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

Seu e-mail não será divulgado.


*